domingo, 28 de junho de 2009

Reflexão

Li este texto no blog da Silney e achei fantástico. Como parece que ficou um pouco pequeno, vou transcrever a mensagem abaixo. Vale a reflexão. Como respondi para a Silney, já cometi o erro de julgar sim - não sou perfeita, mas com a maturidade que os anos estão me dando e o crescimento espiritual que busco a cada dia, tento olhar para a minha própria mochila das costas e tento sequer notar a mochila nas costas dos outros. Quantas vezes na vida já não fomos julgados e as vezes por pessoas que sequer nos conhecem o suficiente (as vezes nem nos conhecem) ou então se baseiam em comentários alheios ou em "achometros"? Sou uma pessoa que tem um senso de justiça muito grande e acredito que todo ser humano tem um lado bom, então tento mesmo aceitar as pessoas como elas são e procuro olhar para o lado bom desta pessoa, já que não sou nada nem ninguém para fazer julgamentos, mas infelizmente o mundo está cheio de pessoas como na figura abaixo, né não?!!



"Gilberto de Nucci tem uma excelente imagem a respeito de nosso comportamento. Segundo ele, os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.Na sacola da frente, nós colocamos as nossas qualidades. Na sacola de trás,guardamos todos os nossos defeitos.Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos, impiedosamente, nas costas do companheiro que está adiante, em todos os defeitos que ele possui.E julgamo-nos melhores que ele – sem perceber que a pessoa andando atrás de nós está pensando a mesma coisa a nosso respeito."

Boa semana a todos!!!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Aniversário da minha irmã e saudades

Ontem foi o aniversário da minha irmã mais velha. Ba, parabens!! Tentei falar com voce, mas nao consegui - te mandei um e-mail, voce viu? Que Deus ilumine voce cada dia mais e mais! Perdi o bolo, né?! snif, snif :( - Eh tradição na minha família sempre fazer pelo menos um bolinho para o aniversariante. Sinto uma falta disso. O meu niver está chegando e mais uma vez não terei a baguncinha da família, mas olha maninhas, podemos fazer um bolinho atrasado mesmo - chego ai menos de 20 dias depois do meu niver, entao podem fazer um bolinho para mim, viu?!! rsrs

Estes dias tem batido uma saudade grande de algumas coisas. Uma delas eh do meu trabalho. Engraçado como as vezes ficamos mais sensíveis. Sei que este assunto é para lá de batido, mas hoje deu vontade de escrever sobre isso. Na semana passada tive uma apresentação na escola sobre música. Tinhamos que escolher uma música na nossa "mother tongue", fazer a tradução by ourself, fazer um cartaz com a versão no meu caso em portugues e em inglës e explicar o significado da música, porque foi escolhida, falar do cantor, etc. Bem, escolhi uma música bem batida, mas que gosto bastante e que tem significado para mim, além de ser fácil de explicar, pois fala de amizade: Canção da América, do Milton Nascimento. Esta música foi tocada na minha colação de grau - acho que é tocada em várias formaturas - rs. Foi um momento bonito, nosso, da nossa turma. Eu e minhas amigas nos abraçamos, choramos, etc. Assim ao fazer a apresentação, senti uma nostalgia enorme, senti muita saudade das amigas e também da profissão, pois esta música também faz um link para mim com a minha vitória na época, de me formar, etc. Depois disso, na mesma semana, fomos assinar nossos papéis relacionados a compra da casa num escritório de advocacia. O ambiente também me deu nostalgia, me remeteu ao ambiente do qual eu estava tão ambientada e que fazia parte da minha vida. Ai fiquei meio sentimental. Me deu saudade do domínio da língua, da segurança que isso nos traz. Enfim, ja senti isso outras vezes e o sentimentalismo e tristezinha passam...

Estes dias, estou preparando meus documentos para entregar no college - apliquei para o curso de Legal Assistant/Paralegal. Não sei se serei aceita, pois estou muito atrasada com os documentos - demorei para mandar traduzir meu histórico escolar do segundo grau. No fundo não tinha bem certeza se era isso mesmo que queria (acho que ainda não tenho - rsrs). Serão mais dois anos de estudo e só depois voltarei a trabalhar na área. O importante para mim é ter um objetivo. Se eu não tivevesse nenhum (ainda que eu não esteja certa sobre o curso a fazer), acho que ficaria deprimida. Tenho que ocupar minha mente e acreditar que daqui alguns anos estarei melhor, trabalhando em algo mais decente, senão piro - rsrs

Bom, deixa eu aproveitar meu dia de folga da escola para encaixotar algumas coisas para a mudança que já está chegando...

beijos a todos

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Home Sweet Home

Quem casa quer casa, certo?!!! rs Assim, após nossos dois anos de Canada, conseguimos comprar nossa casinha por aqui. Uma conquista muito boa e importante. Após olhar muitas casas usadas, acabamos optando por uma nova, pois o negócio oferecido foi bom. A casa nova tem a desvantagem de nõ ter deck, cerca, jardim ou basement desenvolvido, mas tem a vantagem de ter tudo novinho, limpinho e ficar mais com a nossa "cara". O bairro é distante do centro - é uma comunidade nova, mas com um centro comercial enorme perto, várias escolas na região e o metro fica uns 5 minutos de carro - bem pertinho (ainda não sei o tempo indo de onibus). Após alguns (talvez mais que alguns) anos terá uma estação de metro lá pertinho. E o melhor, a vizinhança é nota 10! Há tres famílias de brasileiros na mesma rua e mais uma familia 2 ruas para baixo. O bairro se chama Bridlewood e já apelidaram de Brasilwood - rsrs. Receberemos as chaves no dia 26 de junho e mudamos em julho, após a temporada de torneios do maridão. O cunhado está vindo nos visitar e vai ter que fazer força na mudança! rs

Quanto ao nosso contrato de aluguel, não conseguimos negocia-lo com os proprietários - temos que achar alguem para assumir-lo. Ficamos decepcionados com os landlords, pois propusemos pagar mais 2 meses de aluguel e pagar o anuncio para oferecer a casa e nem assim aceitaram. Mas tudo bem, conseguiremos achar alguém. Fizemos anúncio no RentFaster e já tem duas pessoas agendadas para ver. Um amigo brasileiro a princípio se interessou, mas ele tem cachorro e eles não aceitam aqui. Enfim, fica ai a dica: antes de assinarem um contrato de locação, perguntem sobre a hipótese de quebrar o mesmo, para ja ficarem sabendo.


Segue uma fotinho da Brandao's home e depois que mudarmos coloco mais:



Bom final de semana a todos!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dois anos de Canada

Após um longo e tenebroso inverno, aqui estou eu novamente. Não poderia deixar de registrar neste espaço nossos 2 anos de Canadá, completados no dia 15 de maio. Como já disse por aqui antes, o tempo passa, o tempo voa!! Vou fazer alguns comentários, um pequeno balanço:

Após passar por todas as estações por 2 vezes, posso fazer comparações e a principal delas, é claro, é com relação ao inverno. Bem, o inverno de 2007/2008 foi mais ameno do que o de 2008/2009, embora tenhamos enfrentado a temperatura mais fria no nosso primeiro inverno - -33C com sensação térmica de -49C. O que aconteceu neste último inverno foi que começou a nevar logio em dezembro e a neve que caiu não foi pouca, então o gelo ficou nas ruas por longos 4 meses. Apenas as avenidas e ruas principais não tiveram gelo durante todo o inverno. Isso não é agradável. Eu já não aguentava mais dirigir e escorregar no gelo, assim como atravessar aquelas ruas com aquela camada escorregadia de gelo, começando pela nossa rua e pela rua da escola. Achei essa parte bem desagradável mesmo. No inverno anterior, nevou menos, então o gelo não ficou tão acumulado e confesso que senti menos a influëncia da neve. Fiquei meses e meses vendo o nosso jardim todo branco e a camada de gelo parecia que não derreteria nunca, mas felizmente ela se foi... A primavera, por outro lado, chegou mais cedo também. Este ano está muito parecido com o mës de maio de 2007, quando chegamos. Tem feitos dias muito agradáveis, com cara de primavera mesmo. vem sempre uma frente-fria para nos lembrar aonde estamos morando, mas não nos incomoda, pois sabemos que logo esquentará de novo. Hoje, por exemplo, após um final de semana maravilhoso, com temperatura de até 24C, está frio e chovendo, mas a previsão é de melhorar na quarta-feira. Espero que seja a última friaca. Em 2007, no dia em que chegamos fez 25C e trës dias depois nevou - foi a última. Assim, acho que depois desse friozinho o tempo deve ficar mais estável mesmo. Mas para concluir, o quesito tempo definitivamente não manda ninguém de volta para casa (Brasil). Dá para se acostumar a ele após comprar os acessórios de primeira necessidade.

Quesito escolas/qualidade de ensino: Nisso o Canada ganha disparado. Todas as professoras que o Ma teve até agora são excelentes. Elas estão sempre com um sorriso largo no rosto e levam o trabalho muito a sério. Dão bronca quando tem que dar e elogiam (e muito) quando tem que elogiar. A alto-estima da criança fica elevada e ela se sente estimulada a fazer aquilo que é certo, pois o good job vem sempre estampadinho nas atividades. Não conhecemos ninguém que tenha criança na escola e que não goste do sistema de ensino daqui. Aprovadíssimo.

Sistema de saúde: Este é mal falado, masd também não tenho muito o que reclamar. Ele é moroso, mas por enquanto passamos em todas as especialidades que precisamos. Não podemos escolher o médico com o qual queremos passar e as consultas com especialistas costumar demorar e,m média 4 meses para acontecer, mas todos os especialistas nos quais passamos nos transmitiram muita segurança; o grande problema está mesmo no atendimento de emergëncia. E tudo de graça. Assim, se compararmos o sistema público de saúde do Brasil, este vai perder feio. Eu, particularmente, não acho o sistema de saúde daui tão ruim como falam.

Adaptação/Amigos: Neste quesito estamos muito bem. Temos muitos amigos e nos sentimos perfeitamente adaptados. A comunidade brasileira tem crescido a cada dia e pessoas maravilhosas, com perspectivas semelhantes estão vindo para cá e isso nos torna próximos. Como não tem,os família por aqui, comemoramos datas como Natal, aniversário, dia das mães, etc, com os amigos. Assim, eles se tornam nossa família aqui. Agradeço a Deus por todos os amigos maravilhosos que tenho aqui. Gosto de todos de maneira especial. Posso fazer uma lista enorme aqui, mas é claro que tem sempre aqueles mais especiais, como minha adorável amiga Eliane, que adotei como irmã Canadense, minhas queridas amigas Scheila e Soraia, que estão aí sempre dispostas a dar uma força e uma palavra de apoio quando precisamos. São pessoas realmente especiais. Minhas queridas amigas Claudia e Adriana, o pastor Jaime e etc, etc. Temos tambem os amigos Canadenses ou "estrangeiros", como minha amiga Russa Larisa e minha amiga Iraniana Goli, com as quais converso bastante tambem. É muito bom aprender sobre as diferenças culturais. A questão da barreira da língua esta a cada dia ficando menos complicada e agora me sinto mais integrada 'a sociedade, pois sou capaz de entender mais o que se passa a meu redor - rsrs

Finalizando, o balanço dos dois anos é muito positivo. Não nos emos mais morando no Brasil. Muito pelo contrário, pensamos em fincar raízes por aqui e estamos inclusive começando o processo de compra de nossa primeira casinha por aqui. depois falo mais sobre isso por aqui.

Para comemorar os dois anos de Canada, fomos para um lugar chamado Waterton Lakes, que fica na fronteira entre Canada e USA. Um lugar muito bonito, no meio das montanhas rochosas. Fizemos um passeio de barco que navega por território americano. O vilarejo de Waterton, que fica dentro de um parque, é muito bonitinho. Depois posto umas fotos por aqui. Vale a pena a visita!

Tenham todos uma otima semana!!

quinta-feira, 26 de março de 2009

uma pincelada...

Puxa, acho que nunca fiquei tanto tempo sem escrever no blog.. tadinho, está abandonado. Assim, estou passando para tirar o pó e dar sinal de vida. A principal novidade que temos é a de que vamos ao Brasil em agosto. É a primeira vez que voltaremos 'a terrinha depois da mudança - serão mais de 2 anos. Estou curiosa para ver como nos sentiremos por lá. Infelizmente, vai ser corrido - serão apenas 3 semanas. Gostaria de ir antes, mas não vai dar, pois minhas aulas terminam no dia 7 de agosto e no início de setembro as aulas recomeçam, então temos que ir neste ínterim. Mas já está bom. Dará para matar a saudades das coisas principais e rever as pessoas tão queridas.
A primavera começou na sexta-feira passada, com muito sol e temperatura agradável, mas logo no domingo caiu muuuuita neve e nesta semana está friozinho. Uma amiga de Toronto me disse que por lá a neve já derreteu toda. Uau, aqui a neve antiga ainda não havia derretido toda e com a neve nova, o monte de neve na frente de casa ainda está alto. Mas na primavera neva mais mesmo por aqui, pois a humidade aumenta, o que propicia a queda dos floquinhos... Logo que chegamos, em 2007, era primavera e um amigo que mora aqui há muitos anos nos disse que a primavera era a pior estação para ele e na opinião da maioria, pois além de nevar mais, é uma época em que a temperatura começa a ossilar bastante. Esquenta um pouco e a gente pensa: agora vai... e daqui a pouco esfria de novo.. aí esquenta, depois esfria e assim vai até maio, quando ai sim a primavera começa a se parecer com primavera mesmo... Que venha maio então. Nem precisamos passar por abril, certo?! rsrs
O livro que comentei no post anterior é muito bom. Não é qualquer pessoa que gostaria de ler, pois é um livro que fala de Deus, Jesus e o Espirito Santo. Eu adorei, pois reflete o que penso e fala sobre o que acredito. Muito bonito mesmo.
Minha maezinha está melhorando. Agradeço a todos que mandaram mensagens de apoio. Ela está fazendo todos os exames necessários e já está "rabujentinha" como disse minha irmã, então é porque está ficando boa... rsrs. Maninha, meu coração se acalmou ontem depois que falamos... Obrigada, viu?!!
Nesta semana, estou de "folga" da escola (spring break), mas acabei arrumando um monte de coisas para fazer - para variar... rsrs Uma delas foi ir na casa da Soraya, para um chá de mulheres. Foi muito bom. Conversamos, rimos e as crianças ficaram brincando no basement. So, desculpe a bagunça....Precisamos fazer mais vezes. Da próxima podermos fazer em casa.
Um beijo a todos e bom resto de semana!!!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

sem novidades...

Bem, não tenho o que escrever, pois está tudo como Dantes no quartel de Arantes...

Tive uma micro folga da escola nesta semana e nossa, como estava precisando ficar uns dias sem pegar em livros de inglës. Aproveitei para começar a ler um dos livros que estão na minha pilha, mas que não consigo ler em razão da falta de tempo (A Cabana - estou amando). O tempo que sobra é para ler livro em ingles da escola, artigos, etc... Fechei meu midterm com notas menores do que o score anterior - 87% contra 93%. É natural, pois minha paciëncia está diminuindo e com isso minha capacidade de concentraçao idem. Ainda assim, fechei com média considerada strong, mas tenho que tomar cuidado senão nem acabo o curso, ja que a nota minima é de 75% e se continuar neste ritmo de queda já viu né.... rsrs

O frio nesta semana foi de lascar e sem querer ser muito otimista mas sendo, espero que esta seja a ultima friacona na casa dos -30C. Ontem, quando saí do trabalho, senti meu rosto como se estivesse partindo em pedacinhos, como vidro quando quebra, de tão frio que estava e entrou um louco lá na loja de bermuda e camiseta - fala se não quer chamar atenção...

Mas que a cidade fica linda toda branquinha e com muito sol isso fica.

É isso!! Bom findi a todos!!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A minha heroína!!

"Mãezinha, hoje vou escrever para vocë e sobre vocë. Sei que vocë não lë o blog e acha essa tal de internet muito esquisita, mas talvez seu coraçãozinho se sinta quentinho, já que estou pensando em vocë e com muito amor.

Olha, eu estou orando para que vocë fique boa e bem feliz e acreditei na promessa que vocë me fez de que vai fazer o exame que o neuro pediu. Estou longe, mas vou ficar de olho, viu?!! Não quero que vocë fique tomando esse remédio que deixa vocë abatida e triste, viu?!! Quero ver a senhora sorridente, gordinha, feliz e fortinha, viu?!!

Mamãe, sinto um amor imensurável pela senhora e quero que saiba que sinto sua falta todos os dias. Vocë é minha heroína e tenho muito orgulho por ter uma mãe forte e batalhadora como a senhora, que me ensinou o que há de mais precioso nesta vida: como amar ao próximo, mesmo que por alguns momentos achemos que este próximo não merece o nosso
amor. Mãezinha, seu coração é do tamanho do mundo e a senhora é uma pessoa maravilhosa. Te amo muito, viu?!!"

Bem, falei com minha irmã e ela me contou sobre alguns problemas de saúde da minha mãe. São problemas muito antigos, que vem e voltam. Agora, porém, ela está tomando um remédio muito forte que a deixa muito apática, tristinha, sem vontade de comer ou falar e ela não quer fazer um exame que a médica pediu. Nossa, enquanto falava com minha irmã, parece que um buraco se abriu no chão e eu comecei a chorar muito. Tentei ligar para minha mãe, mas a lei de Murphy não permitiu que eu falasse com ela naquele dia. No dia seguinte, porém, consegui e fiquei bem melhor depois de falar com minha velhinha, sendo que ela me prometeu que fará o tal exame.


Quando estamos longe de quem amamos, ficamos ainda mais sensíveis e nos sentimos meio que inúteis em situações como esta, mas espero ter conseguido pelo menos convencë-la sobre a necessidade do exame.
Estou de olho!! rsrs


abraços!!