segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dois anos de Canada

Após um longo e tenebroso inverno, aqui estou eu novamente. Não poderia deixar de registrar neste espaço nossos 2 anos de Canadá, completados no dia 15 de maio. Como já disse por aqui antes, o tempo passa, o tempo voa!! Vou fazer alguns comentários, um pequeno balanço:

Após passar por todas as estações por 2 vezes, posso fazer comparações e a principal delas, é claro, é com relação ao inverno. Bem, o inverno de 2007/2008 foi mais ameno do que o de 2008/2009, embora tenhamos enfrentado a temperatura mais fria no nosso primeiro inverno - -33C com sensação térmica de -49C. O que aconteceu neste último inverno foi que começou a nevar logio em dezembro e a neve que caiu não foi pouca, então o gelo ficou nas ruas por longos 4 meses. Apenas as avenidas e ruas principais não tiveram gelo durante todo o inverno. Isso não é agradável. Eu já não aguentava mais dirigir e escorregar no gelo, assim como atravessar aquelas ruas com aquela camada escorregadia de gelo, começando pela nossa rua e pela rua da escola. Achei essa parte bem desagradável mesmo. No inverno anterior, nevou menos, então o gelo não ficou tão acumulado e confesso que senti menos a influëncia da neve. Fiquei meses e meses vendo o nosso jardim todo branco e a camada de gelo parecia que não derreteria nunca, mas felizmente ela se foi... A primavera, por outro lado, chegou mais cedo também. Este ano está muito parecido com o mës de maio de 2007, quando chegamos. Tem feitos dias muito agradáveis, com cara de primavera mesmo. vem sempre uma frente-fria para nos lembrar aonde estamos morando, mas não nos incomoda, pois sabemos que logo esquentará de novo. Hoje, por exemplo, após um final de semana maravilhoso, com temperatura de até 24C, está frio e chovendo, mas a previsão é de melhorar na quarta-feira. Espero que seja a última friaca. Em 2007, no dia em que chegamos fez 25C e trës dias depois nevou - foi a última. Assim, acho que depois desse friozinho o tempo deve ficar mais estável mesmo. Mas para concluir, o quesito tempo definitivamente não manda ninguém de volta para casa (Brasil). Dá para se acostumar a ele após comprar os acessórios de primeira necessidade.

Quesito escolas/qualidade de ensino: Nisso o Canada ganha disparado. Todas as professoras que o Ma teve até agora são excelentes. Elas estão sempre com um sorriso largo no rosto e levam o trabalho muito a sério. Dão bronca quando tem que dar e elogiam (e muito) quando tem que elogiar. A alto-estima da criança fica elevada e ela se sente estimulada a fazer aquilo que é certo, pois o good job vem sempre estampadinho nas atividades. Não conhecemos ninguém que tenha criança na escola e que não goste do sistema de ensino daqui. Aprovadíssimo.

Sistema de saúde: Este é mal falado, masd também não tenho muito o que reclamar. Ele é moroso, mas por enquanto passamos em todas as especialidades que precisamos. Não podemos escolher o médico com o qual queremos passar e as consultas com especialistas costumar demorar e,m média 4 meses para acontecer, mas todos os especialistas nos quais passamos nos transmitiram muita segurança; o grande problema está mesmo no atendimento de emergëncia. E tudo de graça. Assim, se compararmos o sistema público de saúde do Brasil, este vai perder feio. Eu, particularmente, não acho o sistema de saúde daui tão ruim como falam.

Adaptação/Amigos: Neste quesito estamos muito bem. Temos muitos amigos e nos sentimos perfeitamente adaptados. A comunidade brasileira tem crescido a cada dia e pessoas maravilhosas, com perspectivas semelhantes estão vindo para cá e isso nos torna próximos. Como não tem,os família por aqui, comemoramos datas como Natal, aniversário, dia das mães, etc, com os amigos. Assim, eles se tornam nossa família aqui. Agradeço a Deus por todos os amigos maravilhosos que tenho aqui. Gosto de todos de maneira especial. Posso fazer uma lista enorme aqui, mas é claro que tem sempre aqueles mais especiais, como minha adorável amiga Eliane, que adotei como irmã Canadense, minhas queridas amigas Scheila e Soraia, que estão aí sempre dispostas a dar uma força e uma palavra de apoio quando precisamos. São pessoas realmente especiais. Minhas queridas amigas Claudia e Adriana, o pastor Jaime e etc, etc. Temos tambem os amigos Canadenses ou "estrangeiros", como minha amiga Russa Larisa e minha amiga Iraniana Goli, com as quais converso bastante tambem. É muito bom aprender sobre as diferenças culturais. A questão da barreira da língua esta a cada dia ficando menos complicada e agora me sinto mais integrada 'a sociedade, pois sou capaz de entender mais o que se passa a meu redor - rsrs

Finalizando, o balanço dos dois anos é muito positivo. Não nos emos mais morando no Brasil. Muito pelo contrário, pensamos em fincar raízes por aqui e estamos inclusive começando o processo de compra de nossa primeira casinha por aqui. depois falo mais sobre isso por aqui.

Para comemorar os dois anos de Canada, fomos para um lugar chamado Waterton Lakes, que fica na fronteira entre Canada e USA. Um lugar muito bonito, no meio das montanhas rochosas. Fizemos um passeio de barco que navega por território americano. O vilarejo de Waterton, que fica dentro de um parque, é muito bonitinho. Depois posto umas fotos por aqui. Vale a pena a visita!

Tenham todos uma otima semana!!

13 comentários:

Unknown disse...

Nossa, parabéns pela conquista.. realmente acredito que op sucesso está nisso que vc falou,e star de coração aberto.... parabéns!!! muitas felicidades...

taty

Soraya Wallau disse...

Oi Cê!!! Parabéns!!!! Q os próximos anos sejam cada vez mais fáceis!
Bjo bem grande!!!!
Amo muito vcs!!!

Eliane disse...

Oi Cecília,
quase que a gente se encontra na estrada! rsrsrs
Tudo de bom, que venham muito mais anos por ai.
Beijão, Eliane

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Cecília, seu post meu caiu muito bem. Como estamos vivendo os momentos finais aqui no Brasil, as emoções ficam a flor da pele, mas ler seu relato dá uma paz muito grande em meu coração.
Parabéns pelos dois anos.

O Lacombe disse...

Cecilia, PARABENS!!!! Nossa, ja se passaram 2 anos...parece que faz seculos que nos encontramos em sua casa naquela deliciosa reuniao que conhecemos tantas pessoas legais. Nao vemos a hora de chegar ai, mas pelo jeito ainda vai demorar um pouquinho. O consulado mudou as regras e esta passando o pessoal do novo processo na frente dos antigos. Injusto, fazer o que...so esperar.
Estavamos morrendo de saudade de seus posts.
Um grande beijo, abraco no Antonio e no Ma.
Beijos e abracos,
Octavio e Bia

Ana disse...

Oi Cecilia,
eh minha primeira vez aqui no seu blog, mas ja adianto que gostei muito. Ja acompanho alguns blogs de amigos, e o seu com certeza ira pros meu favoritos.
Parabens pelas conquistas
Ana

Sandro e Família disse...

Minha amiga,

Já estava sentindo saudades dos seus post e fico muito feliz em saber que já estão comemorando 2 anos de Canadá.

Muito sucesso e felicidades para essa linda família.

Abração

Ana Celia disse...

Parabens pelos 2 anos, Cecilia!!!
Passa tao rapido que a gente nem ve o tempo passar, ne?

Bjs,
Ana

Leticia W disse...

parabéns, Cecilia!!
é tão bom saber que está tudo bem por ai! não deixa de posta não, alem das suas amigas reais vc tb tem as viruais aqui!!
abs
leticia

Nê & Lelê disse...

Oie!!

O tempo voa, né? Parabéns pelos 2 anos na terrinha gelada!!!

Sucessoooooo!

Bjinhuuss

Familia 4M disse...

Oi Cecilia....saudades dos seus posts!!!
Parabens pelos 2 anos de Canada..este é só um comeco de muita coisa boa que virá pela frente,...
Beijos

Rogério disse...

Parabéns pelo segundo aniversário e pelo belo horizonte que estão traçando.

Grande abraço e boa semana!

rogério lima

Unknown disse...

Irmazinha..
Nossa..so dois anos.. parece que faz tanto tempo. Acho q e saudades...rss Apesar de ja esperar..confesso que meu coracao ficou apertado qdo li que nao pretende voltar ao Br .. que estao fincando raizes mais profundas ai.. Fico feliz e coracao apertado ao mesmo tempo. Feliz pq esta bem.. adaptada.. crescendo como pessoa.. orquestrando sua linda familia.. triste pq sou egoista..hehe.. tenho saudades de vc mais pertinho!! rss..
Beijos.. e fico aguardando mais noticias.. bjcas