sábado, 19 de abril de 2008

Bay of Fundy

Nunca tinha ouvido falar deste lugar ate esta semana, quando li um texto que explica o fenomeno que acontece por la. Eh muito interessante. Trata-se de uma baia localizada entre as provincias de New Brunswick e Nova Scotia.
Em razao do movimento do aceano, formam-se enormes ondas (de ate 16 metros de altura) que "empurram" as aguas com uma forca brutal - esse movimento eh chamado de "tidal bore" e eleva a agua nesta regial em ate 16 metros na primavera. Eh uma mare, porem com uma dimensao e proporcao impressionantes. Eh a mare mais alta do mundo, despejando proximo de 100 bilhoes de toneladas de agua dentro da baia. Eh um volume 2 mil vezes maior do que as aguas do St. Lawrence River, um importe rio.
Quando a mare esta alta e cobre toda a regiao, muitas especies de peixes sao trazidas. Cerca de seis horas depois, a mare abaixa e muitos peixes ficam na lama deixada e a populacao local fica aguardando para pega-los, transformando-se tambem numa area de alimentacao para milhares de passaros migrantes.

Embora seja uma beleza natural, muitas pessoas gostariam que a forca da mare gerasse energia e la fosse construida uma estacao geradora.
Ha varios videos no orkut sobre essa baia, inclusive mostrando tubaroes e baleias trazidos pelas fortes ondas.
Estou colocando alguns links de videos do youtube e espero que consigam abrir:
bom final de semana a todos!!

8 comentários:

Sara e Vitor disse...

Oi Cecília, tudo bem? Como estão todos? Espero que bem! Tenho acompanhado o clima daí e ele parace não se decidir, não é mesmo? E hoje tah nevando novamente! Enquanto aqui o calor não dá descanso!
Muito interessante esse seu post! Legal mesmo!!

Um abraço, Cecília!

Vitor

Giselle disse...

Oi Ciça. Linda a foto de Calgary que você colocou no blog!
Tudo bem por aí?
Aqui está fazendo sol ... depois de um dia horroroso, ontem. Vamos para Geneve no próximo final de semana, pra ver uns amigos.
Beijinhos para o Matheus e para o Tonhão. Beijo pro cê.
Gi

Sandro e Família disse...

Cecília

Muito interessante essa região do Canadá que ainda não conhecia.
No próximo mês estarei passando em Calgary a trabalho e se quiser que leve alguma coisa do Brasil para vocês é só avisar.

Abração

Eliane disse...

Estou trabalhando o Canadá com os meus alunos do oitavo ano,como curiosidade está região é excelente. Obrigada pela dica heheh.
O blog da Cecília também é cultura!
Beijocas, Eliane.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dani disse...

Oi Cecília!!

To passando só pra deixar um oizinho pra vc! Estou em falta com as visitas nos blogs... com os e-mails... os dias passam mto rápido! hehhehe (ainda bem!!)

Bjos =)

O Lacombe disse...

Oi Cecilia.
Agora tambem to de blog!
da uma passada por la!
abracos,
Octavio

Anônimo disse...

Oi Cecilia!

Nao consegui achar teu email aqui, entao resolvi deixar um post mesmo... rsrsrs

O nome dela eh Leyla e o fone eh (403) 640-2139. Fica em Auburn Bay, SE.

Bjo, Mari ;)