domingo, 16 de setembro de 2007

AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA ESCOLA

Estou um pouco sumida do blog. Peço desculpas, mas é que ainda estou me acostumando com a nova rotina e também estamos procurando um carrinho para mim. Como o carrinho é bem velhinho, não é tão fácil encontrar um em bom estado. Gostamos de um e agora vai depender da inspeção que vamos fazer para concretizarmos o negócio. Num outro momento faço um post sobre os cuidados para se comprar carro, especialmente de particular.

Bem, voltando ao assunto escola, antes das aulas começarem, fiz o caminho de ônibus até lá para me situar. Tenho que confesssar que fiquei meio decepcionada com a aparência da mesma. O prédio é bem velhinho não demonstra muita conservação. Fazer o que, pensei. Vamos ver como será o conteúdo.

E, para minha surpresa, o conteúdo é excelente. A aparência ruim, logo no primeiro dia de aula desapareceu e rápido. Internamente, a escola é bem conservada, extremamente limpa, a sala de aula é bem equipada e nela tem: um microondas, já que é muito comum as pessoas levarem lanche para comer na escola e alguns levam até comida mesmo, uma TV enorme, DVD, 2 quadros (um branco e um verde), projetor, cestos para lixo orgânico e reciclável, telefone e um porta sabão daqueles que apertamos, pendurado na parede, contendo álcool em gel. Achei super legal isso.
A escola tem uma grande cafeteria, biblioteca, ginásio, estacionamento, etc. Eles gastam com o que precisa e deixam a aparência externa de lado.
Tenho duas professoras: uma na parte da manhã e a outra após o almoço. Na parte da manhã, o enfoque é em lisening, speaking, reading e writing e na parte da tarde temos gramática, mas também com um pouco de listening e speaking. Todas as terças-feiras, temos mais um professor. Isso tudo, para que tenhamos contacto com 3 diferentes sotaques. Tudo bem organizado.
Todo o material, consubstanciado basicamente em folhas de atividade, já vem furado para se colocar no diário e nao há economia de papel. Já tenho mais de 30 folhas de atividades em apenas 4 dias de aula. Cada mesa tem um dicionário inglês/inglês. E o melhor, não pago um centavo por isso. Todos na minha classe estão fazendo o curso através do centro de imigração, sem pagar nada. É de se admirar.
A escola é bem grande e lá tem high school, educação continuada (cursos técnicos), ESL e outros cursos de língua (Espanhol, Francês, etc). Estou literalmente dentro daqueles colégios que vemos em filmes americanos, com aqueles armários nos corredores e cheio de adolecente transitando.
Aqui na Província de Alberta - não sei como funciona nas outras Províncias - o governo subsidia o curso até que se atinja a nota 6 em speaking e listening. Tirei notas 3 e 4 nestes quesitos e entrei no estágio 3. Muito provavelmente, farei dois estágios ou no máximo três até atingir essa nota e aí não poderei mais usar o sistema free. Também temos 3 anos para usar nossos créditos, podendo haver parada, mas a professora não soube me dizer quantas vezes podemos parar. O governo oferece até 1200 horas de curso de inglês, mas a grande maioria usa bem menos do que isso. Para ter direito, temos que fazer um teste no centro de imigração e quem atingir nota superior a 6 no listening e speaking não tem direito ao curso gratuito. É oferecido para quem mais precisa. Quem tem um nível razoável de inglês não pode fazer gratuitamente. Acho justo, já que para 100% dos imigrantes dificilmente o governo conseguiria subsidiar os cursos, então é feito para quem mais precisa e até a pessoa atingir um nível mínimo para que possa se comunicar e trabalhar.
Na classe tem gente da Bósnia, da China, da Russia, Corea, Cazaquistão, Venezuela, Colômbia, Irã, Bulgária, Marrocos, Congo e eu. Uma torre de babel.
Estou gostando muito. Somente os horários é que estão apertados e o Matheus tem me esperado pelo menos 20 minutos na escola, mas quando começar a ir de carro não teremos mais problemas com o horário.
O Ma fez amizade com um menininho esta semana e começou a gostar mais da escola. Bem que minha amiga Shirley comentou que quando arrumasse um amigo, iria melhorar. Não chora mais, faz comentários sobre as aulas, do que gosta, do que não gosta. Ufa!!
Boa semana a todos e um beijo!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá Cecília!
Este post para mim foi excelente já que fico apreensiva toda vez que penso que não falo ingles,e não tenho tempo hábil para aprender nessa fase corrida de espera.
Me preocupo com as crianças tb,principalmente na adaptação a cultura mas como podemos ver vcs estão superando isso numa boa!
Parabéns e desejo tudo de bom para vcs.
boa semana,tudo de bom!!
Micheli

Thelma disse...

Cecilia, que bom que estais gostando do curso! Eu estou super empolgada pro meu, que começa amanhã (tudo bem que logo irei estar reclamando que é muita coisa, hahaha). Bom que o teu filhote também está se adaptando...
Beijocas e uma ótima semana!

K disse...

Que bom que a primeira impressão da escola não foi a que ficou. Esse critério de nota para o curso é bom e ruim, né? Não incentiva muito a melhorar... sei lá, podiam baixar essas 1200 horas, mas oferecer alguma coisa pra todo mundo, em todos os níveis.

Que bom que o Ma está melhor adaptado!

Beijos e boa sorte com o carro,

Camila.

K disse...

Oie!

Obrigada pelo parabéns!!!

Quanto aos vistos, pensei que isso deveria valer mesmo, usar o passaporte antigo com a certidão de casamento... mas morro de medo... vai que não aceitam? E você está em outro país? Ainda mais os EUA, que é o único visto, além do canadense de turismo, que tenho no meu passaporte.

Mas uma coisa de cada vez :)

Como vão as aulas?

Beijo,

K.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fernanda disse...

Oi Cecilia,
Seu post "As primeiras impressões da escola" foi muito interessante para mim, pois eu e meu marido entramos no programa e se Deus quiser em breve estaremos chegando em Calgary, meu ingles também não é fluente, e tenho uma filha de 10 anos que ainda não fala nada de inglês, se vc puder me passar informações sobre as escolas daí eu seria muito grata, pois me preocupa muito a adaptação das crianças nas escolas. Por favor vc poderia me informar com que idade se inicia o primário, e como a minha filha de 10 anos se encaixaria com crianças da idade dela...Obrigada!!!!
Fernanda.

Unknown disse...

oi Cecilia, achei vc por aqui, é q to indo morar em Calgary a principio por 2 anos com visto de trabalho e ahei interessante esse curso q v fez gratuito, se vc puder passar o endereço de como faço pra chegar na escola te agradeço..Até dia 15 de setembro to chegando ai..
meu e-mail é jupoc@hotmial.com

muito obrigada..