quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Já se passaram seis meses...

Amanhã, completaremos 6 meses de Canadá. O tempo passa, o tempo voa...

Foram seis meses de muito aprendizado. Tenho aqui uma vida completamente diferente daquela que tinha no Brasil. Cada pessoa e cada família tem experiências próprias, mas e eu, o que aprendi?
1) Aprendi a viver sem trabalhar. Isso é muito estranho para mim, pois trabalhei direto, sem qualquer interrupção, desde os 14 anos de idade. Aquela vida corrida fazia parte da minha vida. Pensava que não conseguiria viver sem trabalhar. No começo da minha vida de "piona", era trabalhar e estudar. Após o "término" dos estudos, a correria eu diria que se multiplicou por 3, não 4, não, acho que mais..., pois tive um bebê e gente, só quem tem um, mora (ou morou) em São Paulo e trabalha mais de dez horas por dia pode entender a dimensão da palavra correria escrita aqui. Nos meus três últimos anos no Brasil, trabalhava em média 12 horas por dia e quando chegava em casa tinha a sessão 2: arrumar lancheira, ajudar na lição ou desenhos, brincar com o filho, comer, tomar banho e ainda tentar dar um pouco de atenção ao maridão, fora a infinidade de vezes em que levava trabalho para casa... Pouco antes da mudança pensava sem parar: nossa, vou pirar - reclamo da correria, mas ela está tão enraizada em minha vida que não sei como vou viver sem ela. Bem, vivi sem ela e hoje penso que eu tinha mesmo alguns parafusos a menos. Aprendi a viver sem meus "amados" (amados mesmo, não é brincadeira..) processos e os troquei por livros e dicionários de inglês, panelas, casa para limpar, etc. A correria mudou. Mudou de ritmo, de intensidade, mas ainda existe. Prefiro zilhões de vezes a correria canadense.
2) Aprendi a viver sem ralo no banheiro e na cozinha e a ter uma cozinha com piso laminado, igual ao da sala;
3) Aprendi o que é ter saudade profunda daqueles que amamos, especialmente da minha mãe querida, que viria passar o Natal aqui, mas que infelizmente está doente e não virá mais;
4) Estou aprendendo a cozinhar (pelo menos estou tentando) e tenho que ouvir a todo instante o Matheus me falar que o brigadeiro e o macarrão da vovó são mais gostosos;
5) Aprendi a viver sem "tanque de lavar roupa", sem balde e sem rôdo. É, aqui não passo pano na casa e sim uso uma "vassoura"elétrica metidinha a besta com uma espécie de lencinho gigante - ah, não sei explicar como é....;
6) Estou tentando aprender outra língua; Ô coisa difícil para esta pobre mortal que vos escreve...
7) Aprendi o quanto é bom ter mais tempo para meu filho. Isso todos nós sabemos, mas vivenciar isso é especial;
8) Aprendi a guiar um carro com câmbio automático;
9) Estou aprendendo a fazer unhas, a cortar cabelo (eu mesma corto o do Matheus e do Antonio);
10) Estou aprendendo sobre a cultura canadense, sua história, seus costumes, suas províncias, etc...
11) Aprendi a ser cortez no trânsito, dirigir devagar, sinalizar sempre, respeitar pedestres, a quase não usar a busina, a dirigir sem ter que desviar o tempo todo dos motoqueiros, a estacionar e não "ter" que dar dinheiro aos flanelinhas. Não que no Brasil fosse uma contraventora do e no trânsito, mas tenho que confessar aqui que era meio neurótica. Estava sempre com pressa. Ouvia não sei quantas businadas por dia, não para mim (só algumas o eram - rsrs) e businava também e as vezes xingava (oh coisa feia Cecilia...);
12) Aprendi a colocar gasolina sozinha e a escolher produtos no supermercado dentre um zilhão de alternativas disponíbeis; felizmente, já conheço os melhores (melhores para mim, claro);
14) Aprendi a ficar "viciada" no homem do tempo. Quem está aqui sabe o quanto isso realmente vicia...;
15) Enfim, a lista é enorme, mas o mais importante, é que estou aprendendo a gostar muito daqui e estamos todos aqui em casa aprendendo a viver uma nova vida!!! O aprendizado não pára, é diário......
Bom feriadão aos brasileiros e bom final de semana a todos os demais!!!

23 comentários:

Unknown disse...

Caramba você realmente aprendeu coisas novas ;D

Pra você ver, aí na sua lista mesmo tem pequenas coisas que já fazem muita diferença.


Abraço.

Anônimo disse...

Oi Cecilia!

O segredo da vida é esse mesmo: estar disposto a aprender!

Já pensou viver uma vida na qual já se soubesse de tudo? Que monótona que seria...

Nem lembrava que ontem foi feriado no Brazil. Deveria ter tirado o dia de folga. Mas acho q meu patrão não ía gostar nem um pouco.
:)

Edu en Londres

Gisa disse...

Olá Cecília.
Excelente post!
Fico feliz que você esteja podendo curtir sua família porque, sem dúvida alguma, esta é a melhor parte da vida e a base de todo o sucesso também...

Deus abençoe vocês.
Ah, me diga sobre sobre o inglês...qual era o nível do seu? você está fazendo o do governo?
Beijos

Unknown disse...

Posso deixar um link do teu blog no meu?
=D

Familia 4M disse...

Oi Cecilia
AMEI seu post. Eu fiquei bem entediada no começo pois estava acostumada a trabalhar fora, ter meu próprio dinheirinho, independencia. Mas aos poucos (demorou) mas fui me acostumando e a olhar a vida de uma outra maneira e poder ter a oportunidade de curtir as coisas quando não dava devido ao trabalho
Mas logo a gente começa nossa jornada por aqui tbém!
Super beijo
Ótimo fim de semana

Anônimo disse...

Muito lindo oq vc falou. Eu disse que tudo ia ser diferente. Sera que vc agora acredita? :)

beijo e parabens pela data.

Sandro e Família disse...

Cecília

Parabéns pelos 6 meses em terras canadenses e pelas grandes mudanças e vitórias conseguidas nesse tempo.
Tenho certeza que o post comemorando um ano terá ao invés de 15 tópicos mais de 50, e o inglês já estará fluente...of course !!!

Abração

Anônimo disse...

como passou rapido...q bom q vc aprendeu tanto e q esta gostando de tudo. Parabens pela data.

Thelma disse...

Realmente o tempo passa rápido, Cecília! Adorei a listinha, viu? Tem tanta coisa que me identifiquei! Sou mais calma no trânsito (quando fui ao Brasil a minha mãe ficou de cara como estou mais calma em geral! Será que isso é bom ou ruim? hehehe), a previsão do tempo já está no computador ou então escuto no rádio, também estou aprendendo a cozinhar e a fazer as unhas. Agora fala sério, como assim aprendeu a dirigir carro automático? hahaha A gente aprende a dirigir carro com marcha. :p
Continue aproveitando cada segundo!
Beijos

Dani disse...

Oi Cecília!

Parabéns pelos 6 meses de Canadá! Que coincidência, nóa temos 6 meses de "sonho"!

É uma pena sua mãe não poder ir passar o Natal com vcs... torço pra que ela se recupere logo, pois imagino que ela esteja cheia de vontade de ficar um tempo com vcs!

Ah! Continue aprendendo bastante por aí, pois suas ducas são preciosas!

Bjo

Dani disse...

ducas = dicas... :-/

Juliana disse...

Oi, Prima.
Morri de rir com a parte "Aprendi a ficar "viciada" no homem do tempo". Apesar do pouco tempo que fiquei aí, eu também fiquei viciada. Lembro que quando cheguei aqui tb queria fazer a mesma coisa, mas por aqui não dá tão certo...rsrsrs
E a tia, está melhor? Que pena que não vai conseguir ir agora. Quem sabe em 2008, não é?
Parabéns pelas conquistas até agora e pelas que virão!!!
Um grande beijo, Jú

Anônimo disse...

Parabens pelos 6 meses de conquistas e aprendizado...Nos estamos contando os meses, dias e segundo para chegarmos aih (provavelmente Calgary)e começarmos uma nova vida tb.

Felicidades e sucesso pra vcs

Ana Celia disse...

Muito legal o post, Cecilia...:)
Dirigir cambio automatico e' otimo...ne? No Brasil ja nao conseguia mais dirigir cambio manual, depois do primeiro carro automatico...
E qto a dirigir na neve, qdo o black ice e o slush se formam e' uma experiencia e tanto...:)

Bjs,
Ana

Patricia disse...

Verdade Tia Cecília, vcs precisavam desse novo rítmo de vida, alías novo tudo.
Concordo que essa correria não faz bem. e cá entre nós: vc dirigindo devagar, sem brigar, hum hum, estou brincando, mas (rsrs - muitas), em me lembro que vc brigava até no trânsito de carrinho de supermercado? Mas é isso aí, fico até constrangida de sentir saudades de vcs e ver como estão bem.
Acho que realmente teremos que guardar grana para um dia ir para aí, porque por aqui vcs não voltam tão cedo né?

Beijos e te amo de muitão!

Eliane disse...

Parabéns Cecília, vc aprendeu bastante! Beijão! Eliane.

Unknown disse...

oi, tudo bem?
como nao tenho seu mail resolvi escrever por aqui!!! to em Red Deer agora, ams to procurando algo em Calgary pois arranjei emprego aih em downtown. Queria saber aonde vc mora? e se tem algum conselho para mim. Meu marido soh chega em Fevereiro, mas eu queria um 1 ou 2 quartos em algum lugar legal e relax!
Cheguei aqui ha 4 meses, e vc disse belamente como nos sentimos por aqui. Valeu a pena toda a espera. :-)
Abracos,
Lara

Cecilia Brandao disse...

oi Lara,

Me informe seu e-mail pra que eu possa lhe responder, ok?

abraços

Cecilia

Ravi disse...

Oi Cecília, nunca é tarde para dar os parabéns!

Eu acho que já fiz seis meses aqui, será? Cheguei no dia 5 de Junho... Não, acho que só no dia 5 de Dezembro.

Acabei de me lembrar porque eu não acabei a faculdade...

Soraya Wallau disse...

OI Ceci, PARABÉNS!!! Nossa, é muito bom sentir q pode existir vida pós-sampa, q a calmaria é não é intediante e sim um novo rítmo. Um grande bjo e muitos outros aprendizados para nós todos.

Ninha disse...

Oi Cecilia..

Haverá um ENCONTRÃO VIRTUAL com os futuros imigrantes canadenses no msn, domingo 25/11 às 22h - Brasil.
Compareça, você poderá trocar informações e fazer amigos - quem sabe encontre seu futuro vizinho de porta - rs!!!
Meu end. g.pratti@hotmail.com ou ninha_dib@hotmail.com

Unknown disse...

Oi Le..
Demorei.. mas aqui estou lendo seu blog.. é que no trabalho é bloqueado.. e em casa já viu né.. falta tempo! Afinal de contas.. tudo aquilo que descreveu faço parte.. da correria que está a mil por hora em meu sangue..rss.. Mesmo~que não tenha mais os meninos pequenos para bincar e fazer lanchinho..rss Quem sabe um dia vou tb aprender a fazer tudo diferente..
Bjs enorme.. muita saudade e parabens a todos!! Pelos aprendizados, conquistas, alegrias.. muito mais ainda virá!!

Gabriele disse...

Oi, Cecília!!!
Seis meses passam tão rápido, né?
Mas pelo menos compensou, e pelo que estou vendo, melhorou...
É isso aí, perdemos algumas coisas como a família por perto, mas ganhamos outras em troca, como a qualidade de vida,principalmente ñ ter o medo de ser assaltada toda vez que saimos na rua(no meu caso palo menos).
Bjs.