domingo, 11 de novembro de 2007

Remembrance Day

Hoje eh comemorado aqui o Remembrance Day. Trata-se de um dia destinado aa memoria dos soldados canadenses mortos em todas as guerras do mundo. O simbolo do Remembrance Day eh um poppy, uma flor que se usa na lapela da roupa. Como tudo aqui eh realmente levado a serio, muuuuiiitas pessoas usam o poppy e por toda a manha a televisao transmitiu as comemoracoes que ocorreram no pais, especialmente em Ottawa.
O poppy eh o simbolo deste dia porque muitos soldados canadenses que morreram na primeira Guerra Mundial estavam enterrados numa area conhecida como Flanders (entre a Franca e Belgica). Em 1915, um soldado Canadense (John McCrae) noticiou que papoulas selvagens estavam crescendo neste local aonde os soldados estavam enterrados. Este soldado escreveu entao um poema chamado " In Flanders Fields", que tem a seguinte frase inicial: " In Flanders Fields the poppies blow Between the crosses, row on row". Este poema ficou muito famoso e depois disto o poppy foi adotado como um simbolo do Remembrance Day. O poppy eh vendido anualmente e a verba eh destinada a ajudar veteranos de guerra.
Em 1918, no dia 11 de novembro, as 11 horas da manha, foi assinado um tratado de paz para o fim da Primeira Guerra Mundial. Assim, em 1931, o Governo Canadense declarou o dia 11 de novembro o Remambrance Day e apos o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, este dia foi transformado em um dia de memoria aqueles que morreram em ambas as guerras mundiais (foram mais de 100 mil canadenses mortos). As 11 horas da manha deste dia eh feito um minuto de silencio em memoria aos mortos.
Nao temos como nao nos envolver, pois a comemoracao eh intensa.
Alguem lembra do que significa o dia 09 de julho no Brasil?? A maioria vai lembrar que agora eh feriado, mas porque? Poucos sabem o significado deste feriado...
Aqui, eh bem diferente. Todas as criancas ganharam o poppy na escola na ultima sexta-feira, alem, eh claro, de aprenderem o significado da florzinha. Ela eh usada como forma de respeito aos que morreram para transformar o Canada no pais que eh hoje e que escolhemos para viver.
Se alguem se interessar pelo poema na integra posso mandar por e-mail...
Esse blog tambem eh cultura - rsrsr
Deu para perceber que estou sem acentos... sorry!!
Beijo a todos e boa semana!!!

4 comentários:

Sandro e Família disse...

Nada como uma aula de história canadense com uma nativa e especialista sobre datas e feriados...rss!!
Parabéns pelo post e lembro bem dessa data pois já tive que usar algumas vezes a flor na lapela quando estava por aí.

Boa semana

Anônimo disse...

Oi Cecilia!
Tô aqui de volta espiando seu blog.

Por aqui tb teve comemoração dia 11, com direito a transmissão ao vivo da familia real depositando coroas de papoulas no monumento de guerra(rainha Elizabeth, o marido dela principe Phillips, o filho principe Charles e o neto principe Willians que pela primeira vez participou dessa homenagem e q teve 2 de seus amigos mortos recentemente na guerra do Iraq e do Afganistão).

O High Commissioning canadense tb estava lá. Reino Unido e Canada estão sempre muito proximos no dia-a-dia.
É de certo modo curioso o respeito com q o povo aqui trata essa data. O Reino Unido já passou por muitas guerras juntamente com o Canada (e sem contar q ainda estamos em conflito militar com o Iraque). A vida militar aqui é honrada e levada muito a serio...

Ah, resolví passar esse inverno ainda por aqui. Passo o mes de março no Brasil, volto pra londres dia 10 de abril e embarco daqui mesmo direto pra Calgary dia 15 de abril.

Fala pro Matheus se preparar q logo logo ele vai fazer um bonecão de neve e espetar uma cenoura no nariz.

Abraços a todos!

Edu em Londres
epa230764@hotmail.com

Pati disse...

Oi Cecilia, obrigada pela mensagem de aniversario...quando a gente vai se conhecer?
Abracos
Pati

Anônimo disse...

Olá Cecília, seu blog é bem completo parabéns. Sou Eliane atualmente moro em SP como meu esposo, nós estamos na parte final do processo de imigração. Estamos pensando seriamente em viver em Calgary, pelas opções de emprego. Meu esposo é Químico e eu sou pedagoga.
Gostaríamos de manter contato com vcs e outras pessoas de Calgary, porque não conhecemos ninguém. Se vc tiver alguma informação sobre melhores sites (aluguel), por favor nos mande e também outros contatos ,ficaremos bastante gratos.
Um abraço, Eliane.
Email: elianeugenio@yahoo.com.br