quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Semana

Já falei aqui outras vezes e vou repetir: parece que aqui o tempo pássa mais rápido... rsrs As férias já estão quase acabando, o verão está indo embora. A grama já está ficando marrom e a temperatura já está mais fria, enfim...

No sábado passado, fomos para Red Deer, no Sylvan Lake. Muuuito bom para quem tem criança. Chamam de beach. A água não estava tão gelada e vocë anda um monte até começar a afundar. Bem legal e vale mais visitas no próximo verão.

Na quinta-feira passada recebi a visita de uma professora minha do LINC, a Susan. Uma simpatia de pessoa. Me mandou e-mail durante as férias propondo marcarmos um chá e eu a convidei para vir aqui em casa. Fiz um bolo com cobertura de brigadeiro e uma torta de frango que levei uma vez na escola e ela adorou. Servi com guaraná, que ela também diz ter adorado. Trouxe-me flores e chocolate para o Matheus. Ela é inglesa, mas mora aqui desde menina e casou-se com um canadense. Tem muita história para contar. Tivemos uma tarde muito agradável.

Susan e eu

Também recebi na semana passada, uma carta do governo de Alberta dando noticias sobre meu funding (bolsa) estudantil, para o qual apliquei. Foi aprovado, mas não em 100%. Terei que pagar cerca de 2 mil dolares para concluir meu curso de ESL, mas só daqui a 6 meses. Os primeiros 6 meses serão pagos pelo governo e pelo menos posso me programar para o restante. Terei que pagar também os livros, que custam 95 dólares a cada 7 semanas, mas o que "pega" mesmo é a mensalidade e esta será paga pelo governo por um bom tempo. Alem da mensalidade da escola, tambem tenho direito a alguns beneficios de saude, não cobertos pelo Alberta Health, como Dental Care, óculos, ambuläncia, consulta oftalmológica e reembolso de medicamentos. Há limitação de valores para tudo isso, mas é muito melhor do que nada, não é? Também receberei uma ajuda de custo de 120 dólares por mës. Paga pelo menos a gasolina e um lanchinho. Achei ótimo.

No 7-eleven está tudo bem. Ainda não sei se vou continuar lá. Gostaria de conseguir conciliar com a escola, mas se sentir que vai atrapalhar, obviamente vou priorizar os estudos.

Segunda é feriado por aqui (Labour Day), mas como o marido vai trabalhar, ficaremos por aqui mesmo. Os amigos estão planejando ir para Jasper, mas não poderemos acompanhá-los. O próximo torneio no Spruce Meadows acontecerá de 03 a 07 de setembro e vai ser legal, pois o favorito ao prëmio, que foi quem ganhou o torneio no ano passado (Eric Lamaza), ganhou a medalha de ouro nas olimpiadas. Deve ter um público bom.... No ano passado já estava lotadíssimo, imagine agora... O prëmio também será o dobro (2 milhoes de dólares).
Fiquei feliz demais com a medalha de ouro das meninas do voley e não tão feliz com a medalha de prata dos meninos do voley. Assisti ao jogo e vi o quanto os meninos lutaram, mas infelizmente cometeram muitos erros de saque. Anyway... Considerando as circustäncias, acho que o Brasil foi muito bem nas olimpiadas e tem sempre heróis se destacando.
Bom resto de semana a todos





14 comentários:

Sara e Vitor disse...

Oi Cecília! Tudo bem!?

Quanta notícia boa! Legal a sua amizade com a professora, não é mesmo?
Cecília, uma coisa que não entendi... A sua bolsa que foi aprovada, te dá direito a tudo isso? Como ela funciona? Achei muito interessante, coisa de primeiro mundo mesmo! :D

Um grande abraço!

Vitor

Familia 4M disse...

Oi Cecilia
Ja estou de volta sim....
Adorei saber das suas novidades (trabalho e estudos)
Ah, suas fotos ficarão lindas naquele lago azul com as montanhas em volta....
Beijos

Elaine Bittencourt disse...

Oi!
To a dias p/ te falar isso. Morei numa rua, no Brasil, por quase 10 anos, chamada Cecilia Brandao. =)

E' interessante isso da bolsa. Cada provincia segue um criterio diferente ne'? Aqui nao pagamos p/ aulas de ESL.

HUGS!

Eliane disse...

Oi Cecília, o meu labor day, vai ser o dia da mudança rsrsr.Nào vejo a hora, de estar na minha casinha. Essa torta de frango hummm, deve ser maravilhosa. Estou muito feliz pela sua aprovação, vai dar tudo certo vc vai ver.
Grande beijo,
Eliane.

Sandro e Família disse...

Oi Cecília,

Fiquei feliz que tenha conseguido a ajuda do governo para o estudo e estou preocupado pois o Antônio não para de trabalhar...rsss!!

Pelo que tenho acompanhando o seu trabalho também está indo bem e o inglês vai melhorando a cada dia.

Vida que segue...

Abração na família

Anne Caroline disse...

Cecília..

Ótimas notícias sobre seu estudo e trabalho.. =]~ Mas também fiquei curiosa sobre o sistema de bolsa de estudos aí! Rsrsrs

Só discordo de uma coisa: a atuação do Brasil nas olimpíadas.. Nossa.. Achei q poderia ter sido melhor, mas enfim..

Beijos,

Anne

Augusto disse...

Olá Cecília, tudo bem?

Obrigado pela atenção. Sim, postei um comentário mas não sei o que fiz. Devo ter clicado em algo errado por aqui... Sumiu, né? Depois que você comentou, fui ver e não estava mesmo lá. Obrigado por responder mesmo assim. Li seu último post e fiquei muito interessado pois vi que você tem um bom contato com sua professora do LINC. Gostaria de saber quais são os requisitos necessários para uma pessoa se candidatar a uma vaga de professor de ESOL. Trabalho como professor de inglês há quase 20 anos e com adultos universitários há mais de 13. Sou formado em Letras, mestre em Linguística pela USP, e tenho um certificado chamado CELTA (Cambridge) que me parece um grande primeiro passo para conseguir aulas de ESL aí. (E em qualquer lugar do mundo) Alguma possibilidade de conversar com ela sobre o assunto? Gostaria de saber quais os requisitos e onde exatamente procurar pelas possíveis vagas. E quais as chances de conseguir ou se há algum curso complementar obrigatório. E é full-time or part-time? Xi... Já perguntei demais, né? De qualquer forma, qualquer informação será muuuuito bem vinda. Tenho também muitas outras perguntas sobre preços das coisas aí como aluguel (tamanho da casa/apto), seguro de automóveis (parece que é caro né?) etc. Quando tiver um tempinho, se puder responder, vou ficar feliz.

Abraço,

Augusto

O Lacombe disse...

Cecilia!
PARABENS pela bolsa.
Abracos

Unknown disse...

Le.. primeiro muitas, muitas saudades.. até doi viu!! Outro dia ao entrar em casa, vi uma bolsa sua, em cima da mesa da sala, nossa, por uns segundos, meu coração disparou e meu pensamento foi.. a Le tá ak.. q legal.. mas ai cai na real.. sniff.. Mas fico feliz, mt feliz mesmo e orgulhosa sobre a bolsa.. ah e lembra que te falaram que ainda era cedo.. que não estava preparada?? Pois é.. não conhecem os brasileiros e lógica uma brasileira em especial.. minha irmã... HEHEH..
Ten ho trabalhado muito.. com horários ete muito tarde.. e qdo tenho uma folguinha procuro passear e me distrair.. mas to sentindo falta de falar com vc!!
Beijo grande e continue aproveitando até o ultimo segundinho do verão..
bjs

Unknown disse...

Le.. primeiro muitas, muitas saudades.. até doi viu!! Outro dia ao entrar em casa, vi uma bolsa sua, em cima da mesa da sala, nossa, por uns segundos, meu coração disparou e meu pensamento foi.. a Le tá ak.. q legal.. mas ai cai na real.. sniff.. Mas fico feliz, mt feliz mesmo e orgulhosa sobre a bolsa.. ah e lembra que te falaram que ainda era cedo.. que não estava preparada?? Pois é.. não conhecem os brasileiros e lógica uma brasileira em especial.. minha irmã... HEHEH..
Ten ho trabalhado muito.. com horários ete muito tarde.. e qdo tenho uma folguinha procuro passear e me distrair.. mas to sentindo falta de falar com vc!!
Beijo grande e continue aproveitando até o ultimo segundinho do verão..
bjs

Parada pelo Caminho disse...

Olá Cecília, pelo que li e sempre leio está tudo ótimo e assim é que deve ser. Parabéns. Moro o Brasil e seu blog está sendo a muito tempo motivo de pesquisa diária sobre Calgary. Estou muito satisfeita e feliz com os brasileiros que foram parar aí. Que bom que todos puderam melhorar em todos os sentidos e possibilitar aos filhos uma oportunidade a mais. Gostaria de poder me corresponder com você pois o perfil da minha família é paraecido ao seu, também tenho um filho, porém de 13 anos.
Sua trajetória é referência e sempre comento sobre vocês aqui em casa. Apesar de não conhecê-la fico muito satisfeita e sempre torço para terem sucesso, pois vejo que é possível e viável a mudança. Que passe bem a semana.
Tania

Anônimo disse...

Ola Cecilia.

leio o teu blog pque esta add em outros blogs de amigos.
Enfim, resolvi escrever.
meu nome eh Ana Luiza e moro em Langley BC.
Tbem faco ESL, mas eh free para residentes aqui. Gostaria de saber se este teu da bolsa eh de alguma especializacao, pque nunca soube de ser tao caro.
Bem, qto ao ingles, agora estou comecando a sentir q sei algo, pque apesar de ser casada com canadense e ter filhos que so falam ingles, eu tbem bloqueava e nao entendia nada.
Nem minha sogra eu entendia em conversas simples do dia a dia.
Achava que a culpa era do frances que misturei na faculdade ou era um defeito meu. Com as aulas melhorei, mas tenho muito a caminhar... sai do Brasil me achando que sabia, mas o susto veio aqui. Vivendo o dia a dia.
Entao, li um topico seu sobre isto, mas vc nao eh a unica..hehe
Bjos

Cecilia Brandao disse...

Agradeco a todos que passaram por aqui e comentaram. Sara e Vitor e Anne e Samir, prometo que farei um post sobre o funding, ok?

Tania e Ana Luiza, se passarem por aqui de novo deixem seus e-mails, ok?

Augusto, nesta semana te mando o e-mail com tudo.

Maninha, nem me fale de saudades - doi mesmo... :(

Sandro: o Antonio esta mesmo trabalhando muito, mas depois deste ultimo torneio importante do ano, ele entrara numa fase mais tranquila (I hope so - rs)

Mirela, que bom q esta de volta - :)

Eliane - espero q tenha dado tudo certinho em sua mudanca!!

Eliane Bittencourt: eita coincidencia, nao?!! rs

Parada pelo Caminho disse...

Oi Cecília tudo bem?
Muito obrigado pela gentileza em se preocupar comigo. Meu e-mail é taniaff@hotmail.com.
Um abraço
Tania