quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Nem Freud explica

Vou comecar falando um pouquinho, como sempre, do dia-a-dia e depois passo para o tema relacionado ao titulo do blog.
Primeiro, quero falar um pouco sobre o inverno deste ano. Felizmente, esta menos rigoroso. Em dezembro, tivemos dias bem frios, com temperaturas abaixo dos menos 20 e isso nos fez pensar que o inverno seria como no ano passado, mas felizmente a temperatura na casa dos -20 nao voltou mais e nao tem nevado muito. Por outro lado, temos tido um pouco menos de dias ensolarados, que eh uma caracteristica muuuito positiva nesta epoca do ano. Dias cinzas e nublados dao uma sensacao de desconforto e as pessoas ficam mais tristes. Isso nao quer dizer que Calgary esta cinza, nao, nao, nao. Apenas temos tido alguns dias de fog e um pouco mais de nuvens, mas isso tudo mesclado com uns dias de sol tambem. Assim a gente vai levando e felizmente o inverno ja passou dea metade. Convivo com ele. Nao gosto dele, mas tambem nao posso dizer que o detesto. Toco a vida, como todo canadense, mas dai dizer que fico feliz com o inverno ou entao que ele me deprime, ah isso nao mesmo, nem uma coisa nem outra. Se eu participasse mais de esportes de inverno, como ski, com certeza curtiria mais esta fase do ano. Tenho colegas na escola que estavam ansiosas na semana passada com a chegada do feriado desta semana porque iam esquiar. Isso faz parte da vida do canadense e arrumar alternativas do que fazer no inverno faz parte da cultura do pais. Alguns amigos dizem que nao ha muito o que fazer no inverno a nao ser ir na casa de outros amigos. Isso nao eh verdade. Pode-se esquiar, patinar, fazer tobogan (sledding), fazer esportes em varios clubes e leasure centres da cidade, alem dos tradicionais cinema, boliche, etc, etc.. Ha sim muito o que fazer e as atividades dependem do estilo e bolso de cada um. A diferenca em relacao ao verao, eh que no calor, a vida eh outdoor e voce nao precisa gastar muito dinheiro, pois ha varios festivais gratuitos de verao e muitos parques para passear, piscinas, passeio de bote no rio e assim vai. O ser humano se adapta a tudo, certo? uns reclamando mais do que outros, mas no fundo todo mundo se adapta.

Nesta semana estou de "folga" do college. Eh a chamada reading week. Uma professora explicou a origem disso: nos EUA, constatou-se que o numero de suicidios de estudantes era muito alto nesta semana do ano, pois eh uma semana de muito stress, ja que alguns estudaram hard no primeiro semestre do ano escolar e estao muito cansados e outros nao estudaram e tem que correr atras de nota, ja que o ano letivo esta chegando ao fim. Em razao disso, essa tal de reading week foi criada em varios colleges e universidades dos EUA e o Canada comecou a adota-la tambem. Este eh o primeiro ano que o SAIT tem isso. Porem, coloquei "folga" entre aspas, pois o numero de tarefas que tenho eh gigante. Quase todos os professores nos passaram assignments para fazer, sendo que a semana de mid term exames comeca logo apos a "folga". Por isso, estou eu aqui "sofrendo" com meus afazeres, mas minha cabeca esta meio distante dos estudos. Tenho que fazer um contrato de compra de uma empresa para a materia de Commercial Law. Isso em portugues seria muito simples, mas em ingles e no formato daqui, ai, ai, nao tem sido assim tao facil - felizmente estou terminando, mas isso representa um pedacinho do trabalho. Vamos la Cecilia, nao reclame... rs

Bem, finalmente, chegando ao tema do blog, vou filosofar um pouco (ou seria especular? whatever...). Tenho a impressao que a mulherada que conheco, falando aqui das brasileiras, fica muito mais sensivel em terras canadenses e me incluo ai tambem. Os homens (os maridos) nao estao nem ai pra muita coisa e por isso as coisas sao mais faceis para eles, mas a mulherada parece que se altera mais. Sera que eh a saudade da familia? Sera que eh falta ou saudade da profissao, ja que muitas se afastaram de suas profissoes? Sera que eh o clima? Realmente nao sei, o que sei eh que sempre tem uma amiga triste ou chateada com alguma coisa. Ai, uma melhora e outra piora e assim vai.... Parece que o humor fica mais a flor da pele, nao sei. Alias, nem Freud explica, nao eh mesmo? Mulher eh assim, meio esquisita mesmo!! Voce, que eh mulher, me entende, nao eh? kkkk

Bem, bom resto de semana a todos!!

sábado, 16 de janeiro de 2010

A semana

Essa semana foi tao intensa que parece que passou um mes desde que escrevi aqui pela ultima vez... Retornaram as aulas no Sait e estou feliz com meus novos professores e materias, que agora sao mais tecnicas. O horario novo das aulas casstigas um pouco, pois por 4 dias na semana entro as 8h da manha e moro longe, o que significa que as 5h30 da matina estou levantando. Ainda nao me acostumei com o novo horario, mas daqui as pouco entro no ritmo...
O marido teve que ir para a China no lugar do chefe dele. Foi meio inesperado, entao meio corrido para tirar visto, etc. A filhinha do chefe do marido fez uma operacao para tirar as amidalas e teve hemorragia interna e foi sangue para o pulmao. Ela ficou bem ruinzinha e em razao disso o chefe nao tinha condicoes de cumprir o compromisso de ums viagem para a China e pediu ao Antonio para substitui-lo - nao dava para dizer nao, ne?!.. Resumo da historia: estamos sozinhos em casa (eu e o Ma) e esta um poico corrido para mim, pois eh o Antonio quem leva o Ma na escola. Terei que perder aula dois dias da proxima semana e chegar atrasada num outro, fazer o que.. Tenho um professor que nao permite atrasos e tranca a porta as 8h em ponto, mas ele eh tao bom que nao consigo ter raiva dele... rs
Esse eh o lado ruim de naso ter parentes por perto para recorrer numa hora destas.. No Brasil, pediria um help para minha irma ou mamy. Enfim, faz parte...
Nesta semana bateu uma enorme saudade do Brasil: amigos, familia e do trabalho. Ai, como eh bom produzir e sentir-se util. Sinto falta de usar a cabeca, fazer trabalho mais intelectual. Nao tenho nada contra trabalho bracal, mas ter um pouquinho de intelectual ajudaria bastante..
Talvez este seja o ano das visitas, pois meu cunhado vira com a familia em abril. Ficara no maximo uma semaninha, pois ira em um congresso em Montreal e aproveitara para dar uma passeadas por aqui. Em julho a minha mae vira e minha irma quer vir com ela. Minha sogra esta em duvidas entre vir em abril com o fillho ou julho com minha mae, mas disse que vira. Enfim, em dezembro meu sobrinho e afilhado quer vir com a namoradas... Casa cheia, oba!! Quem sabe mais visitas nao pintam por ai?? rs
Por fim, algumas ruas em Calgary estao um gelo soh. A temperatura foi fantastica durante todas semana, gracas ao Chinook (vento). Tivemos + 10 em dois dias e na casa de +7/+8 por outros dias. Isso fez com que a neve comecasse a derreter, formando possas d'agua, sendo que durante a noite a temperatura cai e tudo congela de novo. Resultado: gelo puro em varios lugares. Fui checar a caixa do correio hoje e ao atravessar a rua quase beijei o chao - felizmente nao cai. Espero que a prefeitura mande um caminhao para jogar pedrinhas por aqui....
Um otimo domingo para todos!!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

E o que vem de novo no ano novo??

Nosso Natal foi bem tranquilo. Meu sobrinho esteve aqui por quase 6 meses e passou o Natal conosco, entao tivemos um celulinha da familia por aqui. No dia 28 ele foi embora e o Ma sentiu bastante a ida do primo, pois este meu sobrinho eh um menino de ouro e era um companheirao para ele, mas faz parte, nao eh?

No dia 24 fomos ao jantar da nossa igreja por aqui e passamos a com varios amigos brasileiros. No dia 31 fomos para Canmore, uma cidadezinha aos pes das montanhas rochosas e que eu adoro. Soh a vista do quarto do hotel ja valia a viagem. Tudo muito lindo. Fomos ao mesmo hotel do ano passado, com os mesmos amigos (faltou a Soraya, Ravi e Tutu) e jantamos no dia 31 no mesmo restaurante. O que eh bom a gente repete, nao eh?

E, nesta semana, as coisas estao voltando ao normal: o marido voltou ao trabalho, o Ma volta para a escola amanha e eu volto para a escola na segunda (ai, da uma preguicinha...mais uma semaninha seria otimo - rsrs).

Estava hoje pensando no que pode acontecer neste ano de 2010. As vezes planejamos tantas coisas que nao ascontecem e as vezes acontecem coisas que nao planejasmos, nao eh? Por isso, nao fiz nenhuma to do list, ja que no ano passado nao fiz e muitas coisas boas aconteceram, como a compra da nossa casa, a ida para o Brasil e a entrada no Sait. Claro que estas coisas exigem uma forma de planejamento, mas estou falando aqui dasquela tentativas de comeco de ano de fazer lista ou tracar objetivos - isto eh que nao quero, pois penso que os objetivos podem ser diarios e sao alteraveis, ja que as vezes algo inesperado acontece no meio do caminho e somos obrigados as mudar os planos ou entao simplesmente mudamos nossos objetivos. Assim, vou deixar rolar e deixar Deus continuar agindo em nossas vidas, sempre com bencaos e com demonstracao de seu infinito amor por nos.

Entao, que venha 2010 e que ele possa ser muito bom para todos nos!!
Finally, ontem foi o niver da minha amiga Eliane e acreitam que achei que era hoje.. Ai, que mau. To ficando gaga mesmo!! sorry my friend!! You know I love so much!
Algumas fotinhos dos ultimos dias:















sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Olha eu aqui

Sei que ando meio sumida, mas de vez em quando passo por aqui para contar um pouco dos acontecimentos e nossa vida por estas terras geladas. Pois eh, vamos comecar pelo tempo: tem feito bastaaannte frio por aqui. Na semana passada, tivemos uma tempestade de neve bem fortinha e a cidade esta toda coberta de neve. Em algumas areas da cidade (norte) nevou bem mais do que aqui no sul aonde moro e a neve chegou a 1 metro - eu hein, ainda bem que moro no sul.. rsrs Hoje, uma semana depois, voltou a nevar e a previsao esta bem ruinzinha para o final de semana, com muito vento, e sensacao termica que vai chegar na casa dos -30. O jeito eh alugar filmes, ligar a lareira e tomar um vinhosinho.

Muita gente tem me perguntado sobre o college. Estou chegando ao final do primeiro semestre (que na verdade eh um quadrimestre) e o balanco eh bem positivo. Estou muito ocupada, com muito trabalho e preparacao para os exames finais. A ultima prova sera no dia 23 de dezembro - quase no natal. Minhas notas estao muito boas, mas sou muito dedicada. Nao queria ser assim, pois estou sempre tensa para fazer as tarefas e me preparar para as provas. Gostaria de ser mais tranquila, mas NAO consigo. Enfim, eh o meu jeito. Comecei a gostar mais do curso estou podendo comparar bem as diferencas entre o sistema legal dos dois paises. No proximo semestre, terei mais materias interessantes, como Commercial Law, Real Estate Law, o que eh bem legal. Vamo que vamo... Agora, mal posso esperar pelas longas duas semanas de ferias que terei.

Meu menininho (o Matheus) esta indo muito bem na escola e eh muito elogiado pela professora. Adaptou-se perfeitamente a nova escola e gosta mais do que a antiga. Otimo!
O marido anda um pouco estressado com o trabalho, mas esta levando.

Meu sobrinho esta se preparando para ir embora no final do mes. Foram os 5 meses mais rapidos que ja vi passar. Parece que chegou outro dia e ja vai embora. Sentiremos falta dele, pois eh um menino "de ouro" e eh um companeirao do Ma, que ja esta se lamentando pela ida dele. Fazer o que, nao eh?

O Natal esta chegando. Eh uma epoca em que sentimos muita falta da familia e por isso nos reunimos com amigos queridos, que sao nossa familia por aqui.

Gostei da decoracao de natal que fizemos. Simples, mas ficou bonitinha:





domingo, 15 de novembro de 2009

A violencia nao acaba nunca??

Esta semana fiquei profundamente abalada com a noticia do assassinato de um amigo dos bancos de faculdade. Quando li o e-mail fiquei atonica e no mesmo momento me vieram imagens dele em minha mente, sempre muito alegre, com um sotaque paranaense e cheio de disposicao e vida. Ele tinha apenas 38 anos, deixou tres filhos pequenos, sendo que o mais novo tem apenas tres anos. Foi vitima de um assalto e mesmo sem reagir recebeu um tiro no peito. A esposa estava junto, mas os bandidos "decidiram" poupar a vida dela. Digo assim porque nossas vidas tem ficado cada vez mais nas maos de bandidos como estes, que nao tem nada a perder, contam com a impunidade e num piscar de olhos nos "poupam" a vida ou nao... Chorei, orei pela familia e ainda me emociono ao lembrar dele. Algumas notas sairam no jornal, ja que ele era advogado de uma emissora de TV de Sao Paulo. Quando li a materia pela internet, fiquei sabendo que ele havia ido a uma farmacia com a esposa e na frente da farmacia foi abordado pelos "meliantes".

Olhei meu album de formatura que recentemente trouxe do Brasil e numa das fotos estava la meu amigo ao meu lado, abracado a mim, feliz com a conquista do diploma e cheio de vida pela frente. Eh essa a imagem que vou guardar dele, com um largo sorriso no rosto...

Infelizmente, uma triste coincidencia existe aqui. Ha dez anos atras, um dos melhores amigos do marido, tambem dos bancos de faculdade, foi morto por bandidos em frente a uma farmacia aonde foi comprar remedio para gripe. Tinha 40 anos na epoca, deixou duas filhas e uma esposa guerreira, que conseguiu criar as meninas sozinha e hoje a familia mora no Canada.

Puxa, 10 anos se passaram e as coisas continuam acontecendo do mesmo jeito. A violencia esta rodeando as pessoas e vidas inocentes sao terminadas drastica e tragicamente. A impunidade continua do mesmo jeito e o sistema penal brasileiro cada vez menos eficiente. Essa violencia nao vai acabar nunca?

Que Deus nos proteja, porque o homem esta matando homens.....

Sei que o post ficou pesado e triste - desculpem - mas como poderia nao ficar, nao eh?

grande abraco e uma otima semana a todos!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

sobre o college

Algumas pessoas me escreveram perguntando sobre o processo para se entrar no college, entao vou explicar como foi comigo aqqui no SAIT, em Calgary, ok?

Primeiramente, eh importante saber que os requisitos para admissao variam muito de acordo com cada instituicao de ensino e de acordo com o curso escolhido. No caso do curso de Legal Assistant do SAIT, deve-se comprovar a proficiencia na lingua, o que pode ser feito de varias formas, como IELTS, prova de admisssao do proprio SAIT, TOEFL ou entao com as notas dadas pelo Centro de Imigracao (benchmark). Quando iniciei o processo e questionei sobre os documentos necessarios, me disseram que eu deveria apresentar o meu historico do segundo grau e algum diploma que eu eventualmente possuisse. Traduzi meu historico e meu diploma, mas nenhum destes documento foi solicitado. Apos comprovar a proficiencia da lingua, me foi pedido para enviar um Resume (Curriculum), que adaptei de forma bem simples, com foco no que quero estudar e tambem um documento chamado CAREER INVESTIGATION REPORT. Percebi que este ultimo eh bem importante, pois eles querem saber se voce esta por dentro do mercado de trabalho relacionado a profissao, se sabe o que ira estudar, etc. Em outras palavras, se nao esta simplesmente caindo de paraquedas. Eh importante nao apenas copiar e colar os dados encontrados na net neste Careeer Investigation Report, mas sim adaptar as informacoes usando nossas proprias palavras. Falo isso porque uma amiga coreana da minha turma de ingles aplicou para o mesmo programa e depois de apresentar o documento, recebeu uma ligacao do Academic Chair perguntando se ela havia copiado tudo da internet e ela disse que sim e ele entao disse a ela que nao estava aceitando o documento e que ela deveria preparar outro.

Resumindo, foi relativamente simples. O mais complicado no meu caso foi atingir a nota minima para o ingles, que eh o benchmark 8 em todos os quesitos: listening, speaking, writing e reading. No meu caso passei dois anos estudando ingles, lembrando que cheguei aqui com o basico do basico.

Bom, eh isso. Se alguem quiser saber mais alguma coisa eh soh perguntar.

De resto, esta tudo indo. A vida esta corrida, como sempre, mas tudo bem. Por aqui deu uma esfriada boa na semana passada, com ate que bastante neve, mas esquentou, a neve derreteu e estamos agora com temperaturas normais para esta epoca do ano. Ufa, ainda bem, pois so de pensar em ficar com aquele gelo no chao desde outubro ja estava ficando triste... rs

Um beijo todos!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

como anda a vida...

Bem, faz tempo que nao passo por aqui para dar noticias... No dia 03 deste mes voltamos do Brasil e voltamos aa rotina por aqui. O Ma foi para a escola nova (mudamos de bairro) e amou. As escolas por aqui realmente dao um show. A professora dele eh um doce de pessoa e logo no primeiro dia ele saiu de la com um sorrisao no rosto. Ufa, que bom!!! Na semana seguinte comecou meu curso no College. Estou fazendo Legal Assistant/Paralegal. Eh um curso de dois anos. Ainda estou me adaptando ao ritmo do college, que eh bem puxado para mim. O curso eh full time e os horarios sao meio malucos, cada dia comecando e terminando num horario diferente. Sei que terei que estudar muito e muitas vezes tenho que ler a materia antes da aula em razao da questao da lingua... Estudar la eh muuuito diferente de estudar numa escola de ingles, aonde todos sao estrangeiros e falam com sotaque. Na minha classe ha 35 alunos e apenas 4 sao imigrantes; o restante eh canadense; costumo dizer que estou no mundo real agora.... rsrs Ainda nao deu para gostar do curso. Vou avaliar melhor apos as primeiras provas.

Quanto aa nossa casa, estamos tentando fazer o que falta ainda antes do inverno. As casas novas aqui nao vem com a parte externa terminada; temos que fazer o landscaping, fence, decks ou equivalente. Fizemos nesta semana um patio de concreto ao inves de deck. No Brasil, para fazer um piso de cimento eh super simples e barato. Contratamos um pedreiro, compramos material e o custo nao eh tao alto, mas aqui eh bem diferente e o custo eh bem mais alto... enfim, achamos que agrega valor aa casa, alem de exigir menos manutencao do que um deck de madeira. Vamos tentar colocar a grama ainda antes do inverno e deixaremos apenas a cerca para o proximo ano...

De resto, a vida segue normalmente...

beijos a todos e boa semana!!