terça-feira, 30 de setembro de 2008

Sobre a bolsa de estudos (funding)

Puxa, a vida está muito corrida e não tenho tido tempo para escrever aqui. Como sobraram uns minutinhos hoje, atendendo a pedidos, vou falar rapidamente sobre o meu funding. Antes, porem, vou explicar um pouco desde o comecinho.

Todos os imigrantes que chegam aqui tem o direito de fazer o teste para avaliação de seu nível de ingles no ILVARC (no link da minha escola tem o link para o site do Ilvarc). Todas as provincias oferecem cursos gratuitos para os novos imigrantes, que se chama LINC, que eh o ESL gratuito; porém as regras mudam de provincia para provincia.
Aqui em Alberta, entretanto, só tem direito ao LINC quem tem um ingles mais básico e até o intermediário, pois o goveno oferece este curso no maximo até atingir-se nota 6 em speaking e listening e nota 5 em reading e writing. Essas notas são atingidas quando temos um nivel entre intermediário e up intermediário, que é o meu caso agora, ou seja, não adianta achar que vai sair do LINC falando inglës fluentemente, pois isso não vai acontecer. O programa do LINC é montado para ensinar aos novos imigrantes também sobre a cultura canadense. Assim, a cada feriado ou data comemorativa, eles nos dão um monte de informações, musica, poema ou outras atividades. O LINC pode ser "cursado" no máximo até trës anos da data de sua chegada ao país. Se vocë tem um ingles razoável, não será elegível para o LINC. Por exemplo, o aplicante principal do proceso provavelmente nao terá direito, pois via de regra, tem um nivel bom de ingles.
Após terminar o LINC, se quisermos continuar estudando para atingir um melhor nível de ingles, temos que partir para o ESL, que é pago e bem pago (custa em torno de 700 dólares por mes para um curso full time). Porém, minha escola nos orientou sobre a possibilidade de se conseguir um financiamento do governo (funding) para custear o ESL, cuja ajuda pode ser total ou parcial.
O direito a este funding está ligado diretamente 'a renda da família. Como o marido trabalha full time, minha antiga professora me disse que achava que eu não conseguiria. Porém, como eles pedem a declaraçao de imposto de renda do ano anterior para análise, aonde no nosso caso o rendimento total era inferior ao teto para ser elegível, já que chegamos aqui em maio, resolvi aplicar mesmo assim. Também conversei com a conselheira do governo que fica na minha escola, argumentando que a renda era suficiente para manutenção da família, mas não para pagar o ESL, já que o custo não é apenas da mensalidade. Temos que acrescentar aí os livros, a alimentação e o transporte. Ela analisou meus documentos e minha experiëncia profissional e disse que me ajudaria a conseguir pelo menos 60%, pois tenho uma boa experiencia e um bom "goal".
Assim, cabe aqui ressaltar alguns pontos importantes: a sua área de atuação, a sua experiëncia no Brasil e seu objetivo futuro. Essas coisas são fundamentais. Se voce falar que quer fazer ESL somente porque quer falar certinho, não vai conseguir o funding. Vocë tem que mostrar qual é o seu objetivo profissional, de forma consistente, indicando o curso que vai fazer após terminar o ESL, indicar a escola escolhida para este curso, fazer seu curriculum suscinto em ingles, a fim de demonstrar que sua experiëncia anterior tem correlação com o curso que voce pretende fazer. Se vocë era arquiteto e agora quer mudar de profissão e fazer turismo, não vai poder colocar isso no seu formulário de aplicação. Voce vai ter que indicar um curso que tenha correlação, mesmo que mude completamente de idéia depois. No meu caso, tive que tambem traduzir meu diploma, além de juntar um monte de documentos, como contas de luz, contrato de aluguel, cópia do passaporte de todos os membros da família, assim como cópia do SIN, Alberta Health, etc.
Eu não consegui o funding integral. O meu curso completo custará em torno de 7 mil dólares (11 meses) e o governo aprovou 5.500 dolares, ou seja, terei que pagar a diferença de 1500 dolares, além de pagar os livros. Fiquei bastante feliz e satisfeita com o que consegui, pois já estava preparada para não conseguir nada. Se a família tem uma renda baixa, na casa dos 20 mil dólares por ano, o governo além de pagar 100% do ESL, também paga os livros e ainda dá uma ajuda mensal para moradia, que não é pequena não. Uma amiga do Irã me disse que recebe 1100 dólares por mës como ajuda para moradia.

Estou colocando alguns links para quem quiser dar mais alguma pesquisada. Sobre o LINC é muito fácil encontrar informações, mas sobre o funding já é mais dificil. Vou colocar o link do Alberta Education e lá há o link para o Funding manual, que é enorme, com mais de 160 páginas. Confesso que nem li, pois todas as informações foram passadas pela minha própria escola e creio que todas as escolas façam o mesmo, orientando os alunos de LINC sobre este programa do governo, que é provincial, ou seja, não tenho a menor ideia se existe algo semelhante em outras províncias.
Para não perder o funding, há alguns requisitos e um deles é a frequencia. O outro é ser asprovado com no mínimo 75% em cada estágio, ou seja, tenho que estudar para valer, pois se não passar em algum estágio perderei o funding.
Sobre o Linc programa:
http://www.chinooklearningservices.com/ESL/ESLlinc.html


Um pouquinho sobre o funding no site da minha própria escolaÇ
http://www.chinooklearningservices.com/ESL/ESLFunding.html


Alberta Education:
http://education.alberta.ca/admin/funding.aspx

Qualquer duvida, estou a disposiçao, ok?

abraços

6 comentários:

Sara e Vitor disse...

Oi Cecília, tudo bem?

Muito bom o post, está bastante claro! Bem legal mesmo esse apoio do governo, mas ao mesmo tempo, não tão simples. Mas é bem interessante para nós imigrantes, já é uma grande ajuda, né?
Obrigado pelas excelentes dicas!

Um grande abraço!

Vitor

Frevando no Canadá disse...

Oi Cecilia !!!!

Parabens pelo post !!! Sei que vai ajudar muita gente , inclusive a mim ...rs...

MUITO bom.

Beijoss
Bel.

Taís Jacques disse...

Bah Cecília, muito bom este seu post, muito importante,mesmo, há dicas valiosas, que farão muita diferença, depois de um tempo que a gente migra...

abraços,

Taís Jacques

Rogério disse...

Bom post!

Já o arquivei na minhas planilhas por que vou precisar para solicitar o minha bolsa para estudo.

Abraço!

Rogério Lima

Dani disse...

Muito legal e informativo seu post...amei!!!
Informações valiosas para usar qdo chegar em Vancouver...

Dani
http://vidanovaemvancouver.blogspot.com/

tatigz disse...

Oi Cecília,
Gostei muito do seu post, gostaria de saber se você pretende fazer faculdade de direito ou um curso de paralegal, pergunto porque sou advogada aqui no Brasil e penso, caso opte pela imigraçao em continuar na área do Direito.
Se você puder me escrever, meu email tatigz@hotmail.com
Um abraço!
Tudo de bom pra você e pra sua família.
Tatiane