segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Algumas atualizações

Estou de folga hoje e amanhã, então estou tendo um tempinho para escrever neste blog abandonado. Tadinho dele!!


O tempo voa! Terminei meu primeiro termo no curso de inglës. É o primeiro de 10 termos. Melhor não ficar nem pensando em quanto ainda falta para não desanimar. Fiquei com média geral de 92,5. Fiquei um pouco decepcionada com o writing, pois fiquei com média 87 e isso fez minha média geral cair um pouco, mas a professora é criteriosa. Nas outras matérias fiquei com notas acima de 95. O primeiro termo é mais fácil, pois há revisão de algumas coisas já estudadas, especialmente em gramática.


Ganhei a fortuna de 25 dólares no 7-eleven, pois fui "eleita" a funcionária do mës. É uma bobeirinha, mas não deixa de ser uma pequena vitória, já que não falo o idioma fluentemente e trabalha apenas 3 dias por mës. Por enquanto estou conseguindo conciliar trabalho, escola e casa, então vou levando assim. O pior dia para trabalhar é o sábado, já que tenho perdido alguns eventos sociais na badalada vida social da comunidade brasileira em Calgary - rs, mas tudo bem...Estou gostando de trabalhar lá, já que falo (ou pelo menos tento) inglës o tempo todo e pelo menos o listening está melhorando.

No dia 12 de outubro, fizemos um jantar de Thanksgiving Day na igreja de Cristãos Brasileiros em Calgary. Foi muito bom. Foram mais de 130 pessoas. Tivemos até show do cantor Paul Antunes. Foi um bom momento de confraternização. Eu e mais trës casais fizemos parte da organização a pesar do grande trabalho e cansaço valeu a pena. Seguem algumas fotos do evento.


Boa semana a todos!!


quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Recebendo amigos - fotos

Tenho muitas atualizações para fazer e fotos para postar. Vou fazer isso aos poucos, começando por algumas fotos de alguns amigos que eram virtuais e se tornaram reais.
Participo de um grupo aonde troco mensagens com algumas pessoas sobre o Canada. Algumas delas ainda estão no Brasil e outras no Canada, assim como eu. Tenho conhecido muita gente atraves deste grupo e uma delas é a Rosa, que esteve aqui em Calgary na semana passada. Marcamos um lanche com ela e o marido (Wagner) e lá fomos nós conhecer esse casal fantástico, que mora no Canada ha 5 anos, na provincia de Ontario. Eles vieram conhecer o outro lado do Canada e adoraram as rochosas. Nao tem como não gostar... rsrsrs

A minha querida amiga Eliane também estava presente, com o marido e filhas e batemos papo até cansar.

Eliane, Rosa e eu



Na semana anterior, recebemos aqui em casa o casal Otavio e Bia. Eles vieram conhecer um pouco mais da cidade e fizeram o sacrifício de comer minhas pizzas - rsrs. Adoramos conhecë-los. São gente boa demais! A Eliane e familia também vieram (e ela trouxe um delicioso petit gateau), mas já tinham ido embora quando lembrei de pegar a máquina para tirar foto. A Adriana, Fabio e filhinhos e o Ravi também vieram e mais uma vez conversamos até cansar...
na ordem: Otavio, Bia, eu, Ravi, Adriana (comn as crianças) e o maridon
Depois vou colocando mais fotos de outros "eventos" - rsrs
beijos e bom findi para todos

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Sobre a bolsa de estudos (funding)

Puxa, a vida está muito corrida e não tenho tido tempo para escrever aqui. Como sobraram uns minutinhos hoje, atendendo a pedidos, vou falar rapidamente sobre o meu funding. Antes, porem, vou explicar um pouco desde o comecinho.

Todos os imigrantes que chegam aqui tem o direito de fazer o teste para avaliação de seu nível de ingles no ILVARC (no link da minha escola tem o link para o site do Ilvarc). Todas as provincias oferecem cursos gratuitos para os novos imigrantes, que se chama LINC, que eh o ESL gratuito; porém as regras mudam de provincia para provincia.
Aqui em Alberta, entretanto, só tem direito ao LINC quem tem um ingles mais básico e até o intermediário, pois o goveno oferece este curso no maximo até atingir-se nota 6 em speaking e listening e nota 5 em reading e writing. Essas notas são atingidas quando temos um nivel entre intermediário e up intermediário, que é o meu caso agora, ou seja, não adianta achar que vai sair do LINC falando inglës fluentemente, pois isso não vai acontecer. O programa do LINC é montado para ensinar aos novos imigrantes também sobre a cultura canadense. Assim, a cada feriado ou data comemorativa, eles nos dão um monte de informações, musica, poema ou outras atividades. O LINC pode ser "cursado" no máximo até trës anos da data de sua chegada ao país. Se vocë tem um ingles razoável, não será elegível para o LINC. Por exemplo, o aplicante principal do proceso provavelmente nao terá direito, pois via de regra, tem um nivel bom de ingles.
Após terminar o LINC, se quisermos continuar estudando para atingir um melhor nível de ingles, temos que partir para o ESL, que é pago e bem pago (custa em torno de 700 dólares por mes para um curso full time). Porém, minha escola nos orientou sobre a possibilidade de se conseguir um financiamento do governo (funding) para custear o ESL, cuja ajuda pode ser total ou parcial.
O direito a este funding está ligado diretamente 'a renda da família. Como o marido trabalha full time, minha antiga professora me disse que achava que eu não conseguiria. Porém, como eles pedem a declaraçao de imposto de renda do ano anterior para análise, aonde no nosso caso o rendimento total era inferior ao teto para ser elegível, já que chegamos aqui em maio, resolvi aplicar mesmo assim. Também conversei com a conselheira do governo que fica na minha escola, argumentando que a renda era suficiente para manutenção da família, mas não para pagar o ESL, já que o custo não é apenas da mensalidade. Temos que acrescentar aí os livros, a alimentação e o transporte. Ela analisou meus documentos e minha experiëncia profissional e disse que me ajudaria a conseguir pelo menos 60%, pois tenho uma boa experiencia e um bom "goal".
Assim, cabe aqui ressaltar alguns pontos importantes: a sua área de atuação, a sua experiëncia no Brasil e seu objetivo futuro. Essas coisas são fundamentais. Se voce falar que quer fazer ESL somente porque quer falar certinho, não vai conseguir o funding. Vocë tem que mostrar qual é o seu objetivo profissional, de forma consistente, indicando o curso que vai fazer após terminar o ESL, indicar a escola escolhida para este curso, fazer seu curriculum suscinto em ingles, a fim de demonstrar que sua experiëncia anterior tem correlação com o curso que voce pretende fazer. Se vocë era arquiteto e agora quer mudar de profissão e fazer turismo, não vai poder colocar isso no seu formulário de aplicação. Voce vai ter que indicar um curso que tenha correlação, mesmo que mude completamente de idéia depois. No meu caso, tive que tambem traduzir meu diploma, além de juntar um monte de documentos, como contas de luz, contrato de aluguel, cópia do passaporte de todos os membros da família, assim como cópia do SIN, Alberta Health, etc.
Eu não consegui o funding integral. O meu curso completo custará em torno de 7 mil dólares (11 meses) e o governo aprovou 5.500 dolares, ou seja, terei que pagar a diferença de 1500 dolares, além de pagar os livros. Fiquei bastante feliz e satisfeita com o que consegui, pois já estava preparada para não conseguir nada. Se a família tem uma renda baixa, na casa dos 20 mil dólares por ano, o governo além de pagar 100% do ESL, também paga os livros e ainda dá uma ajuda mensal para moradia, que não é pequena não. Uma amiga do Irã me disse que recebe 1100 dólares por mës como ajuda para moradia.

Estou colocando alguns links para quem quiser dar mais alguma pesquisada. Sobre o LINC é muito fácil encontrar informações, mas sobre o funding já é mais dificil. Vou colocar o link do Alberta Education e lá há o link para o Funding manual, que é enorme, com mais de 160 páginas. Confesso que nem li, pois todas as informações foram passadas pela minha própria escola e creio que todas as escolas façam o mesmo, orientando os alunos de LINC sobre este programa do governo, que é provincial, ou seja, não tenho a menor ideia se existe algo semelhante em outras províncias.
Para não perder o funding, há alguns requisitos e um deles é a frequencia. O outro é ser asprovado com no mínimo 75% em cada estágio, ou seja, tenho que estudar para valer, pois se não passar em algum estágio perderei o funding.
Sobre o Linc programa:
http://www.chinooklearningservices.com/ESL/ESLlinc.html


Um pouquinho sobre o funding no site da minha própria escolaÇ
http://www.chinooklearningservices.com/ESL/ESLFunding.html


Alberta Education:
http://education.alberta.ca/admin/funding.aspx

Qualquer duvida, estou a disposiçao, ok?

abraços

domingo, 7 de setembro de 2008

E a semana foi de experiëncias...

Pois é, a semana foi de experiëncias. A cobaia? euzinha....

Este post não vai interessar nenhum um pouco aos leitores do sexo masculino, pois trata-se de um papo mulherzinha.
Já contei por aqui sobre minha saga com o cabelo. Como gosto de luzes, fico insistindo em tentar fazer sozinha já que é bem caro fazer no salão e assim, a cada quatro tentativas, mais ou menos, acerto apenas uma. Olha, não vale dar risada das experiëncias alheias, hein?!!

Bem, tinha que retocar a raiz e fui lá para minha seção cabeleireira by myself. Como na última vez tinha dado certo, claro que desta vez não daria... O meu cabelo demora demais para clarear e não é facil acertar a cor. A raiz ficou num tom entre cenoura e gema de ovo. O resto ficou claríssimo, tipo blonde....Olhem a foto:




Olhando assim pela foto, até não parece tão ruim, mas quando olhava para o espelho só via a raiz. Decidi então, comprar mais um kit e refazer, para clarear um pouco mais a cor cenoura agemeada... Resultado: o cabelo ficou mais claro ainda. O tom agemeado melhorou bastante, mas a raiz escura destacou e parecia que ela brilhava no espelho... Nesta hora, não adianta o marido dizer que está bom, etc... Isso só mulher entende. Ai, que desanimo me olhar no espelho. Com o uniforme do 7-eleven, que é vermelho, fiquei me sentindo sei lá o que...Odiei... :(






Resolvi então, tentar uma tintura por cima, para ver se escurecia um pouco o cabelo e clareava a raiz. Pelo menos tentei. Olhem como ficou:




Ufa, pelo menos a raiz melhorou...


E, antes de ficar careca, parei por aqui...
Avisei que o papo era de mulherzinha.... rsrs

Ontem, conheci pessoalmente mais uma amiga até então virtual: a Renata. Ela está grávida e ontem foi o chá de bebe. Foi divertido e o melhor mesmo foi conhece-la e reencontrar a Adriana, uma outra amiga brasileira. O bolo era uma graçca, todo decorado com coisas de bebe, vejam só:

eu e a Renata

Amanhã as aulas começam. Escola nova, turma nova e uma mistura de ansiedade e preguiça... rsrs

Boa semana a todos!!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

E o ano letivo comeca por aqui...

E a folga acabou. As aulas recomecam amanha para o Matheus. As minhas comecarao no dia 08. O Ma esta bem animadinho para iniciar o grade 2. Neste final de semana comprei o material dele e etiquetei tudo. A diferenca da lista daqui para a lista do Brasil eh muito grande. Aqui, compramos coisas bem basicas e a lista tem uns 15 itens contra uns 40 itens da lista da escola no Brasil (acho que ja falei isso aqui no ano passado - rsrs).

Acho que nossas ferias neste ano foram muuuito melhores. Com carro, conhecendo um pouco mais a cidade e falando um pouco de ingles, a gente passeou bastante. Fomos umas 10 vezes no cinema. Conhecemos parques e piscinas novas. Fizemos algumas noites do pijama com os amiguinhos brasileiros. Saimos para tomar sorvete, enfim, tentei encher o tempinho dele. A cidade tem muitas opcoes de lazer no verao. Sao muitos os parques e todos eles sao otimos. Li no blog da Mirela (familia 4M) que uma coisa que a Mari sentiu falta na visita ao Brasil, foi dos parquinhos e pracas que temos por aqui. E eh verdade, todo bairro tem pelo menos uma boa praca com play, quadra, gramado grande, alem dos parques espalhados pela cidade. As pracas e parques sao muito bem cuidados pela prefeitura. Essa h uma diferenca grande do Brasil, pois lembro-me com do das pracas de Sao Paulo....

E hoje, para encerrarmos as ferias, ja que eh feriado por aqui, fomos jogar boliche com amigos brasileiros. O Ma ficou meio tristinho por nao conseguir jogar direito, mas mesmo assim se animou em algumas jogadas. Mas em compensacao, a mamae dele (esta que vos escreve) ganhou de todos - rs. Os meninos bem que tentaram, mas nao conseguiram me vencer - kkkkk (ate parece que sou muito boa - rsrsrsr - na verdade todos eh que sao muito ruins - rsrs).

Vai ai uma fotinho da turma do boliche:

Algumas pessoas tem comentado aqui, mas nao tem deixado seus e-mails para que eu possa responder, o que faco com todo o prazer. Assim, deixem seus e-mails que mando uma resposta, ok?
Comprei uma maquina fotografica nova e espero com isso nao deixar mais passar alguns eventos sem fotos, ja que a nossa velhinha estava funcionando 1/3. As fotos internas estavam pessimas e as tiradas a noite nao saiam, ou seja, funcionava com fotos ao ar livre e durante o dia apenas... Assim nao da, ne?!! Nao tirei fotos no aniversario do Antonio - e olha que fiz um bolo bonitao, nao tirei fotos do meu niver e de varios encontros do grupo de Cristaos Brasileiros de Calgary. Alias, nosso grupo cresce a cada dia e temos conhecido pessoas maravilhosas la.
Muitas pessoas ficaram curiosas para saber mais sobre o funding (bolsa) que mencionei no post passado. Assim que souber exatamente quanto terei que pagar e quanto receberei de ajuda, farei um post para explicar, ok?
grande abraco a todos e tenham uma otima semana!!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Semana

Já falei aqui outras vezes e vou repetir: parece que aqui o tempo pássa mais rápido... rsrs As férias já estão quase acabando, o verão está indo embora. A grama já está ficando marrom e a temperatura já está mais fria, enfim...

No sábado passado, fomos para Red Deer, no Sylvan Lake. Muuuito bom para quem tem criança. Chamam de beach. A água não estava tão gelada e vocë anda um monte até começar a afundar. Bem legal e vale mais visitas no próximo verão.

Na quinta-feira passada recebi a visita de uma professora minha do LINC, a Susan. Uma simpatia de pessoa. Me mandou e-mail durante as férias propondo marcarmos um chá e eu a convidei para vir aqui em casa. Fiz um bolo com cobertura de brigadeiro e uma torta de frango que levei uma vez na escola e ela adorou. Servi com guaraná, que ela também diz ter adorado. Trouxe-me flores e chocolate para o Matheus. Ela é inglesa, mas mora aqui desde menina e casou-se com um canadense. Tem muita história para contar. Tivemos uma tarde muito agradável.

Susan e eu

Também recebi na semana passada, uma carta do governo de Alberta dando noticias sobre meu funding (bolsa) estudantil, para o qual apliquei. Foi aprovado, mas não em 100%. Terei que pagar cerca de 2 mil dolares para concluir meu curso de ESL, mas só daqui a 6 meses. Os primeiros 6 meses serão pagos pelo governo e pelo menos posso me programar para o restante. Terei que pagar também os livros, que custam 95 dólares a cada 7 semanas, mas o que "pega" mesmo é a mensalidade e esta será paga pelo governo por um bom tempo. Alem da mensalidade da escola, tambem tenho direito a alguns beneficios de saude, não cobertos pelo Alberta Health, como Dental Care, óculos, ambuläncia, consulta oftalmológica e reembolso de medicamentos. Há limitação de valores para tudo isso, mas é muito melhor do que nada, não é? Também receberei uma ajuda de custo de 120 dólares por mës. Paga pelo menos a gasolina e um lanchinho. Achei ótimo.

No 7-eleven está tudo bem. Ainda não sei se vou continuar lá. Gostaria de conseguir conciliar com a escola, mas se sentir que vai atrapalhar, obviamente vou priorizar os estudos.

Segunda é feriado por aqui (Labour Day), mas como o marido vai trabalhar, ficaremos por aqui mesmo. Os amigos estão planejando ir para Jasper, mas não poderemos acompanhá-los. O próximo torneio no Spruce Meadows acontecerá de 03 a 07 de setembro e vai ser legal, pois o favorito ao prëmio, que foi quem ganhou o torneio no ano passado (Eric Lamaza), ganhou a medalha de ouro nas olimpiadas. Deve ter um público bom.... No ano passado já estava lotadíssimo, imagine agora... O prëmio também será o dobro (2 milhoes de dólares).
Fiquei feliz demais com a medalha de ouro das meninas do voley e não tão feliz com a medalha de prata dos meninos do voley. Assisti ao jogo e vi o quanto os meninos lutaram, mas infelizmente cometeram muitos erros de saque. Anyway... Considerando as circustäncias, acho que o Brasil foi muito bem nas olimpiadas e tem sempre heróis se destacando.
Bom resto de semana a todos





terça-feira, 19 de agosto de 2008

Dia mais quente do ano

E ontem, segunda-feira, foi o dia mais quente do ano aqui em Calgary. a temperatura chegou a 33,8C e com sensação térmica de 38C. Gente, é calor viu! As casas ficam muuuito quentes, já que são preparadas para reter o calor e só não sofre para dormir quem tem ar condicionado em casa, o que não é comum por aqui. Com o calorão que fez ontem, eu e o Ma fomos para o Sikome Lake, que é a nossa prainha artificial daqui. Estava lotado e o meu peixinho se esbaldou. O Antonio saiu as 5h do trabalho e foi para lá dar um mergulho e brincar mais com nosso pequeno. Enquanto esperávamos o Antonio chegar, vimos que vários pais fazem o mesmo: saem do trabalho e vão encontrar a família. Ao nosso lado, uma menininha gritava: "dad is coming", um outro menininho acenava para o pai, que assim como o Antonio, estava de calça e sapatos... rs. Mas também trocou de roupa e ficou por lá.

Quando chegamos aqui em Calgary no ano passado, logo começou a esquentar e muitas pessoas nos disseram para aproveitar ao máximo o verão. Falaram que os Canadenses desfrutam todos os dias quentes outdoor, não deixando para passear somente nos finais de semana. E muitos perguntavam o que estávamos fazendo no verão e quando falávamos que naquele dia "x" não tínhamos feito nada tinha sempre um comentário a respeito, do tipo: o verão é curto e tëm que aproveitar... Eu entendia esses comentários, é claro, porém, não compreendia a dimensão disto. Porém, após passar pelo primeiro inverno a gente compreende direitinho. Vejam, não estou dizendo que o inverno é ruim. Não é isso, quero dizer apenas que ele é muito diferente daquilo com que estamos acostumados e que o verão, este sim, é MUITO bom. Andar de sandálias e shorts passam a ter uma dimensão nunca antes analisada por mim. Poder ficar do lado de fora, sentados por horas, etc, são coisas que passam a ter outra dimensão. Enxergamos isso com outros olhos e entendemos a razão pela qual os Canadenses usufruem todos os dias quentes, saindo, passeando. Ontem, quando fomos embora do Sikome as 7 pm muitas pessoas estavam chegando no lago e ele fecha as 8 pm, ou seja, nem que seja para ficar pelo menos 1 horinha eles vão. E estas pessoas certamente foram depois do trabalho. Hoje, fico me lembrando dos varios dias quentes que passei em casa no verão passado. Está certo que não tinha carro, não falava inglës e não conhecia a cidade, mas podia ter ido mais vezes pelo menos ao parque que havia ao lado de casa. Mas, só vivendo mesmo para aprender. Por isso, vai um conselho para quem está lendo: quando chegar aqui, não perca as oportunidades e dias quentes e saia para o lado de fora mesmo, nem que seja para colocar a cadeira na varanda e ficar lendo um livro :)

No sábado e domingo os dias também foram quentes e muito bonitos. No sábado, fizemos um churrasquinho aqui em casa para dar boas vindas para a Eliane, Paulo e meninas e também para que a Soraya e Ravi os conhecessem pessoalmente, já que éramos todos amigos de blogesfera. Infelizmente, estou órfã de máquina fotográfica, pois a esqueci na casa de um casal de amigos que viajou e que voltarão de férias somente em setembro:(, mas acabei de ver que a Eliane colocou no blog a foto que a Soraya tirou de nós. Foi muito gostoso të-los aqui em casa. O dia no sábado começou meio esquisito, já que o Matheus teve fortes dores intestinais durante a madrugada e o levamos para o Alberta Children's Hospital. No hospital tive uma forte crise de enxaqueca, já que não tinha dormido, mas depois de medicado ele ficou bem e nosso dia terminou muito bem, com pessoas queridas, alegres e que compartilham objetivos semelhantes. Gostei muito da Eliane e familia. O Paulo tem um ótimo senso de humor, a Eliane é fora de série e a Bruna e ageórgia são lindas e meiguinhas. Fico querendo ajudar, dar dicas e fico pensando se não estou sufocando a pessoa com tanta coisa, tanta informação... A intenção é boa. Eliane, me desculpe se estiver assim, ta?! rsrs

A Eliane me deu de presente um livro (A menina que roubava livros). Muito obrigada!! Comecei a ler ontem e por enquanto está muito interesante. A Soraya tinha me emprestado dias atrás este mesmo livro e ainda não tinha começado a ler. So, preciso te devolver o seu. Para o Ma e o Tutu da Soraya, eles trouxerem chocolate Baton. Nem preciso dizer que já comeram tudo - rs. So, a sacolimnha do Tutu ficou aqui com apenas 1 baton - rsrs, mas ficou uma outra sacolinha que vamos dividir, um pacotinho para cada um, ta?

No domingo, fomos para um parque que ainda não conhecíamos, o Bowness Park. A região do parque é considerada uma das piores da cidade, mas o parque em si é seguro e bonito. Tem uma grande lagoa e eles alugam canoa e pedalinho. Alugamos a canoa e passeamos por uma hora. Foi muito bom. Depois, fizemos um picnic, passeamos um pouquinho na beira do rio e fomos para uma piscina pública para nos refrescar um pouco. Ficamos la ate as 6 da tarde. Bem bom. Nunca tinha visto os parques tão cheios. Tanto o Bowness como o Stanley (da piscina) estavam muito cheios. O Bow River tinha tanto bote que a paisagem estava até engraçada. Pena não estar com a maquina para fotografar.

Por enquanto é so pessoal!! rsrs

beijos a todos