segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Head Smashed in Buffalo Jump

Esse nome eh estranho, eu sei, mas refere-se a um lugar proximo de Calgary - cerca de 160 km., proximo de Lethbridge. Daqui a pouco explico a origem do nome, que eh engracada, ou melhor tragicomica... rsrs

Em janeiro, quando as avos estavam aqui, fomos conhecer este lugar, por indicacao da minha professora de ingles. Trata-se de um observatorio. Neste lugar, as primeiras nacoes (os indios, ou os nativos), cacavam bufalos. O ritual era complexo. Eles acreditavam que excistia um Deus Bufalo, que mandava os animais para alimenta-los por semanas ou ate meses. Porem, cacar esse bichinho que nao eh pequeno e vive em bandos, nao eh tarefa simples. Os indios faziam uma preparacao previa do ritual, que consistia, resumidamente, em forcar os bufalos a seguirem umas trilha e a pularem de um precipicio. A masioria dos animais morria com a queda e os que nao morriam, eram mortos pelos indios que estavam la embaixo, esperando. No dia seguinte, os indios pediam perdao por matarem tais animais, mas era uma questao de sobrevivencia.

O observatorio consiste em um museu que conta toda essa historia, que esta bem resumida aqui, senao o post ficaria gigante, havendo ainda, pontos externos de observacao, como o tal "precipicio". Quando se olha o "morro", fica dificil imaginar que os bufalos morriam ao pularem daquela altura, pois nao nos parece muito alto. Porem, eles explicam que com o passar dos anos (mais de 5 mil anos), a "altura" da queda foi diminuindo em razao da imensa quantidade de caveiras destes animais que foi se acumulando ao longo do tempo.

Achamos o lugar INTERESSANTISSIMO. Vale a visita. Trata-se de um grande prado (meadows) e a historia que o lugar guarda eh sem duvida, muito rica.

Algumas fotos:




Esse desenho ai embaixo, retrata a cena do passado...

Esse ai embaixo eh o "precipicio"

Quanto ao nome, que significa "Cabeca esmagada no pulo do Bufalo" li que foi dado apos um nativo morrer com a cabeca esmagada, porque estava la embaixo esperando os bufalos cairem e perguntando aos "colegas": Aonde eles caem, aqui?? De repente, um bufalo caiu em cima dele, esmagando completamente sua cabeca.... Isso eh que eu chamo de estar no lugar errado, na hora errada.... rsrs

Abracos e boa semana!!

7 comentários:

K disse...

Ai, essas lendas! Sabe Deus se é verdade, né?

Eu sempre duvido dessas coisas que ouvimos de antigamente. Não que eu fique discutindo, mas, sei lá, eu sou daquelas que só acredito vendo. Rs.

Quer dizer, eu nunca vi o frio do Canadá, mas acredito nele :) rs!

Beijos,

K.

Andresa e Marcio disse...

Oi Cecília,
Adorei o post.Super interessante, vou tentar ir lá um dia.
Eu também fui no Empire quando ainda existiam as torres e voltei agora.É muito chocante mesmo. Nossa!
Domingo sai rapidinho da igreja pois Marcio tinha que pegar um vôo para Windsor às 11 da noite. Ele está trabalhando por lá essa semana.
Domingo a gente se encontra e coloca o papo em dia.
Beijosss

Leticia W disse...

muito interessante o post, Cecilia

Soraya Wallau disse...

Oi Ceci, adorei a história e quando der vou querer visitar esse lugar. Bjão.

Eliane disse...

Muito interessante essa história Cecília, quanta coisa boa a acrescentar. Beijos, Eliane.

Sandro e Família disse...

Cecília

Adorei as fotos e principalmente a explicação final sobre o nome do lugar....muito bom !!!

Boa semana

Thelma disse...

Oi Cecilia (estou sem acentos!), muito interessante esse lugar. Onde eh exatamente? Eu ouvi falar que o museu de dinossauros de Drumheller (acho que eh assim que se escreve) tambem eh super interessante! Boas ideias pra levar as visitas! :p
Beijocas