Quando ainda estava no Brasil, uma das minhas maiores preocupacoes era com relacao a adaptacao do Matheus na escola. Como seria a questao do idioma?? Pensava em como seria o nivel da escola e coisas do genero. Quem eh mae/pai sabe do que estou falando... Assim, vou contar aqui um pouco da nossa experiencia, sempre lembrando que as regras podem mudar de uma provincia para outra, sendo os fatos baseados em nossa experiencia pessoal, que pode ser diferente da experiencia de outras pessoas.
Ao chegarmos, em maio/2007, o Matheus estava com 6 anos. Ele estava no primeiro ano no Brasil. Alguns amigos nos aconselharam a coloca-lo em uma escola catolica, pois segundo consta, estas sao mais estruturadas. O marido, que veio para ca primeiro, foi numa escola e obteve a informao de que ao chegar, deve-se agendar uma entrevista no Centro de Recepcao Escolar e assim o fizemos.
Na entrevista, com os pais e a crianca, pergunta-se de tudo, mas tudo mesmo. A intencao eh tracar o perfil da familia, avaliando a estabilidade emocional dos pais, nivel cultural, etc. A crianca faz um teste de ingles e entao as coordenadoras nos explicam sobre o funcionamento do sistema escolar: ha basicamente escolas catolicas e publicas. Existem escolas privadas, carissimas e destinadas a um publico bem seleto. Confesso que nao tive interesse em pesquisar sobre as escolas privadas.
Os documentos solicitados foram os seguintes:
- Copia do passaporte da crianca e dos pais;
- copia do visto da crianca e dos pais;
- copia da certidao de batismo de um dos pais (nao da crianca);
Tudo em copia simples. Nem o formulario em ingles sobre a vacinacao, entregue pelo Consulado quando da retirada dos passaportes foi solicitado. Apenas o mostramos e isso porque eu quis, ja que nao foi solicitado.
Quanto a lingua, nos falaram la que a crianca em 3 meses aprende a se comunicar de forma basica e entende, em media, 50% do que eh falado pela professora e amiguinhos. Apos 1 ano, a crianca esta fluente.
Como estavamos no final de maio (a entrevista foi agendada para duas semanas apos nossa chegada), o Matheus frequentou 1 mes de Kindengarten, para ir se familiarizando um pouco com a escola e idioma. Ao final deste um mes, ele ja expressava algumas palavrinhas em ingles.
Porem, vieram as longas ferias de verao e este foi um periodo dificil para ele (e para mim). O pouquinho de ingles que ele aprendeu, esqueceu, ja que sao dois meses em casa. Ainda nao tinha feito amigos e ficou bem tristinho em casa. Tentamos coloca-lo em um acampamento de verao, num clube perto de casa, com atividades esportivas. Ele simplesmente detestou, pois nao fez amizades em razao da lingua e dizia nao entender nada e ninguem. Criou uma certa repulsa e nao insistimos com isso. Decidi coloca-lo na natacao, ja que eram somente 50 minutos por dia e eu ficaria la esperando e olhando. Nao deu certo tambem, pois como ele nao entendia o que a professora falava, era o ultimo a pular na agua, o ultimo a fazer o que ela pedia, etc e ele sentiu-se um "peixinho fora d'agua". Decidi entao nao insistir com mais nenhuma atividade e esperar o inicio das aulas em setembro.
Na primeira semana de aula ele chorou todos os dias (e a mae tambem - rs). No entanto, foi fazer a primeira amizade e pronto. Parou de chorar, comecou a gostar aos poucos. Fez a segunda, terceira, quarta amizades e por ai foi. A primeira amiguinha tambem nao falava ingles e ele percebeu que nao era o unico e o que a mamae havia falado era verdade: muitas criancas no Canada nao sabem falar ingles, vao para a escola e aprendem. Apos um mes, conversamos com a professora e ela nos disse que ele tinha muito interesse em aprender a lingua e estava indo muito bem. Quando ela percebia que ele estava muito perdido, dava uma atencao especial a ele.
O tempo passou e com tres meses de escola ele ja brincava e falava ingles muito bem com seus amiguinhos. Nao entendia tudo, claro, mas ali no seu mundinho ele conseguia se expressar e se fazer entender e nos dizia estar entendendo quse tudo o que a professora falava. As avos vieram do Brasil em Dezembro e puderam ver o quanto ele estava bem no ingles.
Na semana passada, apos 6 meses de grade 1, recebi o report do Matheus (seu historico escolar ja comecou e la na frente, para ser aceito em uma univesidade, seu desempenho desde ja, sera analisado) e tive uma entrevista com a professora dele e ela me disse o seguinte: O Matheus nao precisa mais fazer aula de ESL (a escola dele oferece ESL para as criancas), pois esta entendendo e falando muito bem ingles. O Matheus esta 100% adaptado e eh um excelente aluno. Le, escreve, ajuda os amigos que ainda nao sabem ler, eh muito interessado , etc. A mae, que eh esta que vos escreve, saiu da escola cheia de orgulho do seu pequeno. Pensei: essa batalha ele venceu!!
Eh impressionante como realmente as criancas aprendem muito rapido a lingua. O tempo nao eh o mesmo para todas as criancas, mas todas aprendem muito bem. As escolas e professoras estao muito acostumadas a receber alunos estrangeiros e tratam a questao com muita naturalidade. Nossas criancas nos surpreendem e seu/sua filho/a vai surpreender voce tambem, voce vai ver!!
O nivel da escola eh excelente. Uma das coisas que adoro, eh o incentivo a leitura. Nestes 6 meses de grade 1, o Matheus leu mais de 150 livrinhos. Vem para casa um livro por dia e uma vez por semana ele ainda pega um livro na biblioteca. Ha feiras de livro a cada 2 meses e a crianca eh incentivada a comprar para ler em casa com papai e mamae.
Nesta semana nao tivemos aula, pois aqui ha o Spring Break e o Matheus falou todos os dias que queria estar na escola. Ele simplesmente adora.
Aquele formulario sobre as vacinas, usei no mes passado. A escola mandou um formulario pedindo informacoes sobre todas as vacinas tomadas, entao tirei copia do mesmo e enviei (para quem nao sabe, o Consulado entrega um formulario para ser preenchido em ingles, assinado e carimbado por um medico brasileiro, dizendo ser este documento obrigatorio quando da entrada no Canada).
As escolas oferecem onibus escolar - aqueles amarelos que vemos nos filmes americanos. O onibus cobre uma determinada regiao. Se voce morar fora dessa regiao coberta, pode utilizar o servico, mas vai pagar uma taxa um pouco maior. No caso da escola do Matheus, se fossemos utilizar o onibus, por nao morarmos na area de cobertura, pagariamos 200 dolares por ano.
A lista de materiais eh super pequena. Eh pedido o basico mesmo. Alguns tipos de cadernos, lapis, borracha, cola, giz de cera, canetinha, algumas pastas e so. No Brasil, a lista do primeiro ano tinha cerca de 40/50 itens (papel crepon, de seda, cartolina, gliter, etc, etc, etc).
Percebo que a educacao aqui eh levada muito a serio. As criancas sao muito valorizadas por aqui, do jeito que tem que ser!!
Bem, eh isso. O post ficou gigante. Se alguem quiser saber mais, por favor me pergunte!!
abracos!!