terça-feira, 29 de janeiro de 2008

EXPERIENCIA COM O FRIO


Esta semana tem sido a nossa experiencia mais fria em terras geladas. Gente, esta frio, mas esta MUUUITO FRIO....

Ontem, pela manha a temperatura do ar era de -32 C, mas a sensacao termica era de -48C. A maxima foi de -44C. Liguei para minha escola e para a escola do Matheus para saber se haveria aula normalmente e a resposta foi que sim, entao o jeito era enfrentar o freezer, ou melhor, estava mais frio do que freezer...

Aqui, como muitos sabem, quando a temperatura esta na casa dos -15/-20, temos que plugar os carros na tomada, senao a bateria pode arriar, o que ja aconteceu comigo uma vez, quando estava -18.
O maridon ligou meu carro antes de ir para o trabalho, para testar e veio me avisar que estava tudo ok. Quando o liguei para ir para a escola, qual nao foi a minha surpresa: o cambio estava congelado e nao saia do lugar. O cambio eh automatico e nao saia do Parking. Fui limpar o vidro e o limpador de para-brisa tambem nao saiu do lugar. O liquido do limpador eh anti-congelante, mas compramos um que aguenta ate -30 e o danado tambem congelou... Depois de 15 minutos com o carro ligado, as coisas comecaram a funcionar e o cambio descongelou.... Agora eh engracado, mas na hora deu uma raiva.. Agora ja sei, o carro tem que ficar esquentando pelo menos 20 minutos. Na escola, a professora nos orientou a ligar o carro a cada duas horas e deixar pelo menos 5 minutos esqentando. Fiz isso, claro, mas o duro eh que o carro esta MUITO FRIO e demora a esquentar e a gente fica literalmente congelando la dentro.

Todo cuidado eh pouco, pois com essa temperatura, partes do corpo podem sofrer queimaduras ou ate mesmo congelar se ficarem descobertas por 5 minutos - claro que esse tempo tem variaveis, de acordo com cada pessoa, mas a recomendacao eh para nao expor orelhas, nariz, cabelo, etc. Nos eh que nao vamos pagar para ver o que acontece. Coloquei logo tres calcas no Matheus (uma calca termal, uma calca de pijama e uma calca de tactel), tres camadas de blusa (uma camiseta, um pulover e o casaco), duas meias, comprei uma face mask, que eh aquela mascara de ninja (ou de bandido - rs), aonde soh tem o buraquinho dos olhos e da boca, luvas grossas e la foi ele para a escola.. Eu coloquei quase a mesma quantidade de roupas - rsrs

Hoje, esta "mais quentinho", com temperatura de -31C e sensacao termica (wind chill) de -45C.

Esse friozao dura ate amanha e na quinta comeca a subir um poua quinho e maxima sera de -10C, o que agora ja eh tranquilo para nos... rsrs


Essa temperatura nao eh comum por aqui. Minha professora comentou que nao se lembra de temperaturas proximas de -50, como agora, nos ultimos 5 anos. Pudemos constatar que a vida segue sua rotina normal, com aula, trabalho e tomando-se as precaucoes necessarias, tambem entramos no ritmo - nao poderia ser diferente!!


Calgary Alberta
WIND CHILL WARNING CONTINUED
Current Conditions
Observed at: Calgary Int'l Airport 8:18 AM MST Tuesday 29 January 2008
Condition:
Ice Crystals

Temperature:
-31.1°C

Wind Chill:
-45
°C


Wind Speed:
S 21 km/h


Olha soh o gelo do lado de fora da janela... rsrs


beijos e boa semana!!

P.S.: e o computador do maridon continua sem acentos...

13 comentários:

Leticia W disse...

menina, isso é que é frio profissional!!

Kel disse...

Literalmente de boca aberta!!!
Mas se da para sobreviver, sobreviveremos e felizes.

Sandro e Família disse...

Não adianta querer imaginar o que é viver esse frio, só quem já sentiu pode explicar a sensação de estar a menos de 40 graus.
Por aqui no verão do RJ hoje tivemos que dormir com cobertas por causa do frio....e ainda acham que não se precisa fazer nada com o aquecimento global !!!

Abração

Gisa disse...

É não é facil não. Mas acredito que com o tempo o organismo se adapta a isso. Uma coisa é certa: não tem como evitar este frio todo.

Em relação ao carro...lembrei do carro a álcool, que ficava um tempinho ligado pra pegar no tranco rs.

Bom mas, vamos lá:
Nesta quarta-feira (30/01), às 21h acontecerá o 2º encontro virtual de imigrantes. Vocês serão bem-vindos!
O pré-requisito pra participar é trazer guloseimas...se vc conseguir, claro, rssss ( brincadeira)

Abraços e até lá.

Gisa disse...

esqueci um detalhe: o encontro será no msn: g.pratti@hotmail.com ou ninha_dib@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola Cecilia, aqui eh o Edu de Londres novamente espiando o seu blog!

Achei muito engracada a maneira como vc descreveu suas aventuras automobilisticas!

Ja pensaram em trocar o carro por um treno e 6 cachorros? No maximo vcs teriam q abrir de manha um pacote de Pedrigree Champion...

Mudei de planos, Cecilia e a cidade vai ser Kitchener, em Ontario, a 100km ao sul de Toronto.

Chego na segunda semana de abril.

Mantenham contato!
Meu email ainda eh o mesmo:
epa230764@hotmail.com

Cheers!!

Edu

Dani disse...

É isso aí, Ccília!! Vivendo, congelando e aprendendo!!

Vou me lembrar dessas dicas qdo estiver no mesmo barco, ou melhor, no mesmo freezer que vc!!! =)

Bjos!

Dani disse...

Cecília!

Veja só o que aprontaram no Youtube! Nem vcs escaparam!! hahahah (é bom pra praticar o inglês!)

http://www.youtube.com/watch?v=4-LzM9fMS-0&feature=related

Bjo!

K disse...

Surreal!!! quer dizer, o pior é que é real! Como viver a -40ºC??? Eu nem imagino! E ainda dizem que abaixo de zero é tudo igual... tsc, tsc!

Beijos calorosos :) ,

K.

Anônimo disse...

E aqui calor intenso, o que também é ruim. O paraíso é a temperatura na faixa de 18 graus. Curiosidade: aí tem carnaval?...Carlos Medeiros...http://grandeonda.blogspot.com

Cris disse...

Cecília, obrigada pelo desejo de bom parto. Daqui mais uns dias eu te conto como foi... Ah, estava lendo sua saga com o carro e lembrei que o Lu viu no Canadian Tire um "remote starter" que vc pode ligar o seu carro de dentro da sua casa, sem ter que estar dentro do carro. Aqui moramos em apartamento e o carro fica dentro da garagem do prédio, portanto a gente não deu muita importância para mais esse aparato que felizmente o povo inventa. Mas talvez para vc aí seja útil... Ahhh, esqueci de dizer que minha irmã mais nova esta ai em Calgari. Vou falar para ela entrar no seu blog. Bjs e bom domingo.

Thelma disse...

E nós sobrevivemos! EEEE!

Beijocas

Anônimo disse...

Oi, Cecilia,
Achei o seu blog e gostei muito, viu! Vou aparecer sempre. Acabei de me mudar para o frio (mas nem tanto como ai) e agora estou comecando a entender essas coisas! :)
Abraco!
Marcelo.