segunda-feira, 24 de maio de 2010

Feriadao

Hoje eh feriado por aqui, mas infelizmente o maridao esta trabalhando, entao nao poderemos desfrutar do mesmo em familia e olha que esta um dia lindo de sol.. Paciencia!

Acreditam que meus enjoos voltaram? Estou com 24 semanas de gravidez e por essa eu nao esperava. Na semana passada troquei a vitamina que estava tomando e logo na primera vez que tomei vomitei um monte e achei que era a tal da vitamina. Voltei pra antiga, mas me sinto enjoada todos os dias desde entao e hoje pela manha vomitei de novo e percebi que os enjoos do comeco da gravidez voltaram. Pesquisei na net e vi que isso pode mesmo acontecer com algumas mulheres. Uau, ninguem merece, pois eh muito ruim, ne nao? Fazer o que - espero que passe logo...
O Matheus estava um poco de ciumes com a chegada da irma, mas esta melhorando. Ufa, haja conversa e carinho. Como ele ja tem 9 aninhos, achei que nao teria tanto ciumes, mas me enganei redondamente. Passamos uma fase bem complicada no ultimo mes, com um comportamento horroroso dele, muita malcriacao, ate que um dia, apos conversarmos, ele chorou muito e confessou que achava que eu iria gostar mais da Amandinha do que dele. Cortou o coracao, pois vi que isso o estava atormentando. Conversei bastante e expliquei que o coracao da mamae vai se dividir em dois e vou amar a Amanda do mesmo jeito que o amo, nem mais, nem menos. Falei das avos, que tiveram 4 e 6 filhos respectivamente e que por isso, tiveram que dividir o coracao e teve amor igual para todos, bla, bla, bla... Tenho tentado ficar bastante com ele e tenho pedido a ajuda dele para escolher coisas para irma e ate para fazermos algumas coisinhas, como pintar as letrinhas do nome dela - foi ele quem me ajudou e adorou, claro. Uma amiga pedagoga me disse que devo esperar inclusive uma reacao mais agressiva quando a bebe nascer, pois pode ser que ele tente ate machuca-la, como beliscando ou mordendo.. ai, sera? Tenho lido a respeito e o jeito eh conversar, conversar e conversar...
Tenho que estudar, mas confesso que com esse enjoo todo que estou sentindo hoje quero mais e fazer nadinha...
Quero agradecer todas as mensagens do post anterior.
um beijo a todos e boa semana!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Muito assunto e falta de inspiracao...

Gente, nao falta assunto, mas confesso que esta faltando eh inspiracao para escrever... Tenho trabalhado na decoracao do quartinho da Amanda, alem de estar fazendo um curso de 2 vezes por semana - estou antecipando uma materia do segundo ano do curso e pretendo fazer pelo menos mais uma materia antes de voltar, se eh que vai dar para voltar mesmo, mas este eh assunto para um outro post.
Ontem, fui numa na medica obstetra especialista em gravidezes de risco. Gostei muito dela, mas o consultorio eh super longe de casa e o hospital em que ela atende idem. Fica em NE e moro no extremo sul da cidade. Estou em duvida sobre o que fazer, pois tenho outra consulta marcada com outra medica e segundo meu medico de familia, vou poder escolher entre uma das duas. Fizeram um referral para duas medicas diferentes e por falta de medico, agora tenho duas... Depois decido... Aqui os medicos nao escondem nada, entao ela me disse que mesmo tomando remedio e a gravidez estando avancada - estou com 23 semanas, posso ter problemas de coagulacao - para ter isso em mente, ou seja, enquanto a bebe nao nascer nao estarei sossegada. Well, fazer o que? Eh acreditar que Deus esta junto comigo nesta caminhada e que ELE sabe o que sera melhor para mim.

E voltando ao assunto decoracao... Com o segundo filho a gente nao gasta tanto dinheiro como no caso do primeiro. Alias, nem que eu quisesse poderia gastar muito, pois aqui soh o marido trabalha, entao o orcamento eh bem apertado. Tinha pensado em pintar o quartinho, colocar uma faixa de madeira ou de papel parede e colocar uns desenhos, mas o marido me convenceu de que seria muito trabalho para fazer sozinha com uma barriga que nao esta tao grande, mas que ja atrapalha um pouco. Decidi entao usar stickers (adesivos). Comprei varios e misturei tudo, na tentativa de criar um ambiente bem coloridinho. Tive a ideia de fazer uma arvore numa das paredes. Queria mesmo era pintar uma, mas meus dotes para desenho sao limitadissimos, entao montei uma e coloquei varios enfeites, mas nao deu muito certo e tirei a danada da parede. Agora tenho que concertar o estrago que ficou no lugar da arvore, mas tudo bem, ja passei a massa e hoje vou dar uma pintada aonde ela estava... Aqui, o mercado de coisas usadas eh quentissimo, especialmente para coisas de bebe, pois sao coisas muitas vezes pouco usadas. Sendo assim, decidimos comprar alguns items usados e em bom estado. O berco foi um deles - compramos do chefe do Antonio e o marido fechou o negocio sem sequer falar comigo ou ver o berco. Fiquei brava com ele e torci para que o berco fosse bonitinho. No comeco do mes o chefe veio trazer o danado e nao gostei muito.. Well, o que fazer entao? Decidi que tentaria "apagar" o berco com enfeites que se destacam e no final ate que estou me acostumando com ele e ja nao o acho tao feinho assim. Seguem algumas fotos:

Por hoje eh soh. Beijo no barrigao das minhas amigas gravidas e beijao para todos os leitores (as)!!


terça-feira, 4 de maio de 2010

Too old? We?

Primeiramente, gostaria de agradecer por todos os comentarios e mensagens de carinho deixadas no post anterior. Eh muito bom ter amigos, inclusive os virtuais.

Weel, I think I am really getting old... Eh muito interessante a reacao espontanea de algumas pessoas com a nossa gravidez. Nao somos mais tao jovens, mas confesso que nao me sinto assim tao velha, mas para os padroes canadenses, somos considerados too old. Ja perdi a conta de quantas vezes isso ja nos foi dito, seja direta ou indiretamente. Por exemplo, uma amiga brasileira quando soube da gravidez perguntou se eu ainda tenho paciencia para cuidar de bebes, pois "nessa" idade a paciencia diminui.. hehehe Os medicos, diante do meu historico meio complicado, com 3 abortos e diante da minha idade, nao cansaram de me alertar para a possibilidade de uma nova gravidez nao bem sucedida e ainda acrescentam que diante da minha idade, talvez exames complementares fossem feitos. Um amigo de trabalho do Antonio disse a ele na semana passada: I'm happy for you and Cecilia, but I would never get a baby with 50 yearss old... Pois eh, tenho 39 anos e o Antonio 51. Este eh nosso segundo filho e ate entao, nao me achava uma mocinha, mas tambem nao estava me achando uma vovo, mas pelo jeito eh o que pensam de nos... kkkkk O fato eh que estamos bem fisica e mentalmente e sabemos que apesar da grande diferenca de idade entre o Ma e nossa futura filhinha, ter um irmao/irma eh muito bom e eles vao ser unidos e se ajudarao muito. Nossa princesinha esta bem. Hoje fui na primeira consulta com a obstetra - uau, finalmente - e escutei os bastimentos cardiacos, que estao a 151 por minuto - otimo, segundo a medica. Passamos da metade da gravidez - estou agora com 21 semanas e com o termino das aulas no SAIT, comecei a comprar as coisinhas dela. Quero deixar o quartinho pronto ate o final de maio, pois junho e julho sao meses muuuiiito corridos pro marido, que trabalha loucamente, entao o tempo para comprar coisas, montar, etc nao existira e sinceramente, nao quero deixar tudo para agosto, na fase pos torneios da empresa do marido, ja que o Ma nasceu 5 semanas antes do prazo. Melhor me antecipar do que correr o risco e nao ter o basico pronto...

por enquanto eh soh...

boa semana a todos!!

sábado, 17 de abril de 2010

Semana agitada e com fortes emocoes

Ha um tempo atras, li no blog na minha amiga Mirela um post que falava do telefone tocando de madrugada com noticias nao agradaveis do Brasil. Aquilo me sensibilizou bastante, pois tratava-se do falecimento do pai dela e fiquei imaginando o quao ruim era acontecer algo como aquilo estando tao longe. Pois bem, na madrugada de sexta-feira para sabado passado aconteceu o mesmo aqui em casa. O telefone tocou de madrugada, o marido levantou para atender e eu o ouvi falando em portugues. Assustada, levantei para saber do que se tratava e para minha triste, muito triste surpresa, era a noticia do falecimento do meu pai. Nossa, o chao parece que se abre e fica dificil pensar racionamente. Meu primeiro impulso foi o de comecar a arrumar as malas para embarcar no primeiro voo possivel rumo ao Brasil, mas ai alguem tem que pensar racionalmente e no caso o marido comecou a analisar e ponderar a situacao. Primeiro com relacao a minha gravidez, que eh considerada de risco em razao de probleminhas ocorridos em gravidezes anteriores. Depois a passagem. Meu visto americano venceu e nao renovei ainda, entao teria que ir pela Air Canada, que tem apenas um voo diario para o Brasil. Quando consultei pelo site, constatei que o preco para embarcar no dia seguinte era de quase 3 mil dolares. Com esse preco, nao poderia levar o Ma comigo, que teria que ficar sozinho com o pai e enfrentariamos problemas com horarios... Alem do mais, havia a grande possibilidade de eu nao chegar a tempo do enterro, pois este foi numa cidade do interior, nao muito longe de Sao Paulo, mas que demandaria tempo para chegar. Viajar 17 horas de Calgary ate Sao Paulo e depois mais 1h e meia ate Sorocaba, sem parar para um minimo descanso, com 5 meses de gravidez nao eh la uma coisa muito boa. Por fim, tem a questao do college. O semestre esta acabando e eu tinha provas e trabalhos agendados para a semana. Eu nao tinha condicoes de raciocionar, pois meu coracao queria estar perto da familia, mas segui as ponderacoes do marido e decidi nao ir. Fiquei aqui, sofrendo soszinha, mas mesmo assim, sei que a carga emocional foi menor, pois no enterro, com todos os irmaos e parentes, sei que sentiria mais. Por outro lado, nao poder ver o rosto do meu pela ultima vez doeu demais e essa eh uma ferida que vai demorar um pouco a cicatrizar. Quando se muda de pais, todos sabemos que situacoes como esta podem acontecer, mas vivencia-la eh horrivel. Ficam ai algumas licoes, como ter o visto americano, pois as opcoes de viagem pelos EUA sao varias....
O meu cunhado estava aqui nos visitando por apenas 4 dias, entao decidimos ir no sabado para as montanhas, pois assim nao ficaria em casa triste, olhando fotos e pensando no meu pai. Me despedi dele la - num dos lugares que mais gosto de ir, aonde se sente a presenca de Deus e sei que ele ouviu minhas oracoes la de onde ele esta. Pai, descanse em paz! Sentiremos saudades!!
Na segunda-feira - dia 12 - estava agendado meu ultrasson morfologico, ultrasson no qual, alem de avaliar as condicoes gerais do feto, se pode saber o sexo do bebe. Gracas a Deus, tudo esta perfeito com nosso bebe e soubemos que Deus nos presenteou com uma menininha. A Amanda esta vindo por ai. O ultrasson me deixou muito feliz e pude experimentar dois extremos de sentimentos.
Enfim, eh a vida. Amanda faz parte do ciclo de renovacao dela. Nossa bebe esta assim: ="<param'>http://babystrology.com/tickers/baby-ticker-glass.swf?parent=Cecilia&year=2010&month=9&day=12&babycount=1"><param
Infelizmente, um probleminha que estou tendo durante a gravidez aconteceu novamente na quarta-feira e la fomos nos de novo para a emergencia. Isso nao afeta a bebe, gracas ao nosso bom Deus.
Para terminar a semana, hoje fomos num churrasco de aniversario do nosso querido amigo e pastor Jaime. O Ma acordou doentinho e reclamando de dor na barriga, mas decidimos ir no churrasco mesmo assim, pois achei que nao era nada serio. La ele passou mal e tivemos que voltar para casa. Peco desculpas mais uma vez aos meus amigos Otavio e Bia, pois nem pude conversar e ficar com voces. Sei que eh uma stomach flu, virus muito comum por aqui e dura cerca de dois dias. No geral o Ma esta bem, tem apenas que repousar um pouco, ficar em casa e tomar liquido, pois isso da diarreia e vomito e tenho que cuidar do meu meninino.
E assim, entre noticias nao tao boas e maravilhosas como a da Amanda, a gente vai tocando nossas vidas nas terras geladas!!
um beijo a todos e boa semana!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

The time goes by

Uau, como o tempo voa!!! To eh achando bom, primeiro porque falta pouco para terminar o primeiro ano do college, segundo porque, como toda gravida, quero ficar com o maior barrigao e sentir o bb mexer muito e, finalmente, porque minha mae e irma virao em agosto e minha sogra vira em setembro, entao sentiremos o carinho da familia por um tempo.

Quando estava gravida do Ma, minha tia me disse que sentir o bb mexer era uma das sensacoes mais inesqueciveis de uma mae e ela tem razao, pois fiquei com aquela sensacao por anos. Agora vou sentir de novo, oba! Ja estou comecando a sentir como se uma borboletinha esta voando na minha barriga. Na primeira gravidez comecei a sentir com 18 semanas.

Quanto ao curso, ao mesmo tempo em que estou feliz por parar um pouco em razao do bb, estou ao mesmo tempo com uma sensacao de medo de morrer na praia. Fico aqui pensando, sera que vou conseguir terminar? Um bb pequeno, o Ma, o marido, a casa, etc, etc. Sei que terei que ter muita forca de vontade. Enfim, nao adianta sofrer por antecipacao, pois o futuro a Deus pertence, como diz minha maezinha querida.

Andei tendo uns probleminhas de saude, mas gracas a Deus nada relacionado com o bebe. Tive que ir para a emergencia por 3 vezes e olha gente, eh muito ruim. Quero ser otimista e boazinha e nao reclamar do sistema de saude, mas nao adianta, eh ruinzinho mesmo. Oh falta que sinto do meu medico no Brasil... Sei que nosso bom Deus esta comigo e sinto-me confortada por ele, porque se dependesse dos medicos, ai, ai...

Minha super querida amiga Soraya tambem esta gravida e estou muuuuito feliz por eles. Alias, no momento ha 7 brasileiras gravidas que eu conheca por aqui, alem de muuuuuitos bebes que nascerasm ha menos de 1 ano. Dizem que a agua daqui eh afrodiziaca... rsrsrs

Beijinhos a todos e otima sexta-feira!!

segunda-feira, 8 de março de 2010

O dom da vida

Uma das coisas mais maravilhosas criadas por Deus, sem sombra de duvidas eh o dom da vida e, principalmente, o dom de gerar uma vida. Sorry meninos, voces tem muita participacao, mas nao adianta, as mulheres foram muito privilegiadas com esse dom de gerar uma vida. Acho isso fantastico, simplesmente maravilhoso. Estou neste estado de graca no momento. ESTAMOS GRAVIDOS!! Vamos ter nosso segundo filhinho e cada vez que leio sobre a evolucao da gravidez, semana a semana, fico encantada com esse processo engenhoso e fantastico. Tudo comeca com uma celulinha, que se transforma em milhoes e por ai vai.... Bem, em razao da gravidez algumas coisas mudarao nos planos; uma delas eh com relacao ao meu curso, pois terei que dar uma parada de pelo menos 1 ano. Vou terminar o primeiro ano no final de abril e vou antecipar no minimo uma materia importante do segundo ano, que vou fazer em maio e junho. A ideia eh no ano que vem antecipar mais uma materia ou o maximo de materias que der, pois assim a agenda nao fica tao pesada para terminar, ja que terei umas brechas no schedule, alem de nao ficar tao hard na epoca dos exames, com zilhoes de materia para estudar. A ideia eh terminar o curso sim. Ja investi muito tempo e dinheiro e a metade do curso completado nao me serve para nada. Sera bem complicado, pois terei um bebezinho e mais meu mocinho para cuidar, mas sem sacrificio a gente nao consegue nada, nao eh?
Outra mudanca nos planos eh com relacao a nossa ida para o Brasil, que estava programada para dezembro. Sera adiada para o ano que vem. Enfim, alteracao nos planos por um motivo mais do que justo, certo?! O fato eh que estamos muito felizes com a vinda de mais este membro na familia. Foi um bebe muito desejado. O Ma esta radiante e esta na torcida para um menininho, ja que a classe eh unida, mas vamos ver....
Beijo a todos. Feliz Dia das Mulheres a todas as leitoras e uma otima semana!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Nem Freud explica

Vou comecar falando um pouquinho, como sempre, do dia-a-dia e depois passo para o tema relacionado ao titulo do blog.
Primeiro, quero falar um pouco sobre o inverno deste ano. Felizmente, esta menos rigoroso. Em dezembro, tivemos dias bem frios, com temperaturas abaixo dos menos 20 e isso nos fez pensar que o inverno seria como no ano passado, mas felizmente a temperatura na casa dos -20 nao voltou mais e nao tem nevado muito. Por outro lado, temos tido um pouco menos de dias ensolarados, que eh uma caracteristica muuuito positiva nesta epoca do ano. Dias cinzas e nublados dao uma sensacao de desconforto e as pessoas ficam mais tristes. Isso nao quer dizer que Calgary esta cinza, nao, nao, nao. Apenas temos tido alguns dias de fog e um pouco mais de nuvens, mas isso tudo mesclado com uns dias de sol tambem. Assim a gente vai levando e felizmente o inverno ja passou dea metade. Convivo com ele. Nao gosto dele, mas tambem nao posso dizer que o detesto. Toco a vida, como todo canadense, mas dai dizer que fico feliz com o inverno ou entao que ele me deprime, ah isso nao mesmo, nem uma coisa nem outra. Se eu participasse mais de esportes de inverno, como ski, com certeza curtiria mais esta fase do ano. Tenho colegas na escola que estavam ansiosas na semana passada com a chegada do feriado desta semana porque iam esquiar. Isso faz parte da vida do canadense e arrumar alternativas do que fazer no inverno faz parte da cultura do pais. Alguns amigos dizem que nao ha muito o que fazer no inverno a nao ser ir na casa de outros amigos. Isso nao eh verdade. Pode-se esquiar, patinar, fazer tobogan (sledding), fazer esportes em varios clubes e leasure centres da cidade, alem dos tradicionais cinema, boliche, etc, etc.. Ha sim muito o que fazer e as atividades dependem do estilo e bolso de cada um. A diferenca em relacao ao verao, eh que no calor, a vida eh outdoor e voce nao precisa gastar muito dinheiro, pois ha varios festivais gratuitos de verao e muitos parques para passear, piscinas, passeio de bote no rio e assim vai. O ser humano se adapta a tudo, certo? uns reclamando mais do que outros, mas no fundo todo mundo se adapta.

Nesta semana estou de "folga" do college. Eh a chamada reading week. Uma professora explicou a origem disso: nos EUA, constatou-se que o numero de suicidios de estudantes era muito alto nesta semana do ano, pois eh uma semana de muito stress, ja que alguns estudaram hard no primeiro semestre do ano escolar e estao muito cansados e outros nao estudaram e tem que correr atras de nota, ja que o ano letivo esta chegando ao fim. Em razao disso, essa tal de reading week foi criada em varios colleges e universidades dos EUA e o Canada comecou a adota-la tambem. Este eh o primeiro ano que o SAIT tem isso. Porem, coloquei "folga" entre aspas, pois o numero de tarefas que tenho eh gigante. Quase todos os professores nos passaram assignments para fazer, sendo que a semana de mid term exames comeca logo apos a "folga". Por isso, estou eu aqui "sofrendo" com meus afazeres, mas minha cabeca esta meio distante dos estudos. Tenho que fazer um contrato de compra de uma empresa para a materia de Commercial Law. Isso em portugues seria muito simples, mas em ingles e no formato daqui, ai, ai, nao tem sido assim tao facil - felizmente estou terminando, mas isso representa um pedacinho do trabalho. Vamos la Cecilia, nao reclame... rs

Bem, finalmente, chegando ao tema do blog, vou filosofar um pouco (ou seria especular? whatever...). Tenho a impressao que a mulherada que conheco, falando aqui das brasileiras, fica muito mais sensivel em terras canadenses e me incluo ai tambem. Os homens (os maridos) nao estao nem ai pra muita coisa e por isso as coisas sao mais faceis para eles, mas a mulherada parece que se altera mais. Sera que eh a saudade da familia? Sera que eh falta ou saudade da profissao, ja que muitas se afastaram de suas profissoes? Sera que eh o clima? Realmente nao sei, o que sei eh que sempre tem uma amiga triste ou chateada com alguma coisa. Ai, uma melhora e outra piora e assim vai.... Parece que o humor fica mais a flor da pele, nao sei. Alias, nem Freud explica, nao eh mesmo? Mulher eh assim, meio esquisita mesmo!! Voce, que eh mulher, me entende, nao eh? kkkk

Bem, bom resto de semana a todos!!