segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dois anos de Canada

Após um longo e tenebroso inverno, aqui estou eu novamente. Não poderia deixar de registrar neste espaço nossos 2 anos de Canadá, completados no dia 15 de maio. Como já disse por aqui antes, o tempo passa, o tempo voa!! Vou fazer alguns comentários, um pequeno balanço:

Após passar por todas as estações por 2 vezes, posso fazer comparações e a principal delas, é claro, é com relação ao inverno. Bem, o inverno de 2007/2008 foi mais ameno do que o de 2008/2009, embora tenhamos enfrentado a temperatura mais fria no nosso primeiro inverno - -33C com sensação térmica de -49C. O que aconteceu neste último inverno foi que começou a nevar logio em dezembro e a neve que caiu não foi pouca, então o gelo ficou nas ruas por longos 4 meses. Apenas as avenidas e ruas principais não tiveram gelo durante todo o inverno. Isso não é agradável. Eu já não aguentava mais dirigir e escorregar no gelo, assim como atravessar aquelas ruas com aquela camada escorregadia de gelo, começando pela nossa rua e pela rua da escola. Achei essa parte bem desagradável mesmo. No inverno anterior, nevou menos, então o gelo não ficou tão acumulado e confesso que senti menos a influëncia da neve. Fiquei meses e meses vendo o nosso jardim todo branco e a camada de gelo parecia que não derreteria nunca, mas felizmente ela se foi... A primavera, por outro lado, chegou mais cedo também. Este ano está muito parecido com o mës de maio de 2007, quando chegamos. Tem feitos dias muito agradáveis, com cara de primavera mesmo. vem sempre uma frente-fria para nos lembrar aonde estamos morando, mas não nos incomoda, pois sabemos que logo esquentará de novo. Hoje, por exemplo, após um final de semana maravilhoso, com temperatura de até 24C, está frio e chovendo, mas a previsão é de melhorar na quarta-feira. Espero que seja a última friaca. Em 2007, no dia em que chegamos fez 25C e trës dias depois nevou - foi a última. Assim, acho que depois desse friozinho o tempo deve ficar mais estável mesmo. Mas para concluir, o quesito tempo definitivamente não manda ninguém de volta para casa (Brasil). Dá para se acostumar a ele após comprar os acessórios de primeira necessidade.

Quesito escolas/qualidade de ensino: Nisso o Canada ganha disparado. Todas as professoras que o Ma teve até agora são excelentes. Elas estão sempre com um sorriso largo no rosto e levam o trabalho muito a sério. Dão bronca quando tem que dar e elogiam (e muito) quando tem que elogiar. A alto-estima da criança fica elevada e ela se sente estimulada a fazer aquilo que é certo, pois o good job vem sempre estampadinho nas atividades. Não conhecemos ninguém que tenha criança na escola e que não goste do sistema de ensino daqui. Aprovadíssimo.

Sistema de saúde: Este é mal falado, masd também não tenho muito o que reclamar. Ele é moroso, mas por enquanto passamos em todas as especialidades que precisamos. Não podemos escolher o médico com o qual queremos passar e as consultas com especialistas costumar demorar e,m média 4 meses para acontecer, mas todos os especialistas nos quais passamos nos transmitiram muita segurança; o grande problema está mesmo no atendimento de emergëncia. E tudo de graça. Assim, se compararmos o sistema público de saúde do Brasil, este vai perder feio. Eu, particularmente, não acho o sistema de saúde daui tão ruim como falam.

Adaptação/Amigos: Neste quesito estamos muito bem. Temos muitos amigos e nos sentimos perfeitamente adaptados. A comunidade brasileira tem crescido a cada dia e pessoas maravilhosas, com perspectivas semelhantes estão vindo para cá e isso nos torna próximos. Como não tem,os família por aqui, comemoramos datas como Natal, aniversário, dia das mães, etc, com os amigos. Assim, eles se tornam nossa família aqui. Agradeço a Deus por todos os amigos maravilhosos que tenho aqui. Gosto de todos de maneira especial. Posso fazer uma lista enorme aqui, mas é claro que tem sempre aqueles mais especiais, como minha adorável amiga Eliane, que adotei como irmã Canadense, minhas queridas amigas Scheila e Soraia, que estão aí sempre dispostas a dar uma força e uma palavra de apoio quando precisamos. São pessoas realmente especiais. Minhas queridas amigas Claudia e Adriana, o pastor Jaime e etc, etc. Temos tambem os amigos Canadenses ou "estrangeiros", como minha amiga Russa Larisa e minha amiga Iraniana Goli, com as quais converso bastante tambem. É muito bom aprender sobre as diferenças culturais. A questão da barreira da língua esta a cada dia ficando menos complicada e agora me sinto mais integrada 'a sociedade, pois sou capaz de entender mais o que se passa a meu redor - rsrs

Finalizando, o balanço dos dois anos é muito positivo. Não nos emos mais morando no Brasil. Muito pelo contrário, pensamos em fincar raízes por aqui e estamos inclusive começando o processo de compra de nossa primeira casinha por aqui. depois falo mais sobre isso por aqui.

Para comemorar os dois anos de Canada, fomos para um lugar chamado Waterton Lakes, que fica na fronteira entre Canada e USA. Um lugar muito bonito, no meio das montanhas rochosas. Fizemos um passeio de barco que navega por território americano. O vilarejo de Waterton, que fica dentro de um parque, é muito bonitinho. Depois posto umas fotos por aqui. Vale a pena a visita!

Tenham todos uma otima semana!!

quinta-feira, 26 de março de 2009

uma pincelada...

Puxa, acho que nunca fiquei tanto tempo sem escrever no blog.. tadinho, está abandonado. Assim, estou passando para tirar o pó e dar sinal de vida. A principal novidade que temos é a de que vamos ao Brasil em agosto. É a primeira vez que voltaremos 'a terrinha depois da mudança - serão mais de 2 anos. Estou curiosa para ver como nos sentiremos por lá. Infelizmente, vai ser corrido - serão apenas 3 semanas. Gostaria de ir antes, mas não vai dar, pois minhas aulas terminam no dia 7 de agosto e no início de setembro as aulas recomeçam, então temos que ir neste ínterim. Mas já está bom. Dará para matar a saudades das coisas principais e rever as pessoas tão queridas.
A primavera começou na sexta-feira passada, com muito sol e temperatura agradável, mas logo no domingo caiu muuuuita neve e nesta semana está friozinho. Uma amiga de Toronto me disse que por lá a neve já derreteu toda. Uau, aqui a neve antiga ainda não havia derretido toda e com a neve nova, o monte de neve na frente de casa ainda está alto. Mas na primavera neva mais mesmo por aqui, pois a humidade aumenta, o que propicia a queda dos floquinhos... Logo que chegamos, em 2007, era primavera e um amigo que mora aqui há muitos anos nos disse que a primavera era a pior estação para ele e na opinião da maioria, pois além de nevar mais, é uma época em que a temperatura começa a ossilar bastante. Esquenta um pouco e a gente pensa: agora vai... e daqui a pouco esfria de novo.. aí esquenta, depois esfria e assim vai até maio, quando ai sim a primavera começa a se parecer com primavera mesmo... Que venha maio então. Nem precisamos passar por abril, certo?! rsrs
O livro que comentei no post anterior é muito bom. Não é qualquer pessoa que gostaria de ler, pois é um livro que fala de Deus, Jesus e o Espirito Santo. Eu adorei, pois reflete o que penso e fala sobre o que acredito. Muito bonito mesmo.
Minha maezinha está melhorando. Agradeço a todos que mandaram mensagens de apoio. Ela está fazendo todos os exames necessários e já está "rabujentinha" como disse minha irmã, então é porque está ficando boa... rsrs. Maninha, meu coração se acalmou ontem depois que falamos... Obrigada, viu?!!
Nesta semana, estou de "folga" da escola (spring break), mas acabei arrumando um monte de coisas para fazer - para variar... rsrs Uma delas foi ir na casa da Soraya, para um chá de mulheres. Foi muito bom. Conversamos, rimos e as crianças ficaram brincando no basement. So, desculpe a bagunça....Precisamos fazer mais vezes. Da próxima podermos fazer em casa.
Um beijo a todos e bom resto de semana!!!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

sem novidades...

Bem, não tenho o que escrever, pois está tudo como Dantes no quartel de Arantes...

Tive uma micro folga da escola nesta semana e nossa, como estava precisando ficar uns dias sem pegar em livros de inglës. Aproveitei para começar a ler um dos livros que estão na minha pilha, mas que não consigo ler em razão da falta de tempo (A Cabana - estou amando). O tempo que sobra é para ler livro em ingles da escola, artigos, etc... Fechei meu midterm com notas menores do que o score anterior - 87% contra 93%. É natural, pois minha paciëncia está diminuindo e com isso minha capacidade de concentraçao idem. Ainda assim, fechei com média considerada strong, mas tenho que tomar cuidado senão nem acabo o curso, ja que a nota minima é de 75% e se continuar neste ritmo de queda já viu né.... rsrs

O frio nesta semana foi de lascar e sem querer ser muito otimista mas sendo, espero que esta seja a ultima friacona na casa dos -30C. Ontem, quando saí do trabalho, senti meu rosto como se estivesse partindo em pedacinhos, como vidro quando quebra, de tão frio que estava e entrou um louco lá na loja de bermuda e camiseta - fala se não quer chamar atenção...

Mas que a cidade fica linda toda branquinha e com muito sol isso fica.

É isso!! Bom findi a todos!!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A minha heroína!!

"Mãezinha, hoje vou escrever para vocë e sobre vocë. Sei que vocë não lë o blog e acha essa tal de internet muito esquisita, mas talvez seu coraçãozinho se sinta quentinho, já que estou pensando em vocë e com muito amor.

Olha, eu estou orando para que vocë fique boa e bem feliz e acreditei na promessa que vocë me fez de que vai fazer o exame que o neuro pediu. Estou longe, mas vou ficar de olho, viu?!! Não quero que vocë fique tomando esse remédio que deixa vocë abatida e triste, viu?!! Quero ver a senhora sorridente, gordinha, feliz e fortinha, viu?!!

Mamãe, sinto um amor imensurável pela senhora e quero que saiba que sinto sua falta todos os dias. Vocë é minha heroína e tenho muito orgulho por ter uma mãe forte e batalhadora como a senhora, que me ensinou o que há de mais precioso nesta vida: como amar ao próximo, mesmo que por alguns momentos achemos que este próximo não merece o nosso
amor. Mãezinha, seu coração é do tamanho do mundo e a senhora é uma pessoa maravilhosa. Te amo muito, viu?!!"

Bem, falei com minha irmã e ela me contou sobre alguns problemas de saúde da minha mãe. São problemas muito antigos, que vem e voltam. Agora, porém, ela está tomando um remédio muito forte que a deixa muito apática, tristinha, sem vontade de comer ou falar e ela não quer fazer um exame que a médica pediu. Nossa, enquanto falava com minha irmã, parece que um buraco se abriu no chão e eu comecei a chorar muito. Tentei ligar para minha mãe, mas a lei de Murphy não permitiu que eu falasse com ela naquele dia. No dia seguinte, porém, consegui e fiquei bem melhor depois de falar com minha velhinha, sendo que ela me prometeu que fará o tal exame.


Quando estamos longe de quem amamos, ficamos ainda mais sensíveis e nos sentimos meio que inúteis em situações como esta, mas espero ter conseguido pelo menos convencë-la sobre a necessidade do exame.
Estou de olho!! rsrs


abraços!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Meu menininho está crescendo

Como mãe e uma pessoa temente a Deus, não posso deixar de agradecer diariamente a Deus pela graça de ter meu filho. Gente, ele é lindo (rsrsrs), inteligente, meigo e tem uma personalidade forte, como todo escorpiano que conheço. Ele está crescendo (8 aninhos) e temos tido uns papos "mais cabeça". Fico encantada com o mundinho dele e as vezes (eu diria que muitas vezes) brava com as malcriações. Mas sempre fascinada por essa pessoinha que move meus sentimentos fortemente.
Na semana passada, fomos comprar umas roupinhas e ele escolheu umas camisas que achei horrorosas. Tentei convencë-lo a não comprar, mas depois de uns minutos percebi o que estava fazendo e disse que claro que a mamae compraria aquelas que ele havia escolhido, embora não gostasse delas. Fiz até umas brincadeiras, iitando que chorava cada vez que olhava para as tais camisas, com desenhos e bem coloridas. Esse simples acontecimento me fez perceber que não posso mais trata-lo como meu menininho. Ele tem suas vontades, sua personalidade e tenho que respeitar. Parece que com essa "descoberta", ele vai deixar de ficar embaixo da "minha saia" (rs), mas sei que respeita-lo e icentiva-lo só lhe fará bem.... Agora, ele disse que quer deixar o cabelo crescer e eu disse que tudo bem, embora ache que não ficará bom e que ele também não vai gostar, mas vamos ver até onde isso vai...
Sempre o achei meio precoce, pois desde os 4 anos de idade é fã de Star Wars, Harry Porter e muitos outros filmes que crianças daquela idade ainda não assistem. Ele gosta mesmo e entende. Claro que as vezes tem uma perspectiva um pouco distorcida e mais inocente, mas isso é lindo. Não quero que ele cresça antes da hora. Não fico incentivando nada diferente do que é próprio para a idade dele. Isso faz parte da persdonalidade dele mesmo.
Bem, ele é meu amigão e meu companheirão. Ma, mamãe te ama muuuuiiiito, viu???!!
E vocë, me conta um pouco do relacionamento que tem com sua mãe e ou filho-a.
beijos a todos

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Valentine's Dinner

Ontem, sábado, foi o Valentine's Day por aqui. Como comentei no post anterior, o grupo de Cristãos Brasileiros em Calgary organizou um jantar. Foi muito bom. Mais de 15o pessoas. Comida boa, gente animada. Tudo bem brasileiro (ou será italiano, já que os pratos foram 'a la Italiana? rsrs). Eita grupo bom esse viu...


Algumas fotos:











beijos!!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

as coisas mudam....

Engraçado como algumas coisas mudam. Nada como um dia após o outro. Quando estava no Brasil e surgiu a questão da vinda para o Canada, ficava procurando webcams sobre Calgary, para ver um pouquinho a cidade, embora já a conhecëssemos, mas queria ve-la com outros olhos, já que quando viemos os olhos eram de turistas. Pois bem, ontem estava olhando o Google imagens e me peguei procurando por webs de São Paulo. Dei risada sozinha, pois achei engraçado depois de quase dois anos querer ver um pouco do movimento de São Paulo. A gente sabe bem como é, não esquece, mas ver online e em tempo real é diferente. Muito estranho isso... rsrs
Bem, comemoramos nosso anniversary almoçando num restaurante chamado Olive Garden, que foi indicação da minha amiga Paula. Aprovadíssimo. É um restaurante italiano, com pratos muito saborosos e nada apimentados. Os Canadenses são chegados numa pimenta e isso não me agrada muito. Calgary tem esse lado bom, pois se procurar acha-se de tudo por aqui. Ha muitos restaurantes e para atender quase todos os gostos. Aliás, a comida aqui é uma parte bem tranquila da adaptação. Encontramos quase tudo no Superstore e tenho feito pratos com gosto de comida brasileira. Outro dia achei Yakult (que não se chamava Yakult). Nesta semana comprei goiaba e assim vai. As coisas estão chegando... Muito bom. Daqui a pouco algum Paulista abre uma pizzaria.. (lets wish... rsrs)
Eu e o Matheus temos alguns dias de folga. Ufa, que benção! Não teremos aula até segunda-feira. Folga que veio em boa hora, pois estou muuuuiiiiito cansada. Na verdade, estou ficando cansada de estudar inglës. Sabe aquela coisa de sempre: gramática, writing, reading, etc... Estudar regras disto e daquilo. Cansa, mas é preciso, então o jeito é sacudir a poieira e ir em frente. Ninguém mandou começar a estudar inglës com 36 anos de idade.... Cecilia, demora mais, vocë não sabia??!! kkk
Com este ritmo corrido, tendo que conciliar escola full time, trabalho part time, serviços domésticos, de mãe e de esposa full time, acaba não sobrando muito tempo, então quero me desculpar 'aqueles que esperam um contacto ou uma resposta minha. Tento responder a todos, mas as vezes demora um pouquinho, ta? Mas olha, vou deixar meu e-mail aqui e quem quiser eh só escrever, pois fia mais fácil responder uma dúvida direta. Estou sempre disposta a ajudar com nossa experiëncia, ok? Anote ai: bracecilia@gmail.com
Estamos planejando ir ao Brasil neste ano. Algumas variáveis estão no meio dos planos, mas vamos nos empenhar para que dë certo.
Quero agradecer a todos os amigos que tem passado por aqui. Alguns comentam e sei que outros não e é sempre gratificante saber que meu espacinho foi visitado por voce. Fiz amizades muito boas através da internet e espero sempre fazer mais!!
Tenho visto que o consuldo no Brasil começou o ano com força total e tem muita gente no processo que está recebendo um alo. Assim, desejo boa sorte a todos que estão aguardando um sinal de fumaça do consulado. O sinal demora mas chega. Não desanimem.
Sábado é o Valentine's Day por aqui (dia do amor) e teremos um jantar no grupo de Cristãos Brasileiros de Calgary. É equivalente ao dia dos namorados do Brasil, mas aqui comemora-se o amor (todo tipo), então a comemoração não fica restrita apenas aos casais de namorados. Acho mais legal.
beijo a todos e um otimo final de semana