sexta-feira, 28 de março de 2008

Vou falar um pouco sobre escola para as criancas e adaptacao do nosso filho

Quando ainda estava no Brasil, uma das minhas maiores preocupacoes era com relacao a adaptacao do Matheus na escola. Como seria a questao do idioma?? Pensava em como seria o nivel da escola e coisas do genero. Quem eh mae/pai sabe do que estou falando... Assim, vou contar aqui um pouco da nossa experiencia, sempre lembrando que as regras podem mudar de uma provincia para outra, sendo os fatos baseados em nossa experiencia pessoal, que pode ser diferente da experiencia de outras pessoas.
Ao chegarmos, em maio/2007, o Matheus estava com 6 anos. Ele estava no primeiro ano no Brasil. Alguns amigos nos aconselharam a coloca-lo em uma escola catolica, pois segundo consta, estas sao mais estruturadas. O marido, que veio para ca primeiro, foi numa escola e obteve a informao de que ao chegar, deve-se agendar uma entrevista no Centro de Recepcao Escolar e assim o fizemos.
Na entrevista, com os pais e a crianca, pergunta-se de tudo, mas tudo mesmo. A intencao eh tracar o perfil da familia, avaliando a estabilidade emocional dos pais, nivel cultural, etc. A crianca faz um teste de ingles e entao as coordenadoras nos explicam sobre o funcionamento do sistema escolar: ha basicamente escolas catolicas e publicas. Existem escolas privadas, carissimas e destinadas a um publico bem seleto. Confesso que nao tive interesse em pesquisar sobre as escolas privadas.
Os documentos solicitados foram os seguintes:
- Copia do passaporte da crianca e dos pais;
- copia do visto da crianca e dos pais;
- copia da certidao de batismo de um dos pais (nao da crianca);
Tudo em copia simples. Nem o formulario em ingles sobre a vacinacao, entregue pelo Consulado quando da retirada dos passaportes foi solicitado. Apenas o mostramos e isso porque eu quis, ja que nao foi solicitado.
Quanto a lingua, nos falaram la que a crianca em 3 meses aprende a se comunicar de forma basica e entende, em media, 50% do que eh falado pela professora e amiguinhos. Apos 1 ano, a crianca esta fluente.
Como estavamos no final de maio (a entrevista foi agendada para duas semanas apos nossa chegada), o Matheus frequentou 1 mes de Kindengarten, para ir se familiarizando um pouco com a escola e idioma. Ao final deste um mes, ele ja expressava algumas palavrinhas em ingles.
Porem, vieram as longas ferias de verao e este foi um periodo dificil para ele (e para mim). O pouquinho de ingles que ele aprendeu, esqueceu, ja que sao dois meses em casa. Ainda nao tinha feito amigos e ficou bem tristinho em casa. Tentamos coloca-lo em um acampamento de verao, num clube perto de casa, com atividades esportivas. Ele simplesmente detestou, pois nao fez amizades em razao da lingua e dizia nao entender nada e ninguem. Criou uma certa repulsa e nao insistimos com isso. Decidi coloca-lo na natacao, ja que eram somente 50 minutos por dia e eu ficaria la esperando e olhando. Nao deu certo tambem, pois como ele nao entendia o que a professora falava, era o ultimo a pular na agua, o ultimo a fazer o que ela pedia, etc e ele sentiu-se um "peixinho fora d'agua". Decidi entao nao insistir com mais nenhuma atividade e esperar o inicio das aulas em setembro.
Na primeira semana de aula ele chorou todos os dias (e a mae tambem - rs). No entanto, foi fazer a primeira amizade e pronto. Parou de chorar, comecou a gostar aos poucos. Fez a segunda, terceira, quarta amizades e por ai foi. A primeira amiguinha tambem nao falava ingles e ele percebeu que nao era o unico e o que a mamae havia falado era verdade: muitas criancas no Canada nao sabem falar ingles, vao para a escola e aprendem. Apos um mes, conversamos com a professora e ela nos disse que ele tinha muito interesse em aprender a lingua e estava indo muito bem. Quando ela percebia que ele estava muito perdido, dava uma atencao especial a ele.
O tempo passou e com tres meses de escola ele ja brincava e falava ingles muito bem com seus amiguinhos. Nao entendia tudo, claro, mas ali no seu mundinho ele conseguia se expressar e se fazer entender e nos dizia estar entendendo quse tudo o que a professora falava. As avos vieram do Brasil em Dezembro e puderam ver o quanto ele estava bem no ingles.
Na semana passada, apos 6 meses de grade 1, recebi o report do Matheus (seu historico escolar ja comecou e la na frente, para ser aceito em uma univesidade, seu desempenho desde ja, sera analisado) e tive uma entrevista com a professora dele e ela me disse o seguinte: O Matheus nao precisa mais fazer aula de ESL (a escola dele oferece ESL para as criancas), pois esta entendendo e falando muito bem ingles. O Matheus esta 100% adaptado e eh um excelente aluno. Le, escreve, ajuda os amigos que ainda nao sabem ler, eh muito interessado , etc. A mae, que eh esta que vos escreve, saiu da escola cheia de orgulho do seu pequeno. Pensei: essa batalha ele venceu!!
Eh impressionante como realmente as criancas aprendem muito rapido a lingua. O tempo nao eh o mesmo para todas as criancas, mas todas aprendem muito bem. As escolas e professoras estao muito acostumadas a receber alunos estrangeiros e tratam a questao com muita naturalidade. Nossas criancas nos surpreendem e seu/sua filho/a vai surpreender voce tambem, voce vai ver!!
O nivel da escola eh excelente. Uma das coisas que adoro, eh o incentivo a leitura. Nestes 6 meses de grade 1, o Matheus leu mais de 150 livrinhos. Vem para casa um livro por dia e uma vez por semana ele ainda pega um livro na biblioteca. Ha feiras de livro a cada 2 meses e a crianca eh incentivada a comprar para ler em casa com papai e mamae.
Nesta semana nao tivemos aula, pois aqui ha o Spring Break e o Matheus falou todos os dias que queria estar na escola. Ele simplesmente adora.
Aquele formulario sobre as vacinas, usei no mes passado. A escola mandou um formulario pedindo informacoes sobre todas as vacinas tomadas, entao tirei copia do mesmo e enviei (para quem nao sabe, o Consulado entrega um formulario para ser preenchido em ingles, assinado e carimbado por um medico brasileiro, dizendo ser este documento obrigatorio quando da entrada no Canada).
As escolas oferecem onibus escolar - aqueles amarelos que vemos nos filmes americanos. O onibus cobre uma determinada regiao. Se voce morar fora dessa regiao coberta, pode utilizar o servico, mas vai pagar uma taxa um pouco maior. No caso da escola do Matheus, se fossemos utilizar o onibus, por nao morarmos na area de cobertura, pagariamos 200 dolares por ano.
A lista de materiais eh super pequena. Eh pedido o basico mesmo. Alguns tipos de cadernos, lapis, borracha, cola, giz de cera, canetinha, algumas pastas e so. No Brasil, a lista do primeiro ano tinha cerca de 40/50 itens (papel crepon, de seda, cartolina, gliter, etc, etc, etc).
Percebo que a educacao aqui eh levada muito a serio. As criancas sao muito valorizadas por aqui, do jeito que tem que ser!!
Bem, eh isso. O post ficou gigante. Se alguem quiser saber mais, por favor me pergunte!!
abracos!!

24 comentários:

Anônimo disse...

Cecilia,
quanta informacao importante! Valeu! Nos temos trigemeos [4 anos]e claro escola eh uma questao e tanto! Leio sempre o blog do Ravi e da Soraya, que tem o pequeno Artur, atras de info sobre criancas.
abracao,
Octavio [o mesmo do Terras do Norte].

Facco disse...

Cecilia,

Obrigado por responder meu comentário do post anterior.

Agora, nesse seu último, você me esclareceu muitas dúvidas que eu tinha!! Como lhe falei minha filha tem agora 6 anos e está no primeiro ano.

Quanto a escola e o problema da língua estou muito mais tranqüilo!!

Suas experiências são muito importantes para nós! Parabéns pelo excelente post.

Grande abraço!

Ps.: Lembrei agora, no post que você fala que seu filho teve febre, e vocês o levaram ao hospital e ele não foi medicado e voltou para casa com febre ainda, nossa, se fosse com a minha esposa acho que ela tinha ficado doida... hehe Já vou explicando pra ela ir se acostumando com essa nova filosofia.

Unknown disse...

Muito bom o post, Cecilia!
Parabens pelo relato.

Toda vez que vejo as fotos de Calgary fico maravilhada...:)

Vcs poderiam vir ate' Toronto, um dia...

Cecilia Brandao disse...

oi Otavio, nossa trigemeos!! O Titi eh amiguinho do Matheus e a Soraya e Ravi tbem adoram a escola...

Fabio: Fique a vontade para perguntar mais alguma coisa. Responderei com prazer. O sistema de saude eh mesmo diferente, mas aos poucos a gente vai se acostumando e eu nao acho assim tao ruim como a maioria dos brasileiros.

oi Ana, quanto tempo, tava sumida - :) Vcs tbem, precisam aparecer por aqui um dia. Teremos o maior prazer em recebe-los!!

Sara e Vitor disse...

Oi Cecília, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o sucesso do pequenino Matheus! As crianças são excepcionais!! Elas acabam nos ensinando tudo! :) Apesar de não termos filhos, é sempre bom lermos as experiências de outras pessoas para irmos nos preparando, apesar de não estar nos planos ainda. Mas o interessante é que nós leitores, terminamos tomando as dores, aflições, alegrias das pessoas que sempre acompanhamos os blogs hehe... Parabéns pelo sucesso do seu pequenino :D Estaremos sempre torcendo por vocês!

Abraços e beijos!!! Manda um abraço pro Matheus :) E Sara manda beijos :)

Sara & Vitor

Juliana disse...

oi, prima.
Nossa, que bom essa evolução do Ma.
É realmente as crianças são mais rápidas. Parabens para o meu priminho e para voces, que souberam fazer a escolha certa.
Um beijao, Juliana

Cecilia Brandao disse...

oi JU,

Pois eh prima, o Ma esta super bem, gracas a Deus - queria eu estar assim... rsrs O melhor de tudo eh a pronuncia - como um canbadense, sem sotaque... pode deixar que dou o beijinho sim!

Unknown disse...

Gostaria que vc me informasse,no caso da criança e nem os pais ser católicos.eles aceitam a criança na escola católica,visto que nao
temos a certidão de batismo?
Se vc puder me informar,ficarei muito agradecida.

Parada pelo Caminho disse...

Cara Cecília,bom dia!
Primeiramente gostaria de agradecer pelo blog, ele está sendo utilíssimo para minha família. Mostro ao meu esposo para ver que com vontade e dedicação se consegue o que se planeja. Você sestão de parabéns. Como mãe também penso igual a você.
Agora estou precisando de indicações sobre curso de Inglês para meu filho de 13 anos. Assim como estadia em Calgary.
Estou planejando para o próximo ano, durante o mês de janeiro.
Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.
Sem mais,

Cecilia Brandao disse...

oi Sara e Vitor,

Obg pelo carinho. Eh bom sempre saber o que ns espera pela frente. :)

Snowbanf: Obrigada pela visita. Nao se te dizer com certeza. A filosofia aqui eh nao deixar nenhuma crianca sem escola. Talvez aceitem se explicar o motivo de querer que o filho estude numa escola catolica, mas realmente nao sei. Terias que checar no Centro de Recepcao... Falaram que as escolas catolicas sao mais estruturadas, mas as publicas tbem sao excelentes. :)

Tania: Muitas escolas de ingles que conheco nao aceitariam seu filho em razao da idade. De uma olhada no Bow Valley College (http://www.bowvalleycollege.ca/), pois eh uma excelente escola de ingles. Quanto a estadia, creio que o melhor seria acertar a escola primeiro, para se escolher um local relativamente proximo. No que vc pensa? Ha bons hoteis, ha quartos e ha tambem uma casa de brasileiros, aonde se aluga quartos separados (salvo engano) ou divididos. Vc tem orkut? Se sim, de uma procurada numa comunidade chamada "Casa Brasileiros Calgary", ok?!! Abracos!!

K disse...

O post ficou grande, mas ficou ótimo! Que angústia vocês devem ter passado!!! E passou mesmo! Que alívio :) Que bom que ela já está tão adaptado...

Beijos,

K.

Cecilia Brandao disse...

oi K, um alivio mesmo, viu!! beijinhos

Unknown disse...

Obrigada Cecília pela resposta.É o seguinte.Vamos morar e trabalhar bem perto de voces ,em Edmonton,e eu vi dizer que la as escolas públicas nao são boas.por isso queria muito colocar minha filha numa escola católica,mas,nao somos católicos e nao sei ainda como fazer.e quando li seu post sobre escola gostei muito,me interessou mesmo.se puder me dar uma dica,ficarei mais uma vez agradecida.aguardo sua resposta.pretendemos ir ainda esse mes de abril.só estamos esperando o visto.

Anônimo disse...

Oi, Cecília,

Não tenho palavras para descrever o alívio que senti quando li o seu post. Tenho um Filipe de 8 anos que já está sofrendo um pouco por causa da escola canadense e nós estamos sofrendo por tabela.
Poderia dar mais informações sobre os horários das aulas? E principalmente sobre as aulas de ESL? São pagas? São após as aulas normais?

Um abraço,
Eduardo

eduocculate@hotmail.com

Cecilia Brandao disse...

Eduardo, como seu Felipe ja tem 8 anos, quando voces chegarem ele deve ir para o grade 3 - Elementary School. Os horarios variam minimamente. Na escola do meu filho o horario eh das 8h35 as 15h03min. Na escolas publicas, salvo engano, o horario eh das 9h as 15h15. No caso das aulas de ESL do meu filho, eram realizadas dentro do horario escolar mesmo, duas vezes por semana. Fale para seu Felipe nao se assustar muito, pois tem muita crianca estrangeira nas escolas e com sorte ele nao sera o unico na classe dele a nao falar ingles. Eles se adaptam rapido. Nao eh instantaneo, mas eh rapido. Sucesso para vcs e obg pela visita :)

Snowbanf: Sugiro que voce ja mantenha contacto com o Catholic Reception Centre in Edmonton. Da uma olhada neste link, que pode te ajudar: http://www.ecsd.net/programs/esl.html
abracos e obg por me visittar novamente

Anônimo disse...

Oi Cecília,

Meu nome é Lidiana, eu e meu marido iremos aplicar o processo para irmos para Canadá. No final do processo meu filho vai ter um pouco mais de 04 anos e tenho muitas dúvidas em relação a adaptação dele. Como podemos entrar em contato com vc? Vc tem MSN ou SKYPE? Por favor me adicione(MSN:lidianacarloscanada@hotmail.com) ou mande um e-mail para esse mesmo endereço. A propósito, ADOREI o blog.

Lidiana e Carlos

Anônimo disse...

Cecília,
Suas informações foram muito boas. Eu e minha esposa devemos estar imigrando até o próximo ano para Edmonton com nossa filha de 7 anos. Me responde uma coisa: No horário de almoço, quando vc não pode pegar o seu filho, vc tem que pagar algum serviço para que ele fique na escola. E o serviço de afterdaycare é muito caro?
Um abraço,
Alex

Anônimo disse...

Cecília,
Suas informações foram muito boas. Eu e minha esposa devemos estar imigrando até o próximo ano para Edmonton com nossa filha de 7 anos. Me responde uma coisa: No horário de almoço, quando vc não pode pegar o seu filho, vc tem que pagar algum serviço para que ele fique na escola. E o serviço de afterdaycare é muito caro?
Um abraço,
Alex

Cecilia Brandao disse...

oi Lidiana e Carlos: Mandei um e-mail para voces para que possam fazer contacto, ok?

oi Alex: Primeiramente, obg pela visita - :-) As criancas ficam dentro da escola no horario do almoco. Dependendo da escola, podem ate permitir que voce pegue a crianca para levar para casa para almocar. Isso nao acontece na escola do meu filho. Eles nao permitem que a crianca saia da escola neste horario. Eles, normalmente, comem um lanche, pois ja tentei mandar uma comidinha e meu filho nao come. Mando frutas, iogurte, lanche e sempre um bolinho ou chocolate para dar energia.
Quanto ao daycare, costuma ser bem carinho sim. Para duas horas por dia por exemplo, das 15 as 17 horas, um daycare perto de casa cobra 600 dolares + impostos. A escola do meu filho, no entanto, lancou um programa chamado after school program, aonde as criancas podem ficar ate 17 horas, com um preco um pouco mais reduzido do que o daycare acima.

Rogério disse...

Ao tentar imaginar o que passou na cabeça de vocês sobre todo o process e ver o resultado do elogio da professor me fez ficar emocionado! Ninguém gosta de ver o filho sofrendo, ainda mais quando nós é que provocamos esta dor... mesmo sabendo que é o melhor para eles...

Pensamos muito nisso e o teu post foi muito bom!! As escolas católicas realmente se firmam como melhores? Como podemos avaliar o nível entre as escolas? Estou no caminho de que a qualidade da escola é proporcional a quantidade de canadenses ou imigrantes de língua inglesa presentes, isto procede?!

Grande abraço! E parabéns pela vitória da família!!

Rogério e Alessandra

Cecilia Brandao disse...

Oi Rogerio,

Obg pelo comentario. Da uma olhada nestes sites: http://www.schoolsafetypanel.com

publica: http://www.cbe.ab.ca/
catolica: http://www.cssd.ab.ca/

Sobre performance:

http://www.fraserinstitute.org/reportcards/schoolperformance/

Dificil dizer qual eh melhor. O que me disseram eh que as escolas publicas sao um pouco mais liberais, tratando de assuntos nao muito citados na igreja catolica, como homossexualismo, controle de natalidade, aborto. Creio no entanto, que em termos de qualidade de ensino nao deve haver muita diferenca.
abcos

Cecilia

Cris disse...

Cecília, que ótimo que o Matheus está bem. Nosso JP tb têm voltado muito feliz da escola, o que mostra que ele está bem. Demora um pouco, mas eles aprendem rápido mesmo. Bjs e bom final de semana.Cris

Lúcia & Rossano disse...

Cecília,
essas informações me derixaram com o coração mais leve. Também temos um filho que vai estar com a mesma idade que o Matheus (6 anos) quando chegarmos aí, e como você acertadamente disse, a maior preocupação de pai/mãe é com relação à adaptação na escola. Fico feliz com o progresso do Matheus, e boa sorte com tudo o mais!
Abraços!
Lúcia (TN)

Cecilia Brandao disse...

Oi Lucia e Cris: obg pelo comentario. As criancas sempre nos surpreendem. Ficamos com nossos coracoes apertados, mas eles vencem a barreira da lingua e se adaptam bem, gracas a Deus!!