terça-feira, 29 de janeiro de 2008

EXPERIENCIA COM O FRIO


Esta semana tem sido a nossa experiencia mais fria em terras geladas. Gente, esta frio, mas esta MUUUITO FRIO....

Ontem, pela manha a temperatura do ar era de -32 C, mas a sensacao termica era de -48C. A maxima foi de -44C. Liguei para minha escola e para a escola do Matheus para saber se haveria aula normalmente e a resposta foi que sim, entao o jeito era enfrentar o freezer, ou melhor, estava mais frio do que freezer...

Aqui, como muitos sabem, quando a temperatura esta na casa dos -15/-20, temos que plugar os carros na tomada, senao a bateria pode arriar, o que ja aconteceu comigo uma vez, quando estava -18.
O maridon ligou meu carro antes de ir para o trabalho, para testar e veio me avisar que estava tudo ok. Quando o liguei para ir para a escola, qual nao foi a minha surpresa: o cambio estava congelado e nao saia do lugar. O cambio eh automatico e nao saia do Parking. Fui limpar o vidro e o limpador de para-brisa tambem nao saiu do lugar. O liquido do limpador eh anti-congelante, mas compramos um que aguenta ate -30 e o danado tambem congelou... Depois de 15 minutos com o carro ligado, as coisas comecaram a funcionar e o cambio descongelou.... Agora eh engracado, mas na hora deu uma raiva.. Agora ja sei, o carro tem que ficar esquentando pelo menos 20 minutos. Na escola, a professora nos orientou a ligar o carro a cada duas horas e deixar pelo menos 5 minutos esqentando. Fiz isso, claro, mas o duro eh que o carro esta MUITO FRIO e demora a esquentar e a gente fica literalmente congelando la dentro.

Todo cuidado eh pouco, pois com essa temperatura, partes do corpo podem sofrer queimaduras ou ate mesmo congelar se ficarem descobertas por 5 minutos - claro que esse tempo tem variaveis, de acordo com cada pessoa, mas a recomendacao eh para nao expor orelhas, nariz, cabelo, etc. Nos eh que nao vamos pagar para ver o que acontece. Coloquei logo tres calcas no Matheus (uma calca termal, uma calca de pijama e uma calca de tactel), tres camadas de blusa (uma camiseta, um pulover e o casaco), duas meias, comprei uma face mask, que eh aquela mascara de ninja (ou de bandido - rs), aonde soh tem o buraquinho dos olhos e da boca, luvas grossas e la foi ele para a escola.. Eu coloquei quase a mesma quantidade de roupas - rsrs

Hoje, esta "mais quentinho", com temperatura de -31C e sensacao termica (wind chill) de -45C.

Esse friozao dura ate amanha e na quinta comeca a subir um poua quinho e maxima sera de -10C, o que agora ja eh tranquilo para nos... rsrs


Essa temperatura nao eh comum por aqui. Minha professora comentou que nao se lembra de temperaturas proximas de -50, como agora, nos ultimos 5 anos. Pudemos constatar que a vida segue sua rotina normal, com aula, trabalho e tomando-se as precaucoes necessarias, tambem entramos no ritmo - nao poderia ser diferente!!


Calgary Alberta
WIND CHILL WARNING CONTINUED
Current Conditions
Observed at: Calgary Int'l Airport 8:18 AM MST Tuesday 29 January 2008
Condition:
Ice Crystals

Temperature:
-31.1°C

Wind Chill:
-45
°C


Wind Speed:
S 21 km/h


Olha soh o gelo do lado de fora da janela... rsrs


beijos e boa semana!!

P.S.: e o computador do maridon continua sem acentos...

sábado, 26 de janeiro de 2008

E as arvores envelheceram...

Ontem, quando sai, vi uma das paisagens mais bonitas da cidade... As arvores, de repente, pareciam envelhecidas com cabelos grisalhos.. Nevou, mas os flocos eram diferentes e a cidade ficou " mais enfeitada". O sol que saiu na parte da tarde derreteu o " grisalho" das arvores.. Que pena, pois estava lindo... Vejam se nao tenho razao:


Lindo, lindo!!!!

Bom final de semana a todos!!!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Meme dos desejos

A Soraya me repassou um meme dos cinco desejos possíveis para 2008. Ele funciona assim: "Fazer uma lista com cinco objetivos pessoais para o ano de 2008. Só que esse meme precisa ser verificado no início do ano que vem... então precisam ser coisas palpáveis, verificáveis e coisas que dependam do seu esforço pessoal. Coisas abstratas estão fora, tipo: ser feliz, ser mais paciente... é muito lindo, mas não dá pra verificar corretamente se foi cumprido". Logo, meus desejos para esse ano são:

1) Falar inglês "quase" fluentemente, de forma que não cometa tantos erros e consiga expressar todas as minhas idéias, ois hoje em dia elas ficam mais em minha mente e expressa apenas 50% delas. Que a frase "sorry, my english is bad" faça parte do passado;

2) Ganhar algum dinheiro nesta terra e não apenas gastar. Em outras palavras: arrumar um emprego após o item "1" acima;

3) Visitar o Brasil no final do ano;

4) Perder os 6 kilos indesejáveis que ganhei aqui, para depois ganhá-los novamente, conforme explico no item abaixo;

5) E finalmente... engravidar novamente e desta vez ganhar uma sementinha que cresça;

No começo de 2009 vamos ver se consegui alcançar meus desejos. Ficarei bem feliz se conseguir concretizar pelo menos 60%.

Agora, como manda a regra, repasso este Meme para as cinco pessoas abaixo:


1 - Thelma;

2 - Letícia;

3 - Andresa;

4 - Eliane;
5 - Dani;
É isso gente. Um beijo a todos!!!!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Falta de tempo

Com as avos aqui em casa e com a retomada da aulas (minhas e do Matheus), nao estou conseguindo postar e colocar mais fotos dos nossos passeios.
Infelizmente, neste proximo sabado minha mae e minha sogra voltam para o Brasil :(
Ja estamos pensando na proxima vinda delas em um verao qualquer...
Prometo que depois coloco mais fotos aqui.
beijos a todos!!