sábado, 21 de julho de 2007

Denuncia de Assedio Moral no Consulado Geral do Canada em Toronto

Ontem, passei pelo site do meu amigo Geanhttp://kakalo.com/ e deparei-me com esta noticia gravissima, que chamou-me a atencao, pois perdi a conta do numero de processos da mesma natureza que cuidei no Brasil.
Trata-se de uma carta-denuncia enviada por um funcionario do Consulado Geral do Brasil em Toronto ao Presidente da Republica do Brasil. Os fatos relatados sao gravissimos e necessitam ser apurados pelo Itamaraty em carater de urgencia.
Como bem salientado pelo meu amigo Gean, o que ora ratifico, e que nao podemos garantir a veracidade da denuncia e dos fatos, pois trata-se de noticia veiculada na internet, que, repita-se, necessitam de apuracao.
Contudo, ao ler a carta-denuncia, nao pude deixar de lembrar-me de um advogado ex-adverso, que possui inumeros processos relatando acontecimentos semelhantes e movidos contra uma empresa para a qual advoguei enquanto trabalhei na Keppler. Meus colegas de escritorio (Denise, Vanessa e Darcio), bem como as colegas da empresa (Andreia e Fe), vao saber a quem estou me referindo, pois, obviamente, nao posso citar seu nome ... rs. Meninas, imaginem o que este colega nao faria com um caso como este?? rs :)
E mais, Sergio, Dea e meninas, imaginem o Exmo. Dr. Homero analisando este caso.... :)
Conforme poderao notar, a carta relata, alem de assedio moral, situacoes de assedio sexual no ambiente de trabalho, situacoes expressamente vedadas pela legislacao brasileira. Vejam trecho da carta-denuncia:
"Excelentíssimo Senhor Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República Federativa do BrasilPalácio do Planalto, 3º AndarBrasília – DF70.150-900 – Brasil
Ref: Denúncia. Discriminação, assédio moral e assédio sexual.Embaixador Américo Dyott Fontenelle, Cônsul-Geral do Brasil em Toronto, Canadá.
Toronto, em 13 de julho de 2007
Excelentíssimo Senhor Presidente,
Com fundamento no inciso X, art. 5º, §2, da Constituição Federal, Brasil, “São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”, e do §15 (1) do “Canadian Charter of Rights”, Canadá, “Every individual is equal before and under the law and has the right to equal protection and benefit of the law without discrimination and, in particular, without discrimination based on race, national or ethnic origin, colour, religion, sex, age or mental or physical disability”.
Eu, Georges Bouret Cunningham Junior, brasileiro, Técnico de Promoção Comercial do Consulado-Geral do Brasil em Toronto desde junho de 1997, venho por meio desta solicitar providências urgentes, que tenham por objeto apurar denúncia sobre discriminação, assédios morais e assédios sexuais, que vêm sendo cometidos na atual gestão do Senhor Cônsul-Geral do Brasil em Toronto, Embaixador Américo Dyott Fontenelle.
O assédio moral caracteriza-se por comportamentos abusivos e humilhantes (gestos, palavras, ações) que prejudicam a integridade física e psíquica do funcionário em seu ambiente de trabalho e em sua vida pessoal e familiar. Conseqüentemente, o funcionário adoece, ficando com depressão, e isso passa a influenciar significativamente seu convívio social, seu rendimento no trabalho, e em sua vida familiar e afetiva.
Para o Direito do Trabalho, o Assédio Moral é o comportamento tirânico do empregador ou superiores hierárquicos contra os seus subordinados. Para se ter idéia da gravidade do assunto, na França o Assédio Moral é considerado doença, e muitos trabalhadores jovens estão sendo aposentados por invalidez.
A agressão é na alma, não no corpo físico. Eu e meus colegas, funcionários do Consulado-Geral em Toronto, somos alvo de ataques pejorativos, com testemunhas que por medo de serem a próxima vítima e de perderem o emprego se calam. Por isso, clamo por socorro imediato, pois não estamos mais suportando tal pressão.
Estou vendo colegas com problemas de saúde como: depressão, insônia, aumento de pressão arterial, baixa auto-estima, além desse assédio refletir ainda em nossas vidas particulares e em nossas famílias. Alguns funcionários estão com atestados (afastados do trabalho e em tratamento), necessitando de auxílio médico e com tratamento psicológico e psiquiátrico, devido à dimensão do trauma.
No Consulado-Geral do Brasil em Toronto, convivemos e enfrentamos diariamente por mais de 1 (um) ano consecutivo as seguintes amostras de assédios cometidos pelo Embaixador Américo Dyott Fontenelle:
- Constante ameaça de demissão através de gritos e gestos, dizendo que é o chefe, que manda e decide tudo;
- Discriminação e preconceito sexual com comentários e gritos em público tais como: “bicha louca”, “viado”, “mulherzinha”, “eu sei que você não gosta da fruta” além de chacotas tais como falar e agir de maneira afeminada em público para humilhar e ridicularizar o funcionário;
- Constrangimento de funcionários com perguntas íntimas tais como: “qual o seu problema? você não gosta de transar com mulher?” e “você gosta de que tipo de homem?”;
- Palavrões e insultos públicos tais como: “caralho”, “vá tomar no cú”, “cambada de filha da puta”, “débil mental”, “vagabundo”, “insignificante”, entre outros;
- Gestos obscenos por trás de funcionários, porém em público, tais como: mostrar a língua, o dedo médio e pegar o pênis através da calça e apontar para o funcionário;
- Abrir bolsa pessoal de funcionárias para vasculhar e ver o que há dentro;
- Comentários sobre a roupa tais como: “a cor dessa camisa é de gay” e, para funcionárias do sexo feminino “fico imaginando o que está por debaixo da sua blusa”, entre outros;
- Perguntas e comentários sexuais embaraçosos para funcionárias tais como: “você gosta de troca troca?”, “você está muito apetitosa”, “eu fico te imaginando numa cama redonda”, “tira a roupa para mim”, “eu não cheguei a Embaixador só porque tenho pau grande”, “quando eu fodo, eu fodo gostoso”, “me dá um beijo na boca”, “como é seu marido na cama?”, entre outros;
- Atitudes tais como: controlar quantas vezes funcionários vão ao banheiro, ouvir atrás de portas, chegar calado e gritar no ouvido de funcionários com intuito de assustar;
- Fazer com que a vítima se sinta insegura, culpada e passando mal após seguidas humilhações;
- Ridicularizar, inferiorizar e menosprezar com calúnias, boatos difamatórios, manipulações e intrigas.
Leia a carta na íntegra aqui.
Triste nao??
Um beijo a todos!!!

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Os lagos de Alberta

Todo o Canada possui muitos lagos e na Provincia de Alberta nao poderia ser diferente. Aqui, em razao das Montanhas Rochosas (Canadian Rockies), ha um numero considereavel de lagos. Sao 58 no total. Vou falar - e mostrar -um poquinho dos lagos da minha Provincia - sera que ja estou ficando bairrista?? rsrs

Conhecemos alguns deles, especialmente quando viemos para ca em 2005. A paisagem e completamente diferente no verao e no inverno, mas em ambas as estacoes sao belissimos. Alguns, tem peculiar beleza, especialmente em razao do tom azulado ou esverdeado das aguas em contraste com as montanhas ao fundo.

A maioria deles esta no caminho de Calgary ate Jasper (no "topo" das rochosas). Essa estrada e considerada uma das mais bonitas do mundo, justamente pela paisagem que proporciona. Um dos mais famosos - senao o mais, e o Lake Louise - esse ai em baixo.



O Lake Louise tem na sua "porta" um hotel maravilhoso, chamado Chateou Lake Louise. No verao e primavera, anda-se de canoa ou bote no lago, que tem ao fundo, duas montanhaas que o "abracam".


No inverno, o lago inteiro congela e as pessoas andam em cima dele. As criancas jogam hoquei, etc. E possivel ver a agua correndo por baixo da grossa camada de gelo que se forma. O Antonio usufruiu desta experiencia em fevereiro deste ano.



Outro lago, que para mim e um dos mais belos e o Moraine Lake.




E outro e o Peyto Lake, que tem uma vista que chega a nos hipnotizar. Olhem que coisa mais linda! Um espetaculo da natureza!!


Agora vou mostrar so mais um pouquinho de outros lagos:

Emeral Lake


Lake Beauvert




Pinehurt Lake

Waterton Lake


Well, dizem que Deus e brasileiro, mas tenho certeza que ele passou por aqui....

Beijos a todos e um otimo final de semana!!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Aniversario do Antonio

Primeiramente, quero agradecer a todos que comentaram no blog. Sergio, parece que voce foi sim o primeiro a visita-lo!! Obrigada!

No dia 12 o Antonio fez 4?? (quarenta e alguns) anos e fomos comer pizza numa cantina italiana chamada Pulcinella. Nos disseram que la a pizza era parecida com as de Sao Paulo e fomos conferir. Para nossa surpresa, e parecida mesmo e uma delicia. Certamente adotaremos esse lugar como nosso favorito para comermos o que todo paulistano adora. Voces sabem o quanto eu gosto de pizza!!! O Matheus tambem adorou!! :)


Nossos amigos brasileiros foram conosco e a Gisele deu de presente ao Antonio, uma cesta com produtos genuinamente canadenses, com chapeu e tudo. Ate a Vo Selma foi, que e a pessoa que cedeu a casa para o Antonio ficar em outubro, quando ele veio fazer o curso. Ela e uma gracinha de pessoa e o Matheus disse que ela sera a vo dele aqui no Canada... Espero que as avos do Brasil nao fiquem com ciumes.

o Joe com a vovo Selma.

A Pulcinella fica numa rua que para mim mais parece o Bixiga, com bares que tocam rock - um deles ate se chama The Doors. Fala serio, eles copiaram do Bixiga, ne?!!
Grande beijo a todos!!!

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Calgary Stampede

A festa mais tradicional da cidade chama-se Stampede. Dura 10 dias e acontece todos os anos, desde 1912, no mes de julho. E um acontecimento e tanto. As pessoas vestem-se com roupas de cowboy e maioria, mas a maioria mesmo, usa chapeu de cowboy, ate para trabalhar. O local da festa fica perto de casa e embora se possa ir a pe, fomos la apenas no domingo, ultimo dia. Se subessemos que era tao bom, teriamos ido antes, ainda que eu e o Matheus sozinhos.


O local e muito grande e os organizadores montam barracas com jogos - aqueles em que voce paga para atirar, jogar bolinha e derrubar as garrafas, etc, etc, e etc mesmo. A variedade era enorme e haja dolar.... Nem preciso dizer que o Matheus adorou e quando ganhou seu primeiro bichinho de pelucia, ficou radiante e queria mais e mais e mais...




Olha so a carinha dele de felicidade!!


Alem das brincadeiras, ha uma infinidades de brinquedos, tanto para criancas como para os maiores, mais radicais. Tinha alguns de enjoar so ao olhar...

Afora isso, ha corridas de carroca. Essas corridas sao, na verdade, o grande acontecimento. Nunca tinha visto corrida de carroca e achei muito legal. O estadio e bem grande, como podem ver. O ganhador recebeu um premio de 100 mil dolares e ha provas ao longo dos 10 dias do evento, com corridas classificatorias. Assistimos a final.


Em todo evento, canta-se o hino nacional canadense e neste dia, um helicoptero sobrevoou o local, asteando a bandeira do pais. O patriotismo e grande por aqui.


Ha diversos shows, como de cachorros, de personagens como backyardigans, etc.

Apos a corrida, ha diariamente, um grande show e uma grande queima de fogos - eles adoram isso por aqui...O Maheus amou os fogos...

No proximo ano, com certeza iremos pelo menos em dois dias. Quem sabe algum amigo/a nao estara aqui conosco para ir tambem??

um beijo a todos!


Welcome



Estou iniciando essa experiencia de ter um blog. Acho que desta maneira todos os amigos e familiares podem nos "ver" e saber de nossas novidades.
Em minhas consultas pela net, antes de vir para ca, busquei algum blog que falasse de Calgary, mas nao encontrei nenhum. Assim, o freezing winter vai tambem mostrar um pouquinho da cidade para quem se interessar por ela.
Vou organizar as postagens contando os fatos mais relevantes desde a data em que chegamos, em 16/05/2007.
Espero que todos gostem e comentem aqui. Assim, podemos tambem matar as saudades de voces!
Todos sao bem vindos aqui!!
um beijo grande