terça-feira, 4 de setembro de 2007

Será que os serviços canadenses estão entrando em colapso???

Esse blog não foi criado para que eu fique reclamando de nada. não queo ficar "enxendo" meus leitores com coisas toscas e negativas, mas neste momento em especial, preciso dividir o que aconteceu comigo, pois quero saber se já viram ou ouviram algo semelhante e eu é quem estava desinformada....
Chegamos aqui na segunda quinzena de maio e não existe coisa mais prioritária do que o idioma para quem não o domina, como no meu caso. Porém, eu tinha primeiro que esquematizar a vidinha do meu filhote e tinha que aguardar a entrevista no centro de recepção escolar aqui de Calgary, uma espécie de Secretaria da Educação e esta demorou um pouco a acontecer. Feita a entrevista, o Matheus foi matriculado no Kindengarten e frequentou a escola por apenas um mês, pois logo vieram as férias. E eu pensando no meu curso de inglês...
Bem, fiz meu teste no Centro de imigração e lá mesmo fizeram minha matrícula numa escola e me entregaram uma "carteirinha"contendo inclusive o número da minha sala de aula. Pensei: nossa, que coisa organizada... Queria começar num curso o quanto antes, mas nas férias de julho e agosto há poucos iniciando e aqueles subsidiados pelo governo são mais escassoz e eu tive que esperar pelo mês de setembro. Bem, fazer o que, não é? Os cursos de ESL são bem caros e já que o governo nos oferece isso, posso esperar mais dois meses, pensei eu, pelo menos estou matriculada....
A escola em que fui matriculada ficou fechada todo o período de férias. Há duas semanas atrás, comecei a me esquematizar, vendo horários de ônibus, fiz o caminho até a escola para medir o tempo e me "situar", comprei cadernos novos, toda feliz da vida...
Inicio das aulas: 10/09/2007.
Hoje, dia 04/09/2007, a escola abriu e pedi ao maridão para ligar na mesma, apenas para confirmar o horário (sobre este vou falar logo adiante) e vai, confirma minha inscrição, só por desencargo, disse ao maridão....
Qual não foi minha surpresa quando este me liga agora ha pouco?? Olha, um probleminha, me disse ele... Você não está inscrita, está numa lista de espera e não vai começar seu inglês agora em setembro, talvez em outubro... Como assim, já com vontade de gritar e chorar? Bem, tem muita gente, mais gente do que vaga e essa "carteirinha" que a moça do centro de imigração te deu, não garante nada. O negócio é aqui na escola, completou o maridão
Espera aí gente. Que é isso?? A "mocinha" do centro de imigração não poderia ter me explicado isso??? No dia da malfadada inscricão, até levei o marido junto, justamente para não ter problema com o speaking very bad .... Se soubesse que o "negócio" não é garantido, teria planejado tudo de outra forma, teria procurado um curso particular então, que é o que acho que terei que fazer... Nunca tinha ouvido falar disso. Conheço um monte de gente nos blogs da vida que faz curso de inglês subsidiado pelo governo canadense. Será que este problema existe somente aqui em Alberta em razão do "boom" da província???
Somente um comentário quanto ao horário de aula: Aula do Matheus: das 8h35 às 15h03; Horário Cecilia (se conseguir estudar): das 9h às 14h45min. Diante deste horário de saída, considerando que minha possível, futura quase escola fica um pouco longinho, ligamos hoje para o Day Care da comunidade católica, que atende o colégio do Matheus. Ele talvez precise ficar 1/2 hora. A atendente disse ao maridão o seguinte: Estamos com falta crônica de pessoal, motivo pelo qual teremos o serviço de day care somente na parte da tarde e não mais na parte da manhã. Ainda não posso dizer ao senhor se teremos vaga para seu filho. Por favor ligue na próxima semana. O preço? C$ 240,00. Esse preço é das 15 as 17 horas, não importando se a criança vai ficar somente 1/2 hora...
Bem, vou "infernizar" a vida da moça do Centro de imigração e da escola. Vamos ver o que consigo... Depois conto para vocês!!

2 comentários:

Thelma disse...

Poxa, Cecília, que sacanagem mesmo, hein? Realmente acho que AB deixa muito a desejar no quesito serviços pois não tem mão-de-obra. É o lado ruim do "boom", né? Mas espero que as coisas se resolvam logo pra ti! Nos deixe informados, ok?
Beijos

Anônimo disse...

Oi, Prima.
Então, em Vancouver as pessoas reclamavam muito dos serviços. Não sei se é um problema isolado. Vai saber, não? Olha, eu acho que pelo preço do Day Care e pela correria que será a sua vida se as aulas permanecerem nesse horário, eu acho que seria uma boa uma escola particular. Sai +ou- o mesmo preço do Day Care. Você conseguiria entrar às 8h30 e sair ao meio dia.
Tem que colocar no papel e analisar o custo-benefício.
Um beijo, Jú