terça-feira, 30 de setembro de 2008

Sobre a bolsa de estudos (funding)

Puxa, a vida está muito corrida e não tenho tido tempo para escrever aqui. Como sobraram uns minutinhos hoje, atendendo a pedidos, vou falar rapidamente sobre o meu funding. Antes, porem, vou explicar um pouco desde o comecinho.

Todos os imigrantes que chegam aqui tem o direito de fazer o teste para avaliação de seu nível de ingles no ILVARC (no link da minha escola tem o link para o site do Ilvarc). Todas as provincias oferecem cursos gratuitos para os novos imigrantes, que se chama LINC, que eh o ESL gratuito; porém as regras mudam de provincia para provincia.
Aqui em Alberta, entretanto, só tem direito ao LINC quem tem um ingles mais básico e até o intermediário, pois o goveno oferece este curso no maximo até atingir-se nota 6 em speaking e listening e nota 5 em reading e writing. Essas notas são atingidas quando temos um nivel entre intermediário e up intermediário, que é o meu caso agora, ou seja, não adianta achar que vai sair do LINC falando inglës fluentemente, pois isso não vai acontecer. O programa do LINC é montado para ensinar aos novos imigrantes também sobre a cultura canadense. Assim, a cada feriado ou data comemorativa, eles nos dão um monte de informações, musica, poema ou outras atividades. O LINC pode ser "cursado" no máximo até trës anos da data de sua chegada ao país. Se vocë tem um ingles razoável, não será elegível para o LINC. Por exemplo, o aplicante principal do proceso provavelmente nao terá direito, pois via de regra, tem um nivel bom de ingles.
Após terminar o LINC, se quisermos continuar estudando para atingir um melhor nível de ingles, temos que partir para o ESL, que é pago e bem pago (custa em torno de 700 dólares por mes para um curso full time). Porém, minha escola nos orientou sobre a possibilidade de se conseguir um financiamento do governo (funding) para custear o ESL, cuja ajuda pode ser total ou parcial.
O direito a este funding está ligado diretamente 'a renda da família. Como o marido trabalha full time, minha antiga professora me disse que achava que eu não conseguiria. Porém, como eles pedem a declaraçao de imposto de renda do ano anterior para análise, aonde no nosso caso o rendimento total era inferior ao teto para ser elegível, já que chegamos aqui em maio, resolvi aplicar mesmo assim. Também conversei com a conselheira do governo que fica na minha escola, argumentando que a renda era suficiente para manutenção da família, mas não para pagar o ESL, já que o custo não é apenas da mensalidade. Temos que acrescentar aí os livros, a alimentação e o transporte. Ela analisou meus documentos e minha experiëncia profissional e disse que me ajudaria a conseguir pelo menos 60%, pois tenho uma boa experiencia e um bom "goal".
Assim, cabe aqui ressaltar alguns pontos importantes: a sua área de atuação, a sua experiëncia no Brasil e seu objetivo futuro. Essas coisas são fundamentais. Se voce falar que quer fazer ESL somente porque quer falar certinho, não vai conseguir o funding. Vocë tem que mostrar qual é o seu objetivo profissional, de forma consistente, indicando o curso que vai fazer após terminar o ESL, indicar a escola escolhida para este curso, fazer seu curriculum suscinto em ingles, a fim de demonstrar que sua experiëncia anterior tem correlação com o curso que voce pretende fazer. Se vocë era arquiteto e agora quer mudar de profissão e fazer turismo, não vai poder colocar isso no seu formulário de aplicação. Voce vai ter que indicar um curso que tenha correlação, mesmo que mude completamente de idéia depois. No meu caso, tive que tambem traduzir meu diploma, além de juntar um monte de documentos, como contas de luz, contrato de aluguel, cópia do passaporte de todos os membros da família, assim como cópia do SIN, Alberta Health, etc.
Eu não consegui o funding integral. O meu curso completo custará em torno de 7 mil dólares (11 meses) e o governo aprovou 5.500 dolares, ou seja, terei que pagar a diferença de 1500 dolares, além de pagar os livros. Fiquei bastante feliz e satisfeita com o que consegui, pois já estava preparada para não conseguir nada. Se a família tem uma renda baixa, na casa dos 20 mil dólares por ano, o governo além de pagar 100% do ESL, também paga os livros e ainda dá uma ajuda mensal para moradia, que não é pequena não. Uma amiga do Irã me disse que recebe 1100 dólares por mës como ajuda para moradia.

Estou colocando alguns links para quem quiser dar mais alguma pesquisada. Sobre o LINC é muito fácil encontrar informações, mas sobre o funding já é mais dificil. Vou colocar o link do Alberta Education e lá há o link para o Funding manual, que é enorme, com mais de 160 páginas. Confesso que nem li, pois todas as informações foram passadas pela minha própria escola e creio que todas as escolas façam o mesmo, orientando os alunos de LINC sobre este programa do governo, que é provincial, ou seja, não tenho a menor ideia se existe algo semelhante em outras províncias.
Para não perder o funding, há alguns requisitos e um deles é a frequencia. O outro é ser asprovado com no mínimo 75% em cada estágio, ou seja, tenho que estudar para valer, pois se não passar em algum estágio perderei o funding.
Sobre o Linc programa:
http://www.chinooklearningservices.com/ESL/ESLlinc.html


Um pouquinho sobre o funding no site da minha própria escolaÇ
http://www.chinooklearningservices.com/ESL/ESLFunding.html


Alberta Education:
http://education.alberta.ca/admin/funding.aspx

Qualquer duvida, estou a disposiçao, ok?

abraços

domingo, 7 de setembro de 2008

E a semana foi de experiëncias...

Pois é, a semana foi de experiëncias. A cobaia? euzinha....

Este post não vai interessar nenhum um pouco aos leitores do sexo masculino, pois trata-se de um papo mulherzinha.
Já contei por aqui sobre minha saga com o cabelo. Como gosto de luzes, fico insistindo em tentar fazer sozinha já que é bem caro fazer no salão e assim, a cada quatro tentativas, mais ou menos, acerto apenas uma. Olha, não vale dar risada das experiëncias alheias, hein?!!

Bem, tinha que retocar a raiz e fui lá para minha seção cabeleireira by myself. Como na última vez tinha dado certo, claro que desta vez não daria... O meu cabelo demora demais para clarear e não é facil acertar a cor. A raiz ficou num tom entre cenoura e gema de ovo. O resto ficou claríssimo, tipo blonde....Olhem a foto:




Olhando assim pela foto, até não parece tão ruim, mas quando olhava para o espelho só via a raiz. Decidi então, comprar mais um kit e refazer, para clarear um pouco mais a cor cenoura agemeada... Resultado: o cabelo ficou mais claro ainda. O tom agemeado melhorou bastante, mas a raiz escura destacou e parecia que ela brilhava no espelho... Nesta hora, não adianta o marido dizer que está bom, etc... Isso só mulher entende. Ai, que desanimo me olhar no espelho. Com o uniforme do 7-eleven, que é vermelho, fiquei me sentindo sei lá o que...Odiei... :(






Resolvi então, tentar uma tintura por cima, para ver se escurecia um pouco o cabelo e clareava a raiz. Pelo menos tentei. Olhem como ficou:




Ufa, pelo menos a raiz melhorou...


E, antes de ficar careca, parei por aqui...
Avisei que o papo era de mulherzinha.... rsrs

Ontem, conheci pessoalmente mais uma amiga até então virtual: a Renata. Ela está grávida e ontem foi o chá de bebe. Foi divertido e o melhor mesmo foi conhece-la e reencontrar a Adriana, uma outra amiga brasileira. O bolo era uma graçca, todo decorado com coisas de bebe, vejam só:

eu e a Renata

Amanhã as aulas começam. Escola nova, turma nova e uma mistura de ansiedade e preguiça... rsrs

Boa semana a todos!!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

E o ano letivo comeca por aqui...

E a folga acabou. As aulas recomecam amanha para o Matheus. As minhas comecarao no dia 08. O Ma esta bem animadinho para iniciar o grade 2. Neste final de semana comprei o material dele e etiquetei tudo. A diferenca da lista daqui para a lista do Brasil eh muito grande. Aqui, compramos coisas bem basicas e a lista tem uns 15 itens contra uns 40 itens da lista da escola no Brasil (acho que ja falei isso aqui no ano passado - rsrs).

Acho que nossas ferias neste ano foram muuuito melhores. Com carro, conhecendo um pouco mais a cidade e falando um pouco de ingles, a gente passeou bastante. Fomos umas 10 vezes no cinema. Conhecemos parques e piscinas novas. Fizemos algumas noites do pijama com os amiguinhos brasileiros. Saimos para tomar sorvete, enfim, tentei encher o tempinho dele. A cidade tem muitas opcoes de lazer no verao. Sao muitos os parques e todos eles sao otimos. Li no blog da Mirela (familia 4M) que uma coisa que a Mari sentiu falta na visita ao Brasil, foi dos parquinhos e pracas que temos por aqui. E eh verdade, todo bairro tem pelo menos uma boa praca com play, quadra, gramado grande, alem dos parques espalhados pela cidade. As pracas e parques sao muito bem cuidados pela prefeitura. Essa h uma diferenca grande do Brasil, pois lembro-me com do das pracas de Sao Paulo....

E hoje, para encerrarmos as ferias, ja que eh feriado por aqui, fomos jogar boliche com amigos brasileiros. O Ma ficou meio tristinho por nao conseguir jogar direito, mas mesmo assim se animou em algumas jogadas. Mas em compensacao, a mamae dele (esta que vos escreve) ganhou de todos - rs. Os meninos bem que tentaram, mas nao conseguiram me vencer - kkkkk (ate parece que sou muito boa - rsrsrsr - na verdade todos eh que sao muito ruins - rsrs).

Vai ai uma fotinho da turma do boliche:

Algumas pessoas tem comentado aqui, mas nao tem deixado seus e-mails para que eu possa responder, o que faco com todo o prazer. Assim, deixem seus e-mails que mando uma resposta, ok?
Comprei uma maquina fotografica nova e espero com isso nao deixar mais passar alguns eventos sem fotos, ja que a nossa velhinha estava funcionando 1/3. As fotos internas estavam pessimas e as tiradas a noite nao saiam, ou seja, funcionava com fotos ao ar livre e durante o dia apenas... Assim nao da, ne?!! Nao tirei fotos no aniversario do Antonio - e olha que fiz um bolo bonitao, nao tirei fotos do meu niver e de varios encontros do grupo de Cristaos Brasileiros de Calgary. Alias, nosso grupo cresce a cada dia e temos conhecido pessoas maravilhosas la.
Muitas pessoas ficaram curiosas para saber mais sobre o funding (bolsa) que mencionei no post passado. Assim que souber exatamente quanto terei que pagar e quanto receberei de ajuda, farei um post para explicar, ok?
grande abraco a todos e tenham uma otima semana!!