quinta-feira, 22 de outubro de 2009

sobre o college

Algumas pessoas me escreveram perguntando sobre o processo para se entrar no college, entao vou explicar como foi comigo aqqui no SAIT, em Calgary, ok?

Primeiramente, eh importante saber que os requisitos para admissao variam muito de acordo com cada instituicao de ensino e de acordo com o curso escolhido. No caso do curso de Legal Assistant do SAIT, deve-se comprovar a proficiencia na lingua, o que pode ser feito de varias formas, como IELTS, prova de admisssao do proprio SAIT, TOEFL ou entao com as notas dadas pelo Centro de Imigracao (benchmark). Quando iniciei o processo e questionei sobre os documentos necessarios, me disseram que eu deveria apresentar o meu historico do segundo grau e algum diploma que eu eventualmente possuisse. Traduzi meu historico e meu diploma, mas nenhum destes documento foi solicitado. Apos comprovar a proficiencia da lingua, me foi pedido para enviar um Resume (Curriculum), que adaptei de forma bem simples, com foco no que quero estudar e tambem um documento chamado CAREER INVESTIGATION REPORT. Percebi que este ultimo eh bem importante, pois eles querem saber se voce esta por dentro do mercado de trabalho relacionado a profissao, se sabe o que ira estudar, etc. Em outras palavras, se nao esta simplesmente caindo de paraquedas. Eh importante nao apenas copiar e colar os dados encontrados na net neste Careeer Investigation Report, mas sim adaptar as informacoes usando nossas proprias palavras. Falo isso porque uma amiga coreana da minha turma de ingles aplicou para o mesmo programa e depois de apresentar o documento, recebeu uma ligacao do Academic Chair perguntando se ela havia copiado tudo da internet e ela disse que sim e ele entao disse a ela que nao estava aceitando o documento e que ela deveria preparar outro.

Resumindo, foi relativamente simples. O mais complicado no meu caso foi atingir a nota minima para o ingles, que eh o benchmark 8 em todos os quesitos: listening, speaking, writing e reading. No meu caso passei dois anos estudando ingles, lembrando que cheguei aqui com o basico do basico.

Bom, eh isso. Se alguem quiser saber mais alguma coisa eh soh perguntar.

De resto, esta tudo indo. A vida esta corrida, como sempre, mas tudo bem. Por aqui deu uma esfriada boa na semana passada, com ate que bastante neve, mas esquentou, a neve derreteu e estamos agora com temperaturas normais para esta epoca do ano. Ufa, ainda bem, pois so de pensar em ficar com aquele gelo no chao desde outubro ja estava ficando triste... rs

Um beijo todos!

4 comentários:

Soraya Wallau disse...

Hey! Até q enfim apareceu!!! tava com saudades.
Bjão!

Eliane disse...

EEEEE..É isso ai Céci!
Bjcas, Eliane

José Almeida e Lúcia disse...

Olá Cecília,
Sou amiga de Renata Caseca, também sou advogada e vou imigrar para o Canadá. Queria tirar umas dúvidas com você sobre o nosso trabalho aí, é possível?
Grata

Os Giramundo disse...

Oi Cecilia
Passei no teu blog para dar uma olhadinha e aprender a fazer alguma coisa legal no meu também.
Ainda so estou escrevendo textos... mas queria deixar links de informções para futuros imigrantes ou coisas úteis sobre assuntos interessantes...
Bem... obrigado pelo post la no meu... tua familia tb é uma bênção em nossas vidas,.. amamos vcs.
Celso e cia.