sábado, 29 de março de 2008

Hoje estou me sentindo assim, como na musica do Zeca Pagodinho...

Engracado como o lado emocional fica exposto quando moramos longe do aconchego da familia e amigos. Tenho me sentido solta no mundo, deixando a vida me levar.....

sexta-feira, 28 de março de 2008

Vou falar um pouco sobre escola para as criancas e adaptacao do nosso filho

Quando ainda estava no Brasil, uma das minhas maiores preocupacoes era com relacao a adaptacao do Matheus na escola. Como seria a questao do idioma?? Pensava em como seria o nivel da escola e coisas do genero. Quem eh mae/pai sabe do que estou falando... Assim, vou contar aqui um pouco da nossa experiencia, sempre lembrando que as regras podem mudar de uma provincia para outra, sendo os fatos baseados em nossa experiencia pessoal, que pode ser diferente da experiencia de outras pessoas.
Ao chegarmos, em maio/2007, o Matheus estava com 6 anos. Ele estava no primeiro ano no Brasil. Alguns amigos nos aconselharam a coloca-lo em uma escola catolica, pois segundo consta, estas sao mais estruturadas. O marido, que veio para ca primeiro, foi numa escola e obteve a informao de que ao chegar, deve-se agendar uma entrevista no Centro de Recepcao Escolar e assim o fizemos.
Na entrevista, com os pais e a crianca, pergunta-se de tudo, mas tudo mesmo. A intencao eh tracar o perfil da familia, avaliando a estabilidade emocional dos pais, nivel cultural, etc. A crianca faz um teste de ingles e entao as coordenadoras nos explicam sobre o funcionamento do sistema escolar: ha basicamente escolas catolicas e publicas. Existem escolas privadas, carissimas e destinadas a um publico bem seleto. Confesso que nao tive interesse em pesquisar sobre as escolas privadas.
Os documentos solicitados foram os seguintes:
- Copia do passaporte da crianca e dos pais;
- copia do visto da crianca e dos pais;
- copia da certidao de batismo de um dos pais (nao da crianca);
Tudo em copia simples. Nem o formulario em ingles sobre a vacinacao, entregue pelo Consulado quando da retirada dos passaportes foi solicitado. Apenas o mostramos e isso porque eu quis, ja que nao foi solicitado.
Quanto a lingua, nos falaram la que a crianca em 3 meses aprende a se comunicar de forma basica e entende, em media, 50% do que eh falado pela professora e amiguinhos. Apos 1 ano, a crianca esta fluente.
Como estavamos no final de maio (a entrevista foi agendada para duas semanas apos nossa chegada), o Matheus frequentou 1 mes de Kindengarten, para ir se familiarizando um pouco com a escola e idioma. Ao final deste um mes, ele ja expressava algumas palavrinhas em ingles.
Porem, vieram as longas ferias de verao e este foi um periodo dificil para ele (e para mim). O pouquinho de ingles que ele aprendeu, esqueceu, ja que sao dois meses em casa. Ainda nao tinha feito amigos e ficou bem tristinho em casa. Tentamos coloca-lo em um acampamento de verao, num clube perto de casa, com atividades esportivas. Ele simplesmente detestou, pois nao fez amizades em razao da lingua e dizia nao entender nada e ninguem. Criou uma certa repulsa e nao insistimos com isso. Decidi coloca-lo na natacao, ja que eram somente 50 minutos por dia e eu ficaria la esperando e olhando. Nao deu certo tambem, pois como ele nao entendia o que a professora falava, era o ultimo a pular na agua, o ultimo a fazer o que ela pedia, etc e ele sentiu-se um "peixinho fora d'agua". Decidi entao nao insistir com mais nenhuma atividade e esperar o inicio das aulas em setembro.
Na primeira semana de aula ele chorou todos os dias (e a mae tambem - rs). No entanto, foi fazer a primeira amizade e pronto. Parou de chorar, comecou a gostar aos poucos. Fez a segunda, terceira, quarta amizades e por ai foi. A primeira amiguinha tambem nao falava ingles e ele percebeu que nao era o unico e o que a mamae havia falado era verdade: muitas criancas no Canada nao sabem falar ingles, vao para a escola e aprendem. Apos um mes, conversamos com a professora e ela nos disse que ele tinha muito interesse em aprender a lingua e estava indo muito bem. Quando ela percebia que ele estava muito perdido, dava uma atencao especial a ele.
O tempo passou e com tres meses de escola ele ja brincava e falava ingles muito bem com seus amiguinhos. Nao entendia tudo, claro, mas ali no seu mundinho ele conseguia se expressar e se fazer entender e nos dizia estar entendendo quse tudo o que a professora falava. As avos vieram do Brasil em Dezembro e puderam ver o quanto ele estava bem no ingles.
Na semana passada, apos 6 meses de grade 1, recebi o report do Matheus (seu historico escolar ja comecou e la na frente, para ser aceito em uma univesidade, seu desempenho desde ja, sera analisado) e tive uma entrevista com a professora dele e ela me disse o seguinte: O Matheus nao precisa mais fazer aula de ESL (a escola dele oferece ESL para as criancas), pois esta entendendo e falando muito bem ingles. O Matheus esta 100% adaptado e eh um excelente aluno. Le, escreve, ajuda os amigos que ainda nao sabem ler, eh muito interessado , etc. A mae, que eh esta que vos escreve, saiu da escola cheia de orgulho do seu pequeno. Pensei: essa batalha ele venceu!!
Eh impressionante como realmente as criancas aprendem muito rapido a lingua. O tempo nao eh o mesmo para todas as criancas, mas todas aprendem muito bem. As escolas e professoras estao muito acostumadas a receber alunos estrangeiros e tratam a questao com muita naturalidade. Nossas criancas nos surpreendem e seu/sua filho/a vai surpreender voce tambem, voce vai ver!!
O nivel da escola eh excelente. Uma das coisas que adoro, eh o incentivo a leitura. Nestes 6 meses de grade 1, o Matheus leu mais de 150 livrinhos. Vem para casa um livro por dia e uma vez por semana ele ainda pega um livro na biblioteca. Ha feiras de livro a cada 2 meses e a crianca eh incentivada a comprar para ler em casa com papai e mamae.
Nesta semana nao tivemos aula, pois aqui ha o Spring Break e o Matheus falou todos os dias que queria estar na escola. Ele simplesmente adora.
Aquele formulario sobre as vacinas, usei no mes passado. A escola mandou um formulario pedindo informacoes sobre todas as vacinas tomadas, entao tirei copia do mesmo e enviei (para quem nao sabe, o Consulado entrega um formulario para ser preenchido em ingles, assinado e carimbado por um medico brasileiro, dizendo ser este documento obrigatorio quando da entrada no Canada).
As escolas oferecem onibus escolar - aqueles amarelos que vemos nos filmes americanos. O onibus cobre uma determinada regiao. Se voce morar fora dessa regiao coberta, pode utilizar o servico, mas vai pagar uma taxa um pouco maior. No caso da escola do Matheus, se fossemos utilizar o onibus, por nao morarmos na area de cobertura, pagariamos 200 dolares por ano.
A lista de materiais eh super pequena. Eh pedido o basico mesmo. Alguns tipos de cadernos, lapis, borracha, cola, giz de cera, canetinha, algumas pastas e so. No Brasil, a lista do primeiro ano tinha cerca de 40/50 itens (papel crepon, de seda, cartolina, gliter, etc, etc, etc).
Percebo que a educacao aqui eh levada muito a serio. As criancas sao muito valorizadas por aqui, do jeito que tem que ser!!
Bem, eh isso. O post ficou gigante. Se alguem quiser saber mais, por favor me pergunte!!
abracos!!

Vamos esclarecer as coisas...

Todas as publicacoes postadas neste blog sao baseadas em minha opiniao, portanto, NADA EH OFICIAL. Se algo eh oficial, coloco o link respectivo. O proposito deste blog nao eh falar ou explicar nada sobre o processo de imigracao, como ja felei inumeras vezes, pois as informacoes oficiais estao no site do Consulado e as extra-oficiais voce encontra aos milhares na Net, mas as vezes acabo colocando alguma coisinha a respeito, por achar que pode ser util para alguem.
No meu ultimo post a respeito de mudancas no processo de imigracao, utilizei a expressao "DEVE" subir para 70 pontos e nao " VAI" subir para 70 pontos, justamenter porque nao sei o teor das novas regras e a palavra "DEVE" indica apenas uma tendencia. Isso quem me falou foi um conhecido que esta estudando para oficial de imigracao, mas isso pode nao acontecer. Muito debate vai acontecer ainda. Por enquanto, nada de concreto existe.
A intencao foi apenas alertar aqueles que ainda nao aplicaram, pois se a pontuacao realmente aumentar, quem eh elegivel hoje, pode nao ser mais em breve. Pode haver mudancas em outra otica. Pode nao ser a pontuacao, etc. Uma coisa eh certa: se a intencao eh restringir a quantidade de processos, eh obvio que as condicoes para aplicacao serao dificultadas.
Quanto a nao retroacao da lei aos processos ja em andamento, baeio minha informacao em dois pontos: a) a legislacao brasileira nao permite que nenhuma lei retroaja no tempo (porem, abrindo um parentese aqui, posso dizer que fazem cada coisa com a CF brasileira....); b) nenhuma alteracao nas regras, procedida pelo Consulado, retroagiu no tempo. Podem ate tentar, como ja aconteceu no passado e o STF derrubou...
Porem, a decisao eh sua, que pode esperar para saber OFICIALMENTE quais serao as alteracoes no processo, ok??
Abraco aos meus leitores!!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Mudanca no processo de imigracao esta por vir

Muito embora eu hesite em falar sobre imigracao aqui no blog, achei essa noticia importante e decidi posta-la. Algumas mudancas no processo de imigracao estao por vir. Por esta razao, quem quer aplicar deve faze-lo logo, para que seu processo prossiga segundo a legislacao atual, ja que uma vez iniciado o processo na vigencia de uma lei, este vai terminar na vigencia desta, nao sofrendo as sancoes da nova lei.
Existe quase 1 mihao de processos em andamento e os consulados nao conseguem processar em tempo entendido como adequado todos estes pedidos de vistos. A pontuacao, no caso do Brasil, deve aumentar para 70 pontos., a fim de restringir um pouco mais o volume de processos.

OTTAWA -- The federal government is set to reduce the number of new immigration applications it accepts in a dramatic change of policy aimed at cutting the backlog of nearly 900,000 people who have already applied to enter Canada.
Abracos!!

quarta-feira, 26 de março de 2008

Vou postar meus comentarios aqui mesmo

Gostei da ideia da Camila de fazer um post informando que vai passar a responder nos proprios posts e estou copiando.. rs

Tem semanas que ate da tempo de passar em todos os blogs e agradecer pelo comentario ou entao responder por e-mail, mas nem todos que comentam tem blog e eu nao tenho o e-mail de todos os meus queridos leitores, sem contar que isso eh muito mais trabalhoso e as vezes nao da tempo mesmo.
Entao, a partir de hoje, vou responder aos meus leitores no proprio post. Se quiserem, passem para conferir as respostas, ta?!!
beijos

terça-feira, 25 de março de 2008

Banff e Lake Louise com amigos

Na sexta-feira fomos mais uma vez para as montanhas e desta vez com os amigos Orley, Thamara, Izabelle e a Dani, uma amiguinha do Ma e da Iza. Ir para as montanhas eh sempre maravilhoso. As paisagens sao lindas em qualquer epoca do ano. Um presente do Criador para nos... Como os amigos nao conheciam ainda o Lake Louise fomos para la mais uma vez e as criancas se divertiram muito no lago congelado. Vir para Calgary e nao conhecer as rochosas eh um pecado.
Quem vir nos visitar vai ter que ir!!! rsrs

Aqui a Bow Fall congelada:

A cidade de Banff, linda!!



Aqui, o Lake Louise, todo congelado:

Muita neve por la ainda

Essa foto retrata a felicidade das criancas!!!

Abracos a todos!!

Na escola...

Na ultima quinta-feira, tivemos uma festinha la no meu curso de ingles. Temos aqui o chamado Spring Break, que eh uma folguinha de 10 dias. O Matheus nao tem aula e eu tambem nao - bem que estava precisando deste descanso... Alguns colegas estao mudando de escola e outros terminaram o estagio - este o motivo da festa.

Eu com minha amiguinha Julie, da Korea. Sentirei saudades....

A turma toda reunida. Sao duas classes.

Olha quem foi conhecer a escola da mamae:

Ma com minha professora Ingrid e meu colega David

inte!!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Yes, there is Khispy Kreme in Calgary!!!

A minha nova descoberta na cidade foi a loja do Krispy Kreme. Huuummm, o melhor Doughnut (Donuts) que ja comi!!! Quem esta aqui tem que experimentar e quem vem para ca tambem.

Fica na 20th Ave, 3580 - NE - ao lado do Sunridge Mall. Conheci a Krispy Kreme em Mississauga, quando ficamos na casa de uma amiga e nunca imaginei que aqui tivesse.
Bem, comprei one dozen assorted e vou comer..
Ah, e mais um detalhe: neste mall, tem uma loja da The Shoes Company que eh uma ponta de estoque. Compramos 7 pares de sapato por 180 dolares. O marido comprou uma bota Timberland por 25 dolares. Eu comprei um tenis Reebok para o Matheus por 20 dolares e uma chuteira Nike por 15 dolares e por ai vai... Excelente loja!!
beijos a todos e Tchau!!

domingo, 16 de março de 2008

Dear Friends!!

Quero aqui agradecer aos meus queridos amigos Carol e Eric pelo encontro de sexta-feira. Fiquei muito feliz por poder rever amigos tao queridos: Cintia, Lea, Silvana, Luciana, Fabiano (palhaco como sempre!), com seus respectivos e respectiva, assim como voce Caca e o Eric (o miseravel como disse o Fabiano - rsrs!!).

Maravilhas da tecnologia! Pude estar presente em uma reuniao que minha amiga Carol fez la no Brasil. Quando todos chegaram, a Caca me chamou o Skype e pude conversar um pouco com cada um e rever pessoas tao queridas. Valeu Caca!! Obrigadao amiga!!!
super beijo a todos!!

quinta-feira, 13 de março de 2008

E do que eh que eu menos sinto falta???

Bem, nao podia deixar de falar das coisas que ja estao ficando distantes para mim, felizmente, e das quais nao sinto falta nenhuma. Nos moravamos em Sao Pasulo, entao meus comentarios serao dirigidos a vida de ex-paulistana.
Sem pensar muito, consigo enumerar o seguinte:
- Definitivamente, nao sinto falta nenhuma do transito louco e estressante de Sao Paulo, que nao tem mais horario, ou seja, dura o dia inteiro;
- Nao sinto falta do rodizio. Nossa, quantas manobras nos dias de rodizio;
- E aqueles motoqueiros que ficam "costurando" no transito... Nao gosto nem de lembrar deles...;
- Nao tenho saudades das favelas, do Rio Tiete poluido, dos corregos imundos, de ver aquele monte de lixo nas ruas;
- Nao sinto falta nenhuma das enchentes, das greves que semanalmente param a Av. Paulista e que fazem o transito piorar na cidade inteira;
- Aqui em Alberta nao existe pedagio nas estradas.. Nem preciso falar mais...
- Nao gosto nem de lembrar da Praca da Se e principalmente dos menores abandonados que la vivem;
- Nao sinto nem um pinguinho de saudades da poluicao da cidade, que nos levou dezenas de vezes ao hospital infantil, pois causavam crises respiratorias no nosso pequeno. Aqui, ja passamos pelas 4 estacoes do ano e ele, felizmente e Gracas a Deus, nao teve nenhuma crise respiratoria;
- Quero apagar da minha memoria as experiencias negativas que tivemos no quesito seguranca. A sensacao diaria de medo que sentiamos e a paz que sentimos agora eh inexplicavel. A violencia estava cada vez mais proxima de nos. Era assalto na locadora da esquina, na casa do vizinho, no bar da rua lateral. Era invasao no predio da rua paralela, era carro roubado ou furtado na esquina, sequestro do filho do amigo do amigo, do vizinho do chefe, do dono do posto de gasolina e por ai vai, sem falar nos assassinatos que ouviamos a todo instante e que infelizmente aconteceram em familias muito proximas e queridas;
- Nao sinto falta alguma da instabilidade economica, daquele monte de corrupcao que infelizmente assola o pais, d0s politicos que infelizmente contribuem para isso e por ai vai...
Ha muitas outras coisas das quais nao sinto a menor falta, mas os tres ultimos itens certamente nos fazem ter certeza de que tomamos a decisao certa!!
um abraco a todos!!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Do que eh que eu sinto mais falta?

Tem muita gente me perguntando do que mais sinto falta do Brasil depois da familia e amigos... A adaptacao para mim nao foi muito dificil. Sinceramente, achei que seria pior. Em termos de comida, aos poucos a gente vai descobrindo os produtos e restaurantes e muito embora eu ate sinta falta da pizza da Quintal ou Speranza, tambem sentiria falta da costela do Tony Romas, do Tim Hortons, do Swiss Chale e do Red Lobster... A gente vai se adaptando a essa questao da comida e isso nao pode ser taxado como a coisa que mais sinto falta...
Fiquei ca pensando com meus botoes... Seria da praia que sinto mais falta? Nao, definitivamente nao. Nao temos praia aqui, mas temos as montanhas Rochosas, que amo, amo....
Estava eu, mal humorada, limpando o banheiro quando me dei conta do que mais sinto falta: da Dinha, minha empregada... Tem gente que vai me achar fresca, mas gente, limpar casa realmente eh muito chato... Minha casa, atualmente, esta parecendo para mim maior do que eh... Tem tres andares. Quando termino de limpar o segundo, as vezes ja nao tenho forcas para limpar o basement... Aqui no Canada existem produtos de limpeza muito bons, nao ha ralo, entao nao precisamos lavar o chao, etc..., mas cansa um bocado... O maridao, tadinho, eh bem intencionado, mas sabe quando a coisa nao faz parte da vida da pessoa?? Pois eh, eh assim com ele. O coitado nao leva jeito para a coisa e percebo que ele, assim, como eu, detesta... Mas, como casa limpinha eh maravilhoso e todo mundo gosta, inclusive eu, vamos parar de reclamar e terminar a faxina... Lere, lere....
beijos a todos