quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Fazendo seguro de carro - algumas dicas

Quando compramos nosso primeiro carro, fizemos algumas cotações para o seguro e os preços variam bastante. Da primeira cotação até o preço que pagamos atualmente, a diferença foi considerável e alguns itens fizeram A diferença. Aqui no Canadá, nenhum carro é sequer emplacado sem seguro. Este é obrigatório. Assim, trata-se de um item bastante importante. Algumas considerações:
PRIMEIRO: Sem a carteira de motorista local, o preço do seguro é muito maior. Portanto, vale a pena já ir lendo o livrinho de regras de trânsito da sua futura província. Alguns você encontra na internet. É recomendável fazer o teste para a classe 7 logo que chegar caso tenha a intenção de comprar logo um carro. Aqui em Alberta, fazemos um teste teórico primeiro. Passando, obtem-se a licensa da classe 7, aonde podemos dirigir apenas acompanhado de um motorista que possua a classe 5. Depois, pode-se fazer a prova prática para a obtenção da classe 5, para que possamos dirigir sozinhos. (Um dia desses faço um post específico sobre a carteira...)
SEGUNDO: A maioria das cotações que fizemos não consideravam as cartas que trouxemos do Brasil, das seguradoras atestando que nunca usamos o seguro. Porém, um amigo nos indicou uma agente, que disse-nos serem importantes sim as cartas, conseguindo uma redução de uns 30% em razão das mesmas. Portanto, quando forem fazer cotação para o seguro de carro, procurem uma empresa que aceite a carta da seguradora do Brasil. Pode trazer em portruguês mesmo e mandar traduzir aqui. Eu fiz isso com a minha, pois minha seguradora não quis fazer em inglês. Paguei 60 dólares por uma tradução juramentada.
TERCEIRO: Faça um seguro residencial também. Nossa agente nos disse que fazendo o seguro da casa junto, ela conseguiria um desconto de 30% no seguro do carro. Essa é uma ótima dica!!
Estamos pagando $ 150 dólares por mês para o seguro de dois carros e da casa. Os seguros dos carros incluem cobertura para terceiros, roubo e batida, ou seja, é completo. Aqui, o valor do carro não importa muito, com exceção apenas do carro zero km, que tem o valor do seguro mais caro. O que encarece mais o seguro é o item terceiros, que no nosso caso é de 1 milhão de dólares para cada carro. Tanto isso é verdade, que temos um carro que custa mais de 4 vezes o valor do outro carro e o valor do seguro é praticamente igual para os dois. Perguntei para amigos e constatei que pagamos um bom preço, pois a maioria paga em torno de $ 100 dólares por mês para 1 carro só.
É isso. espero ter ajudado!!
Hoje nevou por aqui. É o tipo de neve agradável. Não atrapalhou ninguém e deixou a cidade linda. Porém, embora bonita, é um aviso de que o inverno está chegando por aqui... Esta semana também tivemos chinook, elevando a temperatura para 22 graus ontem. Muito louco: ontem + 22 e hoje neve!! :)
Um beijo e bom final de semana para todos!!

9 comentários:

Sergio disse...

Olá Cecília,

acabei de encontrar o seu blog e me interessei muito por ele porque existe uma grande possibilidade de estarmos indo pra Calgary.
Já adicionei seu blog nos meus feeds.

Marilena

Anônimo disse...

Oi Cecília,

Acho que vou sim tentar estudar o livrinho de regras antes de migrar, mas será que o "pré-imigrante" tem cabeça pra fazer isso? Imagino que a ansiedade será tão grande que não vou conseguir me focar, mas vamos ver! Daqui a alguns meses eu te conto!! ;)

Beijos,
Mari

Thelma disse...

Cecilia, dica interessante, viu? O dia que comprar o meu carro te peço o nome do teu agente. ;-)
Um ótimo findi pra ti!

Anônimo disse...

Oi Cecilia!

Ja pensou em editar um livro de dicas para iniciar uma vida no Canada? Acho q daria best-seller!

Eu segunda-feira vou fazer o teste aqui em Londres para a carteira definitiva (pelo q entendi seria tipo a 5 de vcs). Atualmente tenho a "provisoria" que equivaleria a 7.

O processo Canadense e Britanico são bem parecidos pelo jeito.

O lance da carta da seguradora já me é familiar e por vias duvidas concordo q é bom tê-la em mãos.

To ainda na duvida, se chego em Calgary em fevereiro ou em abril (se durante ou no final do inverno).

Cheers!


Edu

Eliane disse...

Cecilia, obrigada pelo post do seguro muito didático, nào esqueça de escrever sobre o teste da carteira 5, fiquei curiosa. Neve! Acho que é sua primeira neve ai? Estou certa? Espero que vc esteja gostando,please, coloque fotos assim que puder. Beijos, Eliane.

Sandro e Família disse...

Parabéns pelo post que vai ajudar muitos na mesma situação.
Estou renovando o seguro do meu carro e como esperado é um parto. Por causa do meu CEP que é considerado de "alto" risco estão me cobrando 30% do valor do automóvel para renovar o seguro.
Nessa fase de guardar dinheiro para a ida para o Canadá esse valor pode antecipar a venda do carro.

E viva o custo Brasil !!!

Abração

Gisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudia e João disse...

Oi Cecília!

Li o seu blog inteirinho porque além das boas dicas que estamos procurando, você vive em Calgary que é uma opção para nós já que conhecemos o Manoel e estamos conhecendo "online" o Renato e a Renata que também moram aí.

As suas fotos estão lindas!!! Cada lugar perfeito que vocês conheceram!

Beijos,

Claudia

Rod disse...

Ola,

Voce pode me dizer com qual corretora vc fez o seu seguro?

Obrigado,

Rodrigo