quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Semana

Já falei aqui outras vezes e vou repetir: parece que aqui o tempo pássa mais rápido... rsrs As férias já estão quase acabando, o verão está indo embora. A grama já está ficando marrom e a temperatura já está mais fria, enfim...

No sábado passado, fomos para Red Deer, no Sylvan Lake. Muuuito bom para quem tem criança. Chamam de beach. A água não estava tão gelada e vocë anda um monte até começar a afundar. Bem legal e vale mais visitas no próximo verão.

Na quinta-feira passada recebi a visita de uma professora minha do LINC, a Susan. Uma simpatia de pessoa. Me mandou e-mail durante as férias propondo marcarmos um chá e eu a convidei para vir aqui em casa. Fiz um bolo com cobertura de brigadeiro e uma torta de frango que levei uma vez na escola e ela adorou. Servi com guaraná, que ela também diz ter adorado. Trouxe-me flores e chocolate para o Matheus. Ela é inglesa, mas mora aqui desde menina e casou-se com um canadense. Tem muita história para contar. Tivemos uma tarde muito agradável.

Susan e eu

Também recebi na semana passada, uma carta do governo de Alberta dando noticias sobre meu funding (bolsa) estudantil, para o qual apliquei. Foi aprovado, mas não em 100%. Terei que pagar cerca de 2 mil dolares para concluir meu curso de ESL, mas só daqui a 6 meses. Os primeiros 6 meses serão pagos pelo governo e pelo menos posso me programar para o restante. Terei que pagar também os livros, que custam 95 dólares a cada 7 semanas, mas o que "pega" mesmo é a mensalidade e esta será paga pelo governo por um bom tempo. Alem da mensalidade da escola, tambem tenho direito a alguns beneficios de saude, não cobertos pelo Alberta Health, como Dental Care, óculos, ambuläncia, consulta oftalmológica e reembolso de medicamentos. Há limitação de valores para tudo isso, mas é muito melhor do que nada, não é? Também receberei uma ajuda de custo de 120 dólares por mës. Paga pelo menos a gasolina e um lanchinho. Achei ótimo.

No 7-eleven está tudo bem. Ainda não sei se vou continuar lá. Gostaria de conseguir conciliar com a escola, mas se sentir que vai atrapalhar, obviamente vou priorizar os estudos.

Segunda é feriado por aqui (Labour Day), mas como o marido vai trabalhar, ficaremos por aqui mesmo. Os amigos estão planejando ir para Jasper, mas não poderemos acompanhá-los. O próximo torneio no Spruce Meadows acontecerá de 03 a 07 de setembro e vai ser legal, pois o favorito ao prëmio, que foi quem ganhou o torneio no ano passado (Eric Lamaza), ganhou a medalha de ouro nas olimpiadas. Deve ter um público bom.... No ano passado já estava lotadíssimo, imagine agora... O prëmio também será o dobro (2 milhoes de dólares).
Fiquei feliz demais com a medalha de ouro das meninas do voley e não tão feliz com a medalha de prata dos meninos do voley. Assisti ao jogo e vi o quanto os meninos lutaram, mas infelizmente cometeram muitos erros de saque. Anyway... Considerando as circustäncias, acho que o Brasil foi muito bem nas olimpiadas e tem sempre heróis se destacando.
Bom resto de semana a todos





terça-feira, 19 de agosto de 2008

Dia mais quente do ano

E ontem, segunda-feira, foi o dia mais quente do ano aqui em Calgary. a temperatura chegou a 33,8C e com sensação térmica de 38C. Gente, é calor viu! As casas ficam muuuito quentes, já que são preparadas para reter o calor e só não sofre para dormir quem tem ar condicionado em casa, o que não é comum por aqui. Com o calorão que fez ontem, eu e o Ma fomos para o Sikome Lake, que é a nossa prainha artificial daqui. Estava lotado e o meu peixinho se esbaldou. O Antonio saiu as 5h do trabalho e foi para lá dar um mergulho e brincar mais com nosso pequeno. Enquanto esperávamos o Antonio chegar, vimos que vários pais fazem o mesmo: saem do trabalho e vão encontrar a família. Ao nosso lado, uma menininha gritava: "dad is coming", um outro menininho acenava para o pai, que assim como o Antonio, estava de calça e sapatos... rs. Mas também trocou de roupa e ficou por lá.

Quando chegamos aqui em Calgary no ano passado, logo começou a esquentar e muitas pessoas nos disseram para aproveitar ao máximo o verão. Falaram que os Canadenses desfrutam todos os dias quentes outdoor, não deixando para passear somente nos finais de semana. E muitos perguntavam o que estávamos fazendo no verão e quando falávamos que naquele dia "x" não tínhamos feito nada tinha sempre um comentário a respeito, do tipo: o verão é curto e tëm que aproveitar... Eu entendia esses comentários, é claro, porém, não compreendia a dimensão disto. Porém, após passar pelo primeiro inverno a gente compreende direitinho. Vejam, não estou dizendo que o inverno é ruim. Não é isso, quero dizer apenas que ele é muito diferente daquilo com que estamos acostumados e que o verão, este sim, é MUITO bom. Andar de sandálias e shorts passam a ter uma dimensão nunca antes analisada por mim. Poder ficar do lado de fora, sentados por horas, etc, são coisas que passam a ter outra dimensão. Enxergamos isso com outros olhos e entendemos a razão pela qual os Canadenses usufruem todos os dias quentes, saindo, passeando. Ontem, quando fomos embora do Sikome as 7 pm muitas pessoas estavam chegando no lago e ele fecha as 8 pm, ou seja, nem que seja para ficar pelo menos 1 horinha eles vão. E estas pessoas certamente foram depois do trabalho. Hoje, fico me lembrando dos varios dias quentes que passei em casa no verão passado. Está certo que não tinha carro, não falava inglës e não conhecia a cidade, mas podia ter ido mais vezes pelo menos ao parque que havia ao lado de casa. Mas, só vivendo mesmo para aprender. Por isso, vai um conselho para quem está lendo: quando chegar aqui, não perca as oportunidades e dias quentes e saia para o lado de fora mesmo, nem que seja para colocar a cadeira na varanda e ficar lendo um livro :)

No sábado e domingo os dias também foram quentes e muito bonitos. No sábado, fizemos um churrasquinho aqui em casa para dar boas vindas para a Eliane, Paulo e meninas e também para que a Soraya e Ravi os conhecessem pessoalmente, já que éramos todos amigos de blogesfera. Infelizmente, estou órfã de máquina fotográfica, pois a esqueci na casa de um casal de amigos que viajou e que voltarão de férias somente em setembro:(, mas acabei de ver que a Eliane colocou no blog a foto que a Soraya tirou de nós. Foi muito gostoso të-los aqui em casa. O dia no sábado começou meio esquisito, já que o Matheus teve fortes dores intestinais durante a madrugada e o levamos para o Alberta Children's Hospital. No hospital tive uma forte crise de enxaqueca, já que não tinha dormido, mas depois de medicado ele ficou bem e nosso dia terminou muito bem, com pessoas queridas, alegres e que compartilham objetivos semelhantes. Gostei muito da Eliane e familia. O Paulo tem um ótimo senso de humor, a Eliane é fora de série e a Bruna e ageórgia são lindas e meiguinhas. Fico querendo ajudar, dar dicas e fico pensando se não estou sufocando a pessoa com tanta coisa, tanta informação... A intenção é boa. Eliane, me desculpe se estiver assim, ta?! rsrs

A Eliane me deu de presente um livro (A menina que roubava livros). Muito obrigada!! Comecei a ler ontem e por enquanto está muito interesante. A Soraya tinha me emprestado dias atrás este mesmo livro e ainda não tinha começado a ler. So, preciso te devolver o seu. Para o Ma e o Tutu da Soraya, eles trouxerem chocolate Baton. Nem preciso dizer que já comeram tudo - rs. So, a sacolimnha do Tutu ficou aqui com apenas 1 baton - rsrs, mas ficou uma outra sacolinha que vamos dividir, um pacotinho para cada um, ta?

No domingo, fomos para um parque que ainda não conhecíamos, o Bowness Park. A região do parque é considerada uma das piores da cidade, mas o parque em si é seguro e bonito. Tem uma grande lagoa e eles alugam canoa e pedalinho. Alugamos a canoa e passeamos por uma hora. Foi muito bom. Depois, fizemos um picnic, passeamos um pouquinho na beira do rio e fomos para uma piscina pública para nos refrescar um pouco. Ficamos la ate as 6 da tarde. Bem bom. Nunca tinha visto os parques tão cheios. Tanto o Bowness como o Stanley (da piscina) estavam muito cheios. O Bow River tinha tanto bote que a paisagem estava até engraçada. Pena não estar com a maquina para fotografar.

Por enquanto é so pessoal!! rsrs

beijos a todos

terça-feira, 12 de agosto de 2008

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Kelowna

Chegamos na quinta-feira de Kelowna. Adoramos a região. Simplesmente maravilhosa. Fica na região mais quente do Canada e não tem os problemas das chuvas de Vancouver, ou seja, para ser perfeita precisa crescer e ter somente mais empregos. Pegamos temperaturas altissimas, chegando a 38 graus. A cidade fica na região do Valley Okanagan, que é banhada por um imenso lago, com extensão de mais de 130 km. Parece mar e não lago. Ao longo do lago há várias cidades e Kelowna é a mais agitadinha. Além do imenso e maravilhoso lago, a região é chamada de rota do vinho. É de lá que saem a maioria dos vinhos Canadenses. Há mais de 70 vinícolas na região. Visitamos 5 delas. Todas oferecem a opção de se provar alguns vinhos. Algumas cobram uma taxa caso voce não compre nenhuma garrafa, outras não cobram nada e outras cobram apenas pela prova de vinhos de reservas mais caras. Uma perdição... rsrs Viemos com 8 garrafas de vinho na bagagem. rsrs. São 600 km de distância e tanto na ida como na volta fizemos algumas paradas em lagos, cachoeira e até para ver um amiguinho urso que estava perto de Lake Louise comendo umas plantinhas. Finalmente vimos um urso. Não pudemos ficar observando o "animalzinho" por muito tempo, já que as pessoas param na estrada de qualquer jeito e um carro de polícia apareceu e determinou que todos pegassem a estrada, pois poderia gerar um acidente.





Na ida, demos uma parada no Moraine Lake, que é simplesmente maravilhoso. Vejam só:







<

Parece que a água foi pintada:






Depois do Moraine, paramos para fazer um picnic e seguimos viagem. Paramos mais uma vez numa cidadezinha chamada Golden, depois para mais um picnic da tarde e seguimos até Kelowna. Ao todo, foram 10 horas de viagem, já que as paradas foram muitas. Lembrei-me de uma viagem que fiz com minha mãe quando era criança, aonde a cada 5 minutos perguntava se estava chegando, já que o Matheus fez o mesmo. 5 minutos era muito tempo, a cada 3 minutos mais ou menos ele vinha: e agora, esta chegando? rsrs

Na volta, fizemos o mesmo e paramos numa ponte suspensa que foi construída em cima de uma cachoeira, depois no Emerald Lake e depois no Lake Louise para um lanchinho.
Como para conseguir carregar as fotos acima foi complicado e demorou um bocado, já que dava erro toda hora, vou colocar o restante das fotos através deste slide, que possui muito mais fotos - por isso espero que não fique muito chato para vocês.



Depois posto fotos do Emerald Lake e mais algumas de Kelowna.

abraço a todos!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

As primeiras impressoes do trabalho e algumas atualizacoes

Primeiramente, desculpem pela falta de acentos. Estou usando o micro do marido e ele nao configurou seu teclado para acentos :(

Bem, completei na quarta-feira uma semana de trabalho. Os tres primeiros dias foram de treinamento no computador, entao nao tinha como ter opiniao nenhuma. No sabado, como era meu niver, fui pedir para a chefe para trabalhar na parte da manha, mas ela me deu o dia off, ja que eu ainda nao tinha meu schedule. Falei tambem com ela soibre os dias em que vamos viajar - sao apenas 4 dias e ela me mostrou um calendario aonde todos colocam dias em que naso podem trabalhar, etc. Muito simples e sem qualquer estress. Ganha-se por hora. Se trabalhar ganha e ser nao trabalhar nao ganha. Muito simples. Comno erla mesma me disse: nao tem problema algum. Esse eh um ponto bem diferente do Brasil. Este eh um empreguinho part-time, entao o esquemka de trabalho eh bem flexivel e diferente de full time job. Nos dois outros dias de trabalho, nao tive contacto nenhum com publico, pois fiquei fazendo o trabalho "sujo" que nao era feito ha muito tempo, por falta de gente. Confesso que me senti meio injusticada e cheguei a pensar em nao ir mais, mas pensei: Nao posso desistir assim, tao rapido. Essa nao eh a Cecilia. Nada como um dia apos o outro, pensei. E realmente, comecei a ter contacto com publico nesta quarta e foi muito melhor, ja que o meu proposito eh justamente falar para ver se solto um pouco mais a lingua. A vantagem eh que tenho trabalhado com canadenses, que falam rapido e sem sotaque. Dificil para mim, mas bom para ir pegando melhor a pronuncia. Vamos ver... Nada como um dia apos o outro... Tem horas que nao entendo nada do que estao falando, especialmente quando falam entre eles sobre assuntos nao relacionados ao trabalho. Parece que meu cerebro tem um bloqueio. Comeco a nao entender e desligo um botaozinho, ja que sinto que estou fazendo um enorme esforco e as vezes em vao. Eh, o ingles faz uma falta danada. Gente, estudem e estudem o maximo que puderem antes de vir...

Mudando o assunto: Sabado foi meu niver e comemoramos na casa de uns amigos que gentilmente fizeram deliciosas pizzas. Com isso descobrimos uma pedra, que pode ser comprada num mercado italiano, que vende inclusive as massas para a pizza. Essa pedra pode ser usada no forno convencional e deixa a massa crocante - muito semelhante a massa de pizza do Brasil. Nao tivemos duvida e no dia seguinte fomos no tal mercado e compramos nossa stone tambem. Compramos ingredientes brasileiros, como catupirty e ingredientes usados nas pizzas brasileiras e pronto, resolvemos nosso problema com pizza, pois fica uma delicia. Nao precisamos mais comprar estilo pizza hut, com molho apimentado, etc... E esse mercado italiano, que delicia. Massa fresca de todos os tipos de macarrao. Paes, doces, etc, etc. Adoramos. Assim eh Calgary. Cheia de surpresas.

Ontem, passamos um dia muito agradavel. Fui no splash park com a Soraya, Tutu e o Ma. As criancas correram e brincaram um monte. Depois fomos na casa da Soraya e o Ravi fez um delicioso churrasco. Ele nao esconde as raizes gauchas. Estava bom demais. Valeu amigos!!



Neste domingo, vamos para Kelowna. Voltaremos na proxima quarta e depois posto fotos de la por aqui. Fica a 500 km daqui, na provincia vizinha de British Columbia. Tem um lago enorme que chamam de beach e muitas vinicolas. Eh de la que saem muitos dos vinhos canadenses. Hum...

beijos e tenham todos uma otima semana

sábado, 19 de julho de 2008

1 ano de Blog e atualizaçcoes cotidianas

Tenho estado meio sumida em razão do verão movimentado, mas não posso deixar de registrar aqui o primeiro aniverário deste humilde blog. O criei há um ano atrás com o propósito de escrever um pouco sobre nosso dia-a-dia e postar fotos para a família e amigos, já que repetia inúmeras vezes as mesmas respostas nos e-mails que mandavam - rsrs. Porém, o blog me trouxe surpresas, com a amizade virtual que conquistei com muitas pessoas e que aos poucos vão se tornando amizades reais. Ontem, por exemplo, nos encontramos com nosso amigo Sandro, que esteve pela terceira vez na cidade este ano a trabalho. A próxima visita dele já será como imigrante e com toda a família - esta é nossa torcida. Daqui a pouquinho a Eliane, o Paulo e as meninas estarão chegando por aqui. Oba, vamos conhece-los pessoalmente. Através deste blog e por indicação do Sandro conhecemos a Sheila, Ivo e filhos, que estiveram aqui em casa em fevereiro nos fazendo uma visita. Uma família fantástica e iluminada. E tem os blogueiros (as) de Calgary que conhecemos ao longo deste ano que se passou. A primeira amizade que começou através do blog, mas o dele, foi com meu hoje grande amigo, Gean. Estivemos em Toronto e o encontramos, ele esteve em São Paulo em nossa casa quando ainda morávamos lá. A blogesfera está cheia de gente muito boa - rsrs :)
Sábado passado foi aniversário do Antonio e fizemos uma reuniãozinha bem brasileira aqui em casa. Como a casa não é grande, parecia que tinha mais gente do que realmente tinha, pois o barulho foi enorme e os vizinhos devem ter pensado: nossa, que povo barulhento... rsrs. As 14 crianças presentes fizeram barulho de 50 - rs. Foi muito bom receber os amigos aqui. Fiz sanduíches de metro, brigadeiro, beijinho, etc., para relembrar a terrinha :)
No próximo sábado o aniversário é o meu, mas desta vez apenas comeremos uma pizza com poucos amigos, já que começarei um trabalho de verão e não terei muito tempo para preparar muita coisa.
Nesta semana que se encerra hoje, o Matheus foi para um acampamento (mas não dormia lá) e amou. Foram em parques, no zoo, fizeram várias brincadeiras... Eu aproveitei e li (ou devorei) um livro (Cidade do Sol) que a Soraya (uma amiga muito querida, cuja amizade também começou virtual) me emprestou que adorei e conheci alguns parques da cidade que ainda não conhecia. Ia sozinha mesmo e um dos dias fiquei olhando aquele céu azul, com uma represa repleta de barcos, patinhos, gaivotas, etc e voltei para casa com outro animo. Andava meio down e quando isso acontece, nada como dar uma passeada pela cidade para voltar melhor, pois aí podemos sentir a qualidade de vida que temos por aqui...
Este é um mës de muitos aniversários na família: do Antonio, do meu sobrinho lindo, da minha cunhada, da minha prima, o meu e aí vai. Minha família é muito festeira e não falta um bolinho, um churrasco e uma festinha do sobrinho. Acho que a falta de poder participar disto estava me deixando triste. Resolvi então procurar um empreguinho part time de verão aqui perto de casa. No primeiro lugar que entrei consegui, mesmo com um ingles intermediário e dizendo que só poderei trabalhar das 6 pm as 10 pm.. Ou seja, só fica desempregdo aqui quem realmente não quer trabalhar. É um emprego tipo survival, mas estou feliz porque vou ganhar meu primeiro dinheirinho por aqui e por poder, principalmente, treinar o ingles. Por isso, não gosto mesmo dos homeless que vejo na rua. Nem problema com o ingles eles tem. - :)
Na primeira semana de agosto iremos dar uma viajadinha para BC. O marido continua trabalhando muito, mas amanhã, finally, acabam os torneios de verão e a empresa vai oferecer um BBQ para os staffs e familia. Terei que trocar um BBQ brasileiro que a Mildred vai fazer para o niver da Gabi pelo BBQ Canadense, já que a cobrança do boss é grande e sei que ele perguntaria porque não fui, caso isso acontecesse... :( - Mas darei pelo menos uma passada na Mildred para dar um beijinho na Gabi, que é uma menininha muito fofa e conhecer mais uma família que chegou em Calgary e estão hospedados por lá.
Na semana passada fomos ao Stampede e voltei para casa com dor até na sola do pé de tanto andar. O Ma se acabou de tanto brincar. Não estou conseguindo postar fotos, pois o Blogger está com probleminhas. Depois coloco algumas por aqui.
Bom final de semana e quando tiver mais novidades ou fotos posto aqui!!
beijo a todos

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Curtindo o verao....

Estamos de férias (eu e o Ma) e começamos a curtir o verão. Tem feito dias muito quentes, mas o tempo está mais instável do que no ano passado. Têm passado algumas tempestades próximas da cidade, como essa aqui que alagou a cidade de Lethbridge e isso tem trazido ventos e muitas nuvens para cá. Mas nestes dias muito quentes, a gente tem que aproveitar.

No sábado, reunimos um grupo grande de brasileiros que queria conhecer o Spruce Meadows e assistimos a uma competição de cavalos. Depois, seguimos para um picnic e churrasco no Fish Creek Park, na beira do rio. As crianças se divertiram muito e se esbaldaram no rio. O Ma nunca tinha tomado banho de rio e adorou a experiência. Olhem as fotos:







No domingo pela manhã, fomos na prainha (vide post anterior). Porém, não levei a máquina fotográfica, pois estava sozinha com o Ma e achei melhor não levar muita coisa na mochila, ja que lá, crianças menores de 12 anos não podem ficar na água sozinhos e a mochila ficou sozinha na areia... O Ma adorou. O lugar vale algumas visitas. A água tem cheiro e cor de água de rio (já que o é) e estava beeeeeem cheio, mas mesmo assim, deu para refrescar-se bem e o lugar é seguro, com 4 salva-vidas, vestiários e lanchonete.

Na segunda-feira, como o tempo estava mais ou menos (vento e nuvens) fomos ao cinema e assistimos Speed Racer. Maridao não gostou, mas eu e o Ma gostamos. E o melhor, gastamos 6 dólares de ingresso para os três, neste cinema aqui, que é mais baratinho.

Na terça-feira foi feriado por aqui (Canada's Day), mas como o marido trabalhou, ficamos meio desanimados para ir aos shows e apresentações espalhados por ai, até porque é sempre igual e já fomos no ano passado e poderemos ir no ano que vem :) Porém, como o lema das férias é sair todos os dias para passear, fomos novamente no cinema (eu e o Ma) e assistimos Kung Fu Panda, que meu menininho tanto queria ver (desta vez com preço normal..). Depois do cinema, fomos dar umas voltas por NW e demos uma passada num parque que ainda não conheciamos, o Edworthy Park - gostei bastante e voltaremos lá com certeza.

Na quarta-feira o Ma deu umas voltas de bicicleta por aqui, fomos numa praça do bairro, alugamos 2 DVD's e descansamos um pouco.

Hoje, quinta-feira, fomos no Stanley Park. Esse parque é muito bom, pois tem o rio com uma área gramada usada para se tomar sol, quadra de tênis, campo de baseball, uma ciclovia grande que beira o rio e nos dá uma bela paisagem, área para picnic e de quebra uma piscina. O propósito inicial era brincar no rio, mas o Ma disse que a água estava muito gelada e acabamos indo para a piscina pública de lá. Paga-se uma pequena taxa para entrar e vale muito a pena. A piscina é muito limpa e acabou de ser reformada. Meu pequeno adorou:


Amanhã? Ah, ainda não sei o que fazer, mas não ficaremos em casa... rsrsr

abraços a todos e bom inverno para os que estão no Brasil :)